Direito Constitucional: Aprenda hoje a se preparar para os concursos - Blog | G7 Jurídico
Concursos Dicas de Estudo

Direito Constitucional: como se preparar de maneira eficaz para provas de concursos?

imagem de um homem digitando em um notebook
Escrito por G7 Jurídico

As formas como os assuntos de Direito Constitucional são cobrados variam conforme cada instituição e banca examinadora. Sendo assim, é muito importante ler por completo o edital para entender como o Direito Constitucional se encaixa no contexto da avaliação.

Estudar Direito Constitucional de forma eficaz pode transformar seu desempenho em provas e concursos. Trata-se de disciplina exigida frequentemente, dada sua imensa importância no Direito brasileiro.

Ter boas noções de Direito Constitucional representa entender o contexto legislativo do Estado em que vivemos, bem como sua estrutura, além de que ele é a base de todas as demais áreas do nosso sistema jurídico.

Como grande parte dos concursos públicos exige a disciplina, entendê-la muito bem é fundamental para a sua aprovação.

 

O que é o Direito Constitucional?

Trata-se do ramo do Direito voltado para o estudo das normas constitucionais, que abrangem o entendimento da organização do Estado brasileiro e direitos fundamentais de toda e qualquer pessoa dentro de sua jurisdição.

O Direito Constitucional busca estudar e interpretar concisamente a constituição, portanto.

Por este motivo, é fundamental entender a história da Constituição brasileira, suas interferências e vieses, além de aprofundar-se nas normas que foram nela inscritas.

A Constituição atual foi elaborada em 1988, num contexto de social-democracia, pós regime militar. Entre muitos outros aspectos, a constituição federal possui como fundamentos a (o):

  1. Soberania;
  2. Cidadania;
  3. Dignidade humana;
  4. Valor social do trabalho e livre iniciativa;
  5. Pluralismo político.

Sendo assim, ao estudar o direito constitucional é preciso se atentar a estes pilares nos quais a Constituição se sustenta.

A preparação ao estudar para concursos, por outro lado, precisa envolver técnicas de memorização e uma interpretação apurada das normas.

 

Como estudar Direito Constitucional  

A leitura da Constituição é fundamental, mas o estudo precisa ser direcionado aos assuntos mais cobrados nos concursos. Além disso, para garantir uma boa interpretação das leis, é preciso contar com materiais de apoio, que aprofundem em algumas regras específicas.

Os assuntos mais cobrados em Direito Constitucional variam conforme a carreira escolhida. Geralmente, tópicos como Direitos e Garantias Fundamentais e Nacionalidade são muito frequentes. Alguns outros são:

  • Princípios fundamentais;
  • Organização Pública;
  • Administração Pública;
  • Direitos Sociais;
  • Organização dos poderes;
  • Aplicabilidade/Eficácia;
  • Entre outros.

A melhor maneira de entender o que será cobrado do estudante é a partir da análise de provas anteriores. Ao ter contato com avaliações antigas, você perceberá certos padrões e questões de Direito Constitucional que são parecidas.

Desta maneira, é possível avaliar como o conteúdo será cobrado e ainda entender quais tópicos são mais recorrentes.

Vale lembrar que nem sempre as normas são cobradas de forma literal, assim, decorar a Constituição não garante um bom desempenho.

Não se prenda somente à leitura e à teoria

Um grande erro no estudo do Direito Constitucional é o de ficar horas lendo diversas normas, sem praticar.

Assim, ao se dedicar aos exercícios e simulados, você irá fixar o que aprendeu de forma mais rápida. Além disso, a aplicação prática da legislação fará com que você se lembre das normas de forma literal sem precisar necessariamente decorar.

Sendo assim, é interessante buscar por situações cotidianas nas quais você poderia aplicar a teoria estudada, além dos exercícios. O aprendizado é muito mais rápido dessa forma, além de ser menos maçante.

 

Leia também: Roteiro de estudos: aprenda a criar um plano completo na hora de estudar

 

Conheça o edital e a banca

As formas como os assuntos de Direito Constitucional são cobrados variam conforme cada instituição e banca examinadora. Sendo assim, é muito importante ler por completo o edital para entender como o Direito Constitucional se encaixa no contexto da avaliação.

Segundo a carreira escolhida, este assunto irá compor uma parte importante da atividade do cargo. Assim, é essencial conhecer a forma como ele será cobrado e a maneira onde ele será aplicado na prática, no cargo em questão.

 

Revise e tenha disposição no estudo

g7 jurídico é bom

Por mais que pareça simples, é muito importante ter proatividade na hora de estudar Direito Constitucional. Lembre-se de que o único responsável pelo aprendizado será você mesmo.

Por isso, assumir um papel passivo e estudar somente o que é cobrado, não revisar e tomar uma postura menos ativa pode impedir sua aprovação. É importante, se sobrar tempo, revisar seu estudo e buscar sempre atualizações sobre o conteúdo.

Por isso, ao assistir uma aula de Direito Constitucional, faça anotações e tome a frente no seu aprendizado. Por outro lado, no G7 JURIDICO oferecemos opções a quem tem dificuldades de anotar e captar TODO o conteúdo apresentado pelos professores!

Como o assunto é extenso e complexo, é muito importante focar ao máximo na hora de iniciá-lo, garantindo a retenção do conteúdo. Para isso, trabalhar a saúde física e organizar uma rotina que melhore sua produtividade é muito importante. Temos certeza de que é muito importante trabalhar a motivação e a disciplina, para não desanimar no meio do caminho.

Escolha também um professor com o qual você se identifique, para ter um ânimo maior e manter a rotina em alta. A aprovação depende dos detalhes. Por isso, fique atento à cada uma das suas escolhas no momento de se planejar para as provas.

 

Seja acompanhado!

Estudar sozinho pode ser muito arriscado quando o tema é Direito Constitucional. É comum que, sem um orientador, o estudante cometa erros no próprio método de estudo e não os perceba.

Ter um direcionamento de profissionais que já aprovaram milhares de outros estudantes é uma garantia maior de que o aprendizado ocorrerá.

É importante incrementar seus estudos diversificando as ferramentas e tendo contato com o conteúdo em todos os ambientes da sua vida. Para se destacar, o aprendizado precisa ser contínuo e frequente.

Por isso, o G7 jurídico oferece opções que se encaixam na rotina do estudante. Além disso, contamos com os professores que mais entendem de concursos públicos no Brasil e métodos feitos para o aprendizado de Direito Constitucional e todas as demais disciplinas.

Conheça o Combo I – Anual (Intensivo I + Intensivo II) + Disciplinas Complementares Federais e Estaduais – 2021/2. Além deste, existem outras opções para sua preparação para concursos públicos! Tem certamente um curso alinhado ao que você precisa e deseja. Não perca mais tempo.

 

Leia também: 4 macetes para concurso público: conheça!

Leia também: Dicas de aprovados para passar no concurso

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This