Dicas de Estudo

Métodos de estudo para concurso! Conheça 3!

métodos de estudo para concurso
Escrito por G7 Jurídico

Os métodos existentes foram desenvolvidos para que estudantes e concurseiros aproveitem 100% o conteúdo; conheça 3 técnicas para você utilizar

Sabemos que, para passar num concurso público, você precisa de muito preparo, dedicação, foco e organização. Aqui, neste blog, já trouxemos diversos conteúdos com dicas de como:

  1. Criar um roteiro de estudo;
  2. Ter um cronograma eficiente;
  3. Fazer o melhor resumo;
  4. Se concentrar ao máximo nos estudos;
  5. Manter a organização;
  6. Sempre ter foco;
  7. Ter o melhor ambiente de estudo; e
  8. Memorizar facilmente os conteúdos

Agora, exclusivamente neste texto, abordaremos sobre os métodos existentes (alguns já há muitos anos) que foram desenvolvidos para que estudantes e concurseiros aproveitem 100% tudo o que será estudado. 

Continue a leitura e conheça 3 métodos de estudo para concurso!

1- Método Pomodoro

Tal método, que visa a manter o foco e aumentar a produtividade, foi criado pelo italiano Francesco Cirillo, no ano de 1980. Conhecido como Pomodoro, consiste numa técnica que revelou o tempo ideal de 25 minutos para se manter totalmente focado em algo, como estudo, leitura ou trabalho.

Desta forma, o método visa a manter o foco por todo esse período, sem nenhuma interrupção, podendo, a cada Pomodoro (25 minutos), fazer pausas de 5 minutos para relaxamento. Essa pausa pode ser preenchida da forma que a pessoa preferir.

Vale destacar que a cada 4 Pomodoros, que dá um total de 100 minutos de estudo, podem ser feitas pausas mais longas de descanso, de até 30 minutos.

Nessa técnica, você pode usar alarmes para te lembrar do tempo ou aplicativos, como o que abordamos nesse texto AQUI!

Métodos de estudo para concurso! Conheça 3!

Reprodução: Shutterstock

2- Método Cornell

O método, também conhecido como as anotações de Cornell, foi desenvolvido na década de 1940 por um professor da Universidade Cornell. Consiste, basicamente, em uma página de anotações dividida em três partes: anotações; tópicos; e sumário. 

  • Anotações: todas as anotações resumidas do conteúdo estudado, da forma que você compreendeu;
  • Tópicos: são as palavras-chave, ideias principais e questões referentes às anotações feitas;
  • Sumário: o assunto que foi estudado, temas e principais pontos em poucas frases para facilitar a identificação do documento. 

Com esse método, você tem um fichamento completo do assunto, perfeito para as revisões. O ideal é fazer essa ficha para cada assunto estudado e organizá-las na sequência. 

Confira o exemplo abaixo:

Métodos de estudo para concurso! Conheça 3!

3- Método Robinson

Desenvolvido no ano de 1946 pelo psicólogo americano Francis Pleasant Robinson, o método traz 5 passos fundamentais e básicos para serem aplicados na hora do estudo, com o acrônimo EPL2R que significa: explorar; perguntar; ler; rememorar; e repassar. 

 

  • Explorar: é a exploração do material de estudo, em que é feita a leitura rápida dos títulos, tópicos e sumário;
  • Perguntar: depois de explorar o conteúdo, surgem algumas dúvidas. Aqui, a ideia é elaborar perguntas sobre o tema;
  • Ler: após fazer as perguntas, é o momento de realizar a primeira leitura aprofundada, que visa responder todas as questões formuladas;
  • Rememorar: com a primeira leitura feita e as perguntas respondidas, é o momento de fazer a leitura completa e tradicional, sem buscar soluções ou aplicações do conteúdo;
  • Repassar: por fim, após todos os processos anteriores, é hora de repassar tudo o que foi estudado, como uma aula para si mesmo, em que você explica os principais conceitos em voz alta. 

Vale destacar que o acrônimo do Método Robinson também pode ser conhecido como SQ3R, que corresponde a: Survey (Examine); Question (Questione); Read (Leia); Recite (Recite); e Review (Revise).

Métodos de estudo para concurso! Conheça 3!

Viu só quantos métodos interessantes você pode aplicar para aproveitar ao máximos os estudos? São formas eficientes que, aliadas a um bom conteúdo e material, fazem toda a diferença no seu aprendizado.

Por isso, conheça mais sobre o G7 Jurídico, confira os cursos disponíveis e aplique o seu método de estudo preferido!

CONFERIR CURSOS G7

Não se esqueça de contar nos comentários qual você mais gostou!

Leia também: Como conciliar os estudos com a vida pessoal?

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This