Carreiras Jurídicas Concursos Dicas de Estudo

Qual a melhor maneira de começar a estudar Direito Civil?

A imagem mostra um h.omem estudando
Escrito por G7 Jurídico
Banner

O Direito Civil é algo presente e frequente na vida de toda pessoa que se relaciona com outra, pois é ele que rege a negociação, o contrato e as demais obrigações civis. Além disso, é matéria muito cobrada em concursos públicos da área jurídica

 

O Direito Civil é aquele que cuida das relações entre os indivíduos no âmbito privado, ou seja, determina, por meio do Código Civil, normas de direitos e deveres entre as partes de ordem privada/particular.

É um ramo do Direito Privado que engloba assuntos tais como:

– Direito das Obrigações;

– Contratos;

– Direito de Família;

– Direito das Sucessões;

– Direitos Reais;

– Responsabilidade Civil.

 

Logo, conclui-se que o Direito Civil é algo presente e frequente na vida de toda pessoa que se relaciona com outra, pois é ele que rege a negociação, o contrato e as demais obrigações civis. Além disso, é matéria muito cobrada em concursos públicos da área jurídica.

É uma disciplina extensa que possui um Código Civil com milhares de artigos. Os concurseiros, de modo geral, não gostam de estudar Direito Civil pelo tamanho do seu conteúdo programático, que é longo. Contudo, é importante ter em mente que, para conquistar a tão sonhada aprovação no concurso do seu interesse, será imprescindível dominar o Direito Civil.

ROTEIROS DE ESTUDOS: DICAS

Preparamos algumas dicas para você começar os seus estudos:

 

  • Leia o Código Civil

Pode parecer uma dica rasa ou boba, mas é o básico que funciona. A leitura dos artigos é essencial no estudo da disciplina, tendo em vista que a maioria das provas de concurso cobra a literalidade da lei.

Assim, ler a lei já é meio caminho andado para começar a compreender o Direito Civil, pois, embora seja uma legislação muitas vezes de difícil compreensão, é indispensável a sua leitura. Para as palavras que tragam dificuldade ou para dúvidas pontuais, sugerimos ter uma boa doutrina ao lado e/ou materiais didáticos de cursos preparatórios, que servem também para a consulta de alguma jurisprudência específica.

Então, comece agora mesmo o seu estudo montando um cronograma de dias versus quantidades de artigos a serem lidos diariamente.

 

  • Direcione o seu estudo

O estudo acadêmico é bem diferente do estudo para concursos públicos. Enquanto no primeiro, o estudo é denso, aprofundado, com seminários e artigos científicos, no segundo, o estudo é focado no concurso, no cargo e na banca examinadora. Por isso, é essencial ter um direcionamento no estudo para concursos que cobram no edital a disciplina de Direito Civil.

Assim, faça uma análise dos assuntos mais cobrados pela banca examinadora e treine por meio de questões de provas anteriores da banca, pois há bancas que cobram mais a letra da lei e outras que cobram, além da lei seca, jurisprudência e doutrina. Aqui, é preciso foco, direcionamento e estratégia, a fim de obter um estudo eficiente e com resultados satisfatórios.

 

  • Escolha os materiais corretos

 Os livros e materiais acadêmicos no estudo da disciplina de Direito Civil costumam ser densos e possuírem vários volumes. Logo, no mundo dos concursos, o que não se pode perder é tempo com abstrações. Por isso, é tão importante no estudo para concursos, em especial nessa disciplina que é tão ampla, a escolha dos materiais corretos.

Portanto, caro concurseiro, para se estudar Direito Civil, procure por livros mais resumidos (tais como sinopses jurídicas), códigos comentados e informativos de jurisprudências compilados e atualizados. Além disso, faz toda a diferença procurar por um curso preparatório com excelentes professores e materiais didáticos em videoaulas e pdfs que trazem todo o conteúdo de maneira mais compreensível para o aluno.

 

– Leia também: Gestão do tempo: como organizar melhor seu tempo para ser aprovado em um concurso público?

 

  • Dê prioridade aos assuntos de maior incidência em provas

 Analisamos as últimas provas de concursos e montamos uma lista com os assuntos mais cobrados no que tange ao Direito Civil:

  • Das Pessoas Naturais;
  • Prescrição e Decadência;
  • Das Pessoas Jurídicas;
  • Responsabilidade Civil;
  • Da Propriedade;
  • Defeitos ou Vícios do Negócio Jurídico;
  • Das Modalidades das Obrigações;
  • Invalidade do Negócio Jurídico;
  • Classificação dos Bens;
  • Do Adimplemento e Extinção das Obrigações.

Com isso, é indispensável a leitura dos referidos artigos no Código Civil, pois as questões, normalmente, cobram a literalidade da lei. 

 

  • Ferramentas para fixar o conteúdo lido e estudado

 A melhor maneira de fixar a disciplina é resolver questões de provas anteriores e anotar os artigos cobrados. E, depois disso, ler diretamente no Código Civil, os mencionados artigos, fazendo marcações e anotações. Além da leitura, essa parte prática do estudo é bem importante para a fixação do conteúdo.

Outra maneira eficiente de estudar e memorizar é assitir videoaulas e ler pdfs de cursos preparatórios para concursos jurídicos, pois eles costumam disponibilizar para o aluno materiais bastante didáticos e cheios de quadros-resumos a fim de facilitar o aprendizado.

Há concurseiros que são adeptos, também, do desenvolvimento do próprio resumo. Nem todos se adequam a essa forma de estudar, pois demanda um bocado de tempo. Então, fica a critério de cada um achar o seu melhor meio de absorver o conteúdo.

Mas, há um ponto em comum e indispensável a todos que se preparam para concursos, que é a resolução de exercícios. Essa é uma das ferramentas de estudos mais poderosas e que torna o candidato mais competitivo.

Por fim, caro concurseiro, que deseja se aperfeiçoar nessa disciplina com um time excepcional de professores, aulas e materiais atualizados e didáticos, acesse o site do G7 jurídico e saiba como estudar direito civil para concursos.

Bons estudos e até a próxima!

 

– Leia também: Como estudar para concursos jurídicos sem desperdiçar tempo?

– Leia também: Como escolher um curso à distância para concursos jurídicos?

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This