O delegado da Polícia Civil é responsável por comandar as atividades administrativas e burocráticas, bem como atuar na parte técnica, o que envolve investigar a autoria de crimes.
Uma das instituições responsáveis pela segurança pública, a Polícia Civil é um órgão estadual também conhecido como polícia judiciária. A sua função principal é, no geral, a de investigar, identificar provas, indícios e outras informações que ajudem a solucionar crimes.
Por essas e outras razões — como a remuneração e os benefícios —, este é um concurso difícil e muito concorrido, independente de para qual carreira especificamente se pretende ingressar. Para a função de delegado, as exigências podem ser ainda maiores.
Muito além de estar preparado para a prova teórica, é preciso preparo físico e psicológico! Quer entender como tudo isso se enquadra nas provas e qual o melhor curso para ingresso na Polícia Civil? Confira neste texto!
DELEGADO
Para seguir a carreira de delegado é necessário ter formação em Direito, reconhecida pelo MEC, uma vez que se precisa de um vasto conhecimento sobre leis e teorias relacionadas para atuação profissional diária. Apesar disso, não precisa ter atuado como advogado e nem ter a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O delegado da Polícia Civil é responsável por comandar as atividades administrativas e burocráticas, bem como atuar na parte técnica, o que envolve investigar a autoria de crimes, realizar operações, perícia, tomar depoimentos e elaborar relatórios acerca dos trabalhos desenvolvidos.
De tal modo, por ser quem lidera e organiza a unidade da PC, possui grandes responsabilidades e, portanto, é o cargo com melhor remuneração.
Quer se tornar um Delegado da Polícia Civil? Então estude com os melhores professores do Brasil!
CURSO | DELEGADO POLÍCIA CIVIL
CARREIRA NA POLÍCIA CIVIL
Além do cargo de delegado, muitos outros são disponibilizados por meio de concurso público. Entre eles, estão:
- Investigador: responsável por levantar informações de criminosos, vítimas e situações. Analisa dados, infrações e pode entrevistar as testemunhas de um caso. Também faz parte da sua alçada realizar buscas e apreensões, com a devida autorização;
- Escrivão: tem como função expedir certidões, intimações e requisições, bem como realizar serviços de cartório. Sua atenção é totalmente voltada à parte burocrática e é indicada para quem gosta de escrever muito. Para tanto, é preciso curso superior em qualquer área;
- Agente policial: é aquele que, basicamente, participa das operações, realiza prisões, dá suporte à vítima de algum crime e garante a segurança. Também é exigida formação de ensino superior para ingressar no cargo;
- Oficial administrativo: responsável pela parte administrativa, redige relatórios e atua para o bom funcionamento de uma unidade da Polícia Civil. Neste caso, possuir o ensino médio já é suficiente;
- Perito: opera em diferentes frentes, desde a verificação de documentos falsos, adulteração em chassis e/ou como um arrombamento foi feito, até ser responsável por uma cena de crime, estudando resíduos de pólvora, identificação de calibre, altura de disparos, resíduos de sangue e o que mais ajudar na investigação;
- Papiloscopista: em uma cena do crime, pistas costumam ficar para trás, como impressão digital. Aqui se enquadra a função de um papiloscopista: a de encontrar e analisar as digitais para identificar o criminoso;
- Legista: é quem faz o exame de corpo de delito, tanto de pessoas vivas, quanto de cadáveres. Sua função é descobrir características que determinem a causa de lesões encontradas nos corpos. Se já morto, identifica-se a causa e, por vezes, qual o momento do falecimento. A formação básica necessária é em Medicina e é preciso também uma especialização na área;
- Odontolegista: odontólogo formado com especialização em análise da arcada dentária. Seu papel é importante para identificar vítimas quando o corpo não está em um bom estado.
Leia também: Concurso público para Delegado: conheça as etapas
EXIGÊNCIAS BÁSICAS PARA ATUAR NA POLÍCIA CIVIL
Além de um curso completo e específico para a carreira de delegado da Polícia Civil, a fim de se estar bem preparado, o concurso por si só possui algumas exigências especiais, tais como:
- Nacionalidade brasileira;
- Ter entre 18 e 45 anos (alguns editais pedem idade mínima de 21 anos e em alguns cargos a idade limite pode variar);
- Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
- Estar em dia com as obrigações militares, no caso de pessoas do sexo masculino;
- CPF regularizado;
- Curso superior completo, para a maioria dos cargos;
- Aptidão física e mental;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Carteira de habilitação categoria B;
- Conduta irrepreensível na vida pública e privada.
A PROVA DA PC
A prova para Polícia Civil pode ter definições e etapas diferentes, a depender do Estado e do cargo visado. Geralmente, todas elas possuem algo em comum: prova escrita, prova de títulos (para cargos específicos, como o de delegado), testes físicos e psicológicos.
No edital, devem sempre constar as informações sobre o processo seletivo, quais e quantas vagas a serem ofertadas, quem pode se inscrever, datas das provas, matérias para a prova escrita, quais exigências específicas e demais elementos necessários para o candidato participar do certame.
Se você quer estar bem preparado para ele, é uma boa ideia participar de um curso preparatório para concurso da Polícia Civil, uma vez que, dessa forma, terá todas as informações de que precisa, principalmente para o cargo de delegado, que exige o conhecimento em diversas áreas do direito e é bastante concorrido.
Na prova para delegado, podem aparecer as seguintes disciplinas:
- Direito Civil;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direitos Humanos;
- Legislação Penal Especial;
- Criminologia;
- Medicina Legal.
Além dessas temáticas mais específicas, são cobradas as disciplinas relacionadas à Língua Portuguesa, ao raciocínio lógico e à informática.
A depender do cargo disputado, também são realizadas provas oral, bem como exames de saúde, física e mental (TAF), e análise de antecedentes criminais, o que também tem peso eliminatório.
Após a aprovação em todas essas etapas, o candidato ingressa na Escola Superior da Polícia Civil, na qual passa pelo curso de formação, que, em média, dura cerca de 6 a 11 meses, e, assim como foi no concurso, tal sucesso precisa se repetir aqui!
COMO ESTUDAR PARA CONCURSO DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL
Já falamos outras vezes que, para alcançar o sucesso em concursos públicos, foco e bom desempenho são indispensáveis — ainda mais em se tratando da prova para Polícia Civil. Aprovados indicam como uma boa estratégia de estudos cursos de vídeo aulas em cursos especializados.
Neste momento pandêmico e/ou por motivo de trabalho, uma boa alternativa é você encontrar um curso online para sua preparação. Assim, você vai ter em mãos um excelente material de estudos aliado a aulas didáticas de profissionais da área.
No G7 Jurídico, você será contemplado com aulas expositivas, análises profundas da doutrina e atual jurisprudência e com foco nas principais bancas examinadoras. Nosso curso online preparatório para delegado civil conta com uma preparação pedagógica rígida aliada ao dinamismo, simulações e canais de interatividade. Já pensou em ter aulas com os professores Cleber Masson, Renato Brasileiro, Nestor Távora, Andre Uchoa, Silvio Maciel, Paulo Sumariva, Nathalia Masson e muito mais?
É a maneira mais certa de subir na carreira e alcançar o seu objetivo!
Possui alguma dúvida? Deixe um comentário!
Leia também: Qual a diferença entre inspetor e investigador da Polícia Civil?
Leia também: Como estudar online? Aprenda aqui!