Carreiras Jurídicas

Qual a diferença entre inspetor e investigador da Polícia Civil?

diferença entre inspetor e investigador polícia civil
Escrito por G7 Jurídico
Banner

De imediato, a maior diferença entre inspetor e investigador está no nível hierárquico. Saiba mais…

Se algum dia você pensou que não há diferença entre inspetor e investigador da Polícia Civil, saiba que se enganou. 

Embora os nomes sejam parecidos, os cargos pedem competências específicas e suas funções práticas são exercidas de formas diferentes. 

Para esclarecer suas dúvidas e se preparar corretamente para o respectivo concurso público, o G7 Jurídico preparou um texto completo sobre o assunto. Confira!

A Polícia Civil

A Polícia Civil, de modo geral, é a responsável pela parte investigativa, administrativa e processual da atividade policial no país. 

Diferentemente da Polícia Militar, que realiza a parte de policiamento ostensivo, repressão de atos criminosos em flagrante, atendimento nas ruas, a Polícia Civil faz os trabalhos que requerem trabalho de investigação e conclusões mais complexas, como assassinatos ou roubos de grande porte não solucionados.

Quer se tornar um Delegado da Polícia Civil? Então estude com os melhores professores do Brasil!

CURSO | DELEGADO POLÍCIA CIVIL

Qual a diferença entre inspetor e investigador da Polícia Civil?

Basicamente, as funções são as mesmas nos dois cargos, porém com pequenas distinções.

De imediato, a maior diferença entre inspetor e investigador está no nível hierárquico. O inspetor encontra-se em uma posição acima do investigador.

Além disso, para ser inspetor, é necessário ter nível superior completo em qualquer área, enquanto, para ser investigador, a exigência vai até o ensino médio.

Na Lei n. 3.586/01, por exemplo, consta que as atribuições do investigador são de Operador Policial de Telecomunicações, Motorista Policial, Fotógrafo Policial e Carcereiro Policial, mas, no dia a dia, o exercício de ambos os cargos é semelhante.

Leia também: Concursos jurídicos em 2021: fique de olho em tudo o que vai acontecer neste ano!

O que faz um inspetor?

O inspetor é o agente de investigação e inteligência da polícia judiciária, que atua nos inquéritos policiais em apoio ao Poder Judiciário, com a finalidade de apurar a autoria e materialidade das infrações penais.

Entre suas principais atribuições estão:

  • Lavratura de flagrantes
  • Cumprimento de mandados de prisão ou busca e apreensão
  • Operações policiais
  • Atuação em grandes eventos
  • Atividades relacionadas à segurança pública, em defesa da sociedade

O que faz um investigador?

O investigador de polícia possui uma função muito importante dentro da Polícia Civil. Os profissionais são subordinados aos oficiais e inspetores de polícia, integrando a área de investigação e prevenção de crimes.

São os investigadores que dirigem viaturas policiais da corporação, conduzindo e garantindo a segurança de autoridades, depoentes ou suspeitos. Devem também conservar estes veículos, de modo a estarem sempre à disposição do Estado para as atividades de combate ao crime.

Além disso, os profissionais também são responsáveis por executar, quando exigidas a especialidade e habilitação profissional, atividades envolvendo operações com diversos aparelhos de telecomunicações integrantes do sistema de telecomunicações de segurança, zelando por sua limpeza e conservação.

 

É possível estudar simultaneamente para ambos os cargos?

Sim! É possível estudar simultaneamente para o concurso de inspetor e investigador da Polícia Civil, pois as matérias são as mesmas.

Mas atenção: embora as matérias sejam as mesmas, muda o conteúdo programático inserido em cada uma delas e o número de questões da prova.

 

 
Este texto foi útil? Não se esqueça de deixar seu like e compartilhar o nosso artigo com outras pessoas!

Leia também: Vale a pena estudar para concurso? Entenda porque é tão vantajoso investir nessa atividade

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This