Concursos Dicas de Estudo

Como estudar para concursos jurídicos sem desperdiçar tempo?

Imagem de um relógio ao lado de um notebook
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Traçar um plano estratégico de estudos significa que o concurseiro deve montar um cronograma de estudos executável, pois ter um cronograma com metas irreais e com horários que não se encaixam à sua realidade o deixará frustrado e desanimado

 

Lutar contra o tempo é um dos maiores desafios que enfrentam os concurseiros em meio a tantas obrigações e distrações que os levam a desviar de seu principal objetivo. Situações como “você se sentar para estudar e, quando começa a ler ou assistir a uma aula, o celular vibra ou alguém te grita” são muito recorrentes.

Por isso, é muito importante que você tome atitudes e adquira hábitos que o levem a otimizar o tempo reservado para os seus estudos. 

Assim, seguem abaixo 8 conselhos preciosos para você que deseja estudar para concursos jurídicos sem perder tempo. 

 

1 – Escolha um local fixo para estudar

Escolher sempre o mesmo lugar para estudar e fazer disso um hábito pode parecer mania boba e de velho, mas não é. Quando você opta por fazer isso, o seu cérebro reconhece que está no local e na hora dos estudos, facilitando no reforço do hábito de estudar.

Portanto, reserve um cantinho de estudos no qual você possa colocar uma mesa e cadeira confortáveis para proteger sua coluna, com boa iluminação e um certo sossego para que se tenha um bom rendimento nos estudos. E, claro, não se esqueça de usar esse cantinho apenas para esse fim. Evite usá-lo para outras situações que não sejam relacionadas à sua preparação para concursos.

 

2 – Organize o seu material de estudos

Organizar o material de estudos é essencial para não perder tempo, pois ele evita que você procrastine e desista de estudar. Por isso, separe o seu material com antecedência e deixe-o pronto para o momento do estudo.

Nessa organização, é válido que também foque em um curso preparatório por vez, visto que o concurseiro, que sai comprando muitos cursos e materiais ao mesmo tempo, acaba tendo efeitos adversos, causando-lhe ansiedade e desconcentração. Então, não perca o foco do seu curso preparatório e do seu material. Escolha um curso de excelência, confie na sua opção e prossiga nos estudos.

ROTEIROS DE ESTUDOS: DICAS

3 – Trace um plano estratégico de estudos

Traçar um plano estratégico de estudos significa que o concurseiro deve montar um cronograma de estudos executável, pois ter um cronograma com metas irreais e com horários que não se encaixam à sua realidade o deixará frustrado e desanimado.

Portanto, planeje os seus estudos com metas que você consiga alcançar a fim de que avance nos estudos de forma que a sua motivação, disciplina e aprendizado andem juntos.

 

4 – Crie mapas mentais e resolva muitas questões 

Para melhorar a produtividade nos estudos e não perder muito tempo com resumos extensos, uma boa estratégia é o concurseiro se utilizar de mapas mentais. Os mapas mentais são resumos esquematizados com a ideia central, palavras-chave, setas, pequenos conceitos mnemônicos, números e tudo mais que possa facilitar a memorização do estudante na hora de revisar a matéria.

Além disso, para acelerar o estudo sem perder tempo, é muito importante resolver questões de provas anteriores e realizar simulados.

 

5 – Fique longe das possíveis distrações

Dizer para o concurseiro ficar longe de distrações é clichê, pois ele sabe muito bem disso e sabe também o que mais o distrai. A questão é, como lutar contra esses inimigos do estudo?

É preciso mais do que “apenas” ficar longe das distrações. É indispensável que você tenha consciência, constância e muita disciplina na hora de estudar. Por isso, crie mecanismos contra essas distrações.

Deixe o smartphone no modo avião e longe da mesa de estudos; deixe a Netflix para os finais de semana e estipule curtos períodos de intervalo para o lanche e para sanar outras necessidades. 

Estipule metas, tenha disciplina para cumpri-las e muita força de vontade para deixar as distrações de lado.

 

Leia também: 5 dicas para você manter o foco nos estudos

 

6 – Tenha claro em mente o seu objetivo

Lembre-se, todos os dias, do maior motivo pelo qual você está estudando. Esteja ciente da sua escolha e do quanto a sua aprovação lhe trará benefícios. Você deve ser a sua maior prioridade.

Para isso, é fundamental que nesse caminho de estudos para concursos públicos jurídicos haja:

  • Planejamento e organização;
  • Metas;
  • Disciplina;
  • Constância e
  • Resiliência.

 

7 – Cerque-se de pessoas com o mesmo objetivo e converse com sua família e amigos

Conversar com a sua família e amigos pode ajudá-lo a não perder tempo tendo que dar explicações constantes sobre o seu sumiço dos eventos sociais. Antecipe-se e tenha um diálogo com eles sobre a sua jornada como concurseiro, já que, em certas horas do dia, você precisará de foco, privacidade e silêncio. Assim, a chance de você conseguir conquistar a compreensão deles será muito grande.

Ademais, para que o seu caminho até a aprovação no concurso não seja tão solitário, tornando-o ainda mais árduo, sugerimos que você estabeleça conexões com outros concurseiros.

 

8 – Faça pausas para descanso, exercícios físicos e lazer

Por fim, mas não menos importante: faça exercícios físicos! É evidente que eles são indispensáveis para que sua saúde física e mental fiquem em níveis saudáveis. Portanto, tire algumas horinhas na semana para mexer o corpo e liberar a famosa endorfina: hormônio da felicidade.

Não se esqueça, também, de tirar um dia na semana para descansar a mente e se divertir. O domingo é um dia ideal para descansar, ficar com a família, visitar os amigos, conhecer uma cafeteria, parque ou restaurante, ou até mesmo ficar curtindo a preguiça o dia todo. Faça do domingo um dia diferente, divertido, leve! O importante mesmo é tirar esse dia para fazer coisas que lhe dão prazer, a fim de descansar a cabeça e voltar aos estudos com tranquilidade.

Você pode pensar que isso é um atraso nos estudos, mas não é! Descansar faz parte de uma rotina de estudos bem estruturada!
Gostou dos nossos conselhos? Então conheça os cursos online para concursos jurídicos do G7 Jurídico. Os melhores professores do Brasil esperam por você para uma preparação de ponta, completa e sempre atualizada.

 

Leia também: Como criar um cronograma de estudos? Dicas!

Leia também: 5 táticas de estudo para concurseiros

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This