Como organizar o tempo para passar em concurso público?
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Gestão do tempo: como organizar melhor seu tempo para ser aprovado em um concurso público?

pessoa escrevendo numa agenda com um calendário e um relógio sobre a mesa
Escrito por G7 Jurídico

Para se alcançar os seus objetivos de forma clara e organizada, o primeiro passo que se deve tomar é estabelecer uma gestão de tempo. Adotar tal medida nos estudos (e na vida pessoal ou profissional) traz grandes benefícios.

Já teve a impressão de que algumas pessoas parecem ter um dia mais longo apenas pelo fato de conseguirem realizar todas as tarefas estabelecidas no dia? Se você não é uma dessas pessoas, saiba que isso nada mais é que uma técnica para gerir melhor o tempo. E isso é possível para qualquer pessoa!

Para você, concurseiro, a questão deve ser como organizar o período de estudos para concursos, certo? Às vezes, com a correria do dia a dia, passamos os dias sem prestar atenção aos fatos e acontecimentos e, consequentemente, sem organizar o tempo e separar os melhores horários para o estudo.

Entre dicas e ferramentas que vão lhe dar o apoio necessário, confira aqui como encontrar o equilíbrio perfeito para uma boa gestão de tempo e produtividade.

 

O QUE É GESTÃO DE TEMPO?

Sendo estabelecida como um método de organização e administração do período em que cada tarefa será realizada, a gestão de tempo auxilia no planejamento da rotina. Ela serve para diversas finalidades, desde profissionais, até mesmo para tarefas recreativas!

A gestão de tempo para concursos vem com o intuito de separar o seu dia em blocos. Se você trabalha, por exemplo, vai ter uma parte do dia separada para isso. Se há algum compromisso, também deve estar presente na organização. E, principalmente, as horas de estudo devem ter lugar cativo e sempre presente.

Esse planejamento serve para otimizar os seus afazeres e organizar as tarefas na sua rotina. Busca-se, com isso, fazer o melhor trabalho ou estudo em menos tempo, o que é essencial para quer se preparar para qualquer concurso público.

 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE TEMPO?

Para se alcançar os seus objetivos de forma clara e organizada, o primeiro passo que se deve tomar é estabelecer uma gestão de tempo. Adotar tal medida nos estudos (e na vida pessoal ou profissional) traz grandes benefícios.

Dentre eles, estão:

  1. Pontualidade e disciplina;
  2. Resultados efetivos;
  3. Confiança para o dia a dia;
  4. Alcance de metas de forma mais rápida e consistente;
  5. Maior produtividade;
  6. Menos riscos de imprevistos;
  7. Redução de estresse e ansiedade.

Além do mais, com uma gestão bem planejada, você ainda consegue arrumar tempo para lazer e atividades prazerosas, sem contar com um maior autoconhecimento acerca do seu tempo e do seu desempenho.

COMO FAZER UMA GESTÃO DE TEMPO?

Vale ressaltar que a gestão de tempo não significa trabalho em dobro e, sim, uma forma de extrair o melhor resultado e um melhor desempenho nas atividades do seu dia.

Confira agora mesmo como implementar uma boa gestão:

 

  1. Crie um planejamento

Se durante o seu dia várias são as atividades que precisa realizar, como trabalhar, ir ao médico etc., é extremamente importante que se crie um planejamento para adequar os estudos ao longo da semana.

Alguns cursos preparatórios já oferecem uma grade de aulas que se enquadram no seu tempo disponível, como os cursos do G7 Jurídico. Contudo se não for o caso, é preciso analisar a fundo suas tarefas e distribuir as aulas em horários disponíveis para manter consistência, o que um curso online como o já mencionado também pode fazer.

 

  1. Estabeleça prioridades e objetivos

Uma dica é sempre definir prioridades, aquelas atividades que necessitam de uma maior atenção ou de tempo. Também é contundente que se conclua tarefas pendentes antes de se iniciar outras, certificando-se de que todas estão dentro de um prazo estipulado.

Defina também seus objetivos. Se você, por exemplo, quer passar num concurso da magistratura, o que você precisa para alcançar isso? Com isso em mente, quebre esse objetivo em metas e vá alcançando uma a uma. Exemplo: estudar Direito Civil num determinado período do dia, e Direito Penal em outro.

 

  1. Defina prazos

Definir prazos é a melhor forma de alcançar as metas estabelecidas anteriormente. Analise o tempo médio de que você necessita para realizar um estudo específico. Você pode dividi-lo em dias, para não se sobrecarregar, e intercalar com outras matérias.

Uma ótima alternativa são as ferramentas para gestão de tempo, que incluem desde aplicativos de organização, agendas, blocos de notas, até técnicas de pomodoro, ótimos para estabelecer um tempo de foco total com pequenos intervalos de descanso.

 

  1. Faça pausas, mas siga o planejamento…

Sabe aquela viagem de última hora ou o show que você queria tanto ir? É possível, sim — desde que você esteja em dia com o seu cronograma! É imprescindível que você tenha momentos de pausas para não ficar sobrecarregado e estressado, quando a intenção não é essa.

Por isso, ao montar o seu planejamento, estabeleça momentos de lazer. Só cuidado para não extrapolar e atrasar as suas metas!

 

Leia também: Como criar um cronograma de estudos? Dicas!

 

MATRIZ DE GESTÃO DE TEMPO

Também chamada de matriz de Eisenhower, a matriz de gestão de tempo é uma ferramenta visual e de fácil compreensão. Ela é indicada para quem busca gerenciar o seu tempo, com as prioridades e metas que realmente precisam ser alcançadas e evitar tarefas com menos importância.

Seus principais benefícios são:

  • Priorizar tarefas urgentes;
  • Melhorar índice de produtividade;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Agilizar a execução de tarefas;
  • Organizar as atividades com clareza.

Para fazer a sua matriz de gestão de tempo é simples:

  1. Desenhe um plano cartesiano ou uma tabela;
  2. Defina tarefas urgentes e importantes;
  3. Separe as tarefas importantes que não são urgentes;
  4. Separe as atividades não-importantes, mas urgentes;
  5. Defina o que é não-importante e não-urgente.

De forma simplificada, a sua matriz ficará assim:

 

Urgente

Não-urgente

Importante

Faça imediatamente

Agende

Não-importante

Delegue

Elimine

 

CURSOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Como mencionado anteriormente, realizar um curso para concurso público é uma ótima forma de organizar o seu tempo, uma vez que um cronograma será montado com base na sua disponibilidade.

Com videoaulas de alta qualidade e extremamente didáticas, além de várias ferramentas de apoio para maior absorção do conteúdo e para organização da sua “gestão de tempo”, o G7 Jurídico pode ser uma excelente opção para você!

Para ter mais dicas e saber mais sobre nossos cursos, confira nosso blog!

 

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