Concursos Dicas de Estudo

Como escolher um curso à distância para concursos jurídicos?

Imagem de um homem estudando pelo notebook
Escrito por G7 Jurídico

É fundamental verificar a qualificação do corpo docente, uma vez que os professores serão responsáveis por todo o conteúdo dado em aula. É necessário que sejam, além de didáticos, especialistas em suas áreas de formação

 

Sim! É possível estudar para concursos públicos pela internet. Os cursos preparatórios para concursos jurídicos trazem essa opção para quem deseja economizar tempo e dinheiro, evitando trânsito e congestionamento e obtendo mais comodidade para si.

Os cursos preparatórios para concursos que ensinam pelas vias digitais e online, também chamados de cursos de EaD (ensino à distância), cresceram muito nos últimos tempos, principalmente agora com a pandemia causada pelo COVID19.

É a tecnologia a favor do concurseiro que deseja fazer um bom preparo para o concurso almejado! Contudo, antes de se matricular em um determinado preparatório, é preciso ficar atento às condições que cada curso oferece.

Muitas vezes, a modalidade de ensino EaD traz incerteza e dúvida ao estudante quanto à escolha do curso. Por isso, a fim de evitar dores de cabeça, a opção por esse ou aquele curso deve ser feita com muita cautela. Há alguns requisitos que devem ser considerados. Veja quais são:

 

Pesquise sobre a empresa de ensino

Averigue sobre a empresa de ensino: pesquise sobre a estrutura virtual do curso, a tecnologia utilizada, as avaliações e as opiniões de outras pessoas sobre o curso. Tem vários sites que podem ser consultados com esse fim, tais como o “reclame aqui” e as redes sociais (principalmente, instagram e facebook).

 

Verifique há quanto tempo a empresa está no mercado e no ramo de atuação dos concursos jurídicos.

Além disso, é fundamental que o concurseiro escolha um curso que possua rede de apoio, como biblioteca (virtual e/ou presencial), acesso aos professores para tirar dúvidas mais complexas e acesso a bons materiais de estudo.

 

Informe-se sobre a metodologia de ensino, corpo docente e recursos disponibilizados

 

Metodologia:

Verifique qual é o formato das aulas ofertadas: alguns estudantes preferem estudar por meio de conteúdos audiovisuais (aulas online, ao vivo e/ou gravadas), outros preferem o conteúdo textual (aulas por escrito e disponibilizadas em pdfs).

Procure entender sobre a metodologia oferecida pela instituição de ensino e como as aulas são ministradas. Sabendo disso, verifique se a metodologia ofertada atende às suas necessidades. Essas informações são essenciais e influenciam bastante na hora de escolher um cursinho preparatório para concursos públicos na área jurídica.

 

– Leia também:
>>> Gestão do tempo: como organizar melhor seu tempo para ser aprovado em um concurso público?

 

Qualidade do corpo docente:

É fundamental verificar a qualificação do corpo docente, uma vez que os professores serão responsáveis por todo o conteúdo dado em aula. É necessário que sejam, além de didáticos, especialistas em suas áreas de formação, a fim de que as aulas sejam completas e atualizadas, bem como compreensíveis ao aluno.

Não adianta ter todos os benefícios de um ensino à distância sem ter excelentes professores para auxiliar o concurseiro em seus estudos rumo à aprovação.

 

Recursos tecnológicos:

Também devem ser levados em consideração os recursos tecnológicos utilizados pelo curso online. É importante que haja uma interação entre aluno-professor-aula no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, busque conhecer a plataforma online usada no curso preparatório, pois é ela que irá gerenciar a rotina de estudo online.

Uma dica: a plataforma deve ser dinâmica, funcional e eficiente.

Conteúdo programático adequado:

Outro ponto a ser notado e avaliado pelo concurseiro na hora da escolha do curso é o conteúdo programático. Leia todo o conteúdo programático dado no curso e verifique se corresponde à sua expectativa e se engloba os conteúdos que caem no seu concurso.

 

Recursos extras:

Muitos cursos oferecem além do esperado, tais como: simulados, jogos interativos, lives e etc. Tudo isso agrega conhecimento ao aluno concurseiro. Ou seja, é uma forma de incentivar e também desenvolver o aprendizado.

Alguns cursos oferecem até mesmo o curso preparatório em formato de combo que inclui uma pós-graduação lato sensu, por um preço justo e acessível, dando a oportunidade ao concurseiro, além do estudo para concurso público, de se tornar, ao mesmo tempo, um pós-graduado na área.

E o melhor: tudo isso apresentado ao aluno no formato online, de forma integrativa. Por isso, vale a pena levar em consideração esses diferenciais na hora de escolher um curso.

 

Faça comparações e orçamentos

Por fim, faça a análise ponto a ponto dos cursos mais atrativos e não hesite em fazer comparações: elas são interessantes para a sua melhor escolha.

Avalie, também, o custo-benefício dos cursos. Um curso pode ser mais caro, porém apresentar uma melhor equipe de professores, melhores benefícios e facilidades no pagamento.

O G7 Jurídico possui os melhores cursos preparatórios para carreiras jurídicas do país e preenche com excelência todos os requisitos aqui mencionados. A nossa empresa está há mais de 5 (cinco) anos atuando no ramo dos concursos públicos, possuindo foco e ampla experiência nessa área, além de colecionar dezenas de milhares de aprovações Brasil afora.

Os nossos cursos contam com um time excepcional de especialistas em concursos públicos jurídicos e profissionais para lá de didáticos, interativos e que abordarão as disciplinas fundamentais para a sua aprovação. Além disso, dispomos de uma plataforma online de fácil manuseio e materiais didáticos atualizados.

Venha conhecer os nossos cursos e confirmar tudo o que foi dito!

– Leia também:
>>> Dicas de aprovados para passar no concurso

>>> Vale a pena estudar para concurso? Entenda porque é tão vantajoso investir nessa atividade

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This