Carreiras Jurídicas Delegado

As etapas de um concurso para Delegado Civil

etapas do concurso para delegado da policia civil
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Pensando em se tornar um Delegado da Polícia Civil? Então confira agora mesmo como funciona o concurso para Delegado, o que cai na prova, quem pode fazer concurso para Delegado e, principalmente, como funcionam e quais são as etapas do concurso.

Saiba tudo o que você precisa para conquistar esse cargo tão desejado. Boa leitura e bons estudos!

O Delegado da Polícia Civil

Se tornar um Delegado da Polícia Civil é o sonho de muitos concurseiros. E não é para menos…afinal se trata de uma excelente carreira.

Muitos pensam que para o concurso para Delegado tem que ter carteira da OAB, mas isso não é necessário. Para concorrer ao cargo o candidato deve ter nível superior em Direito, ou seja, os candidatos aprovados deverão apresentar, na data da posse, o diploma devidamente registrado e emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Um Delegado da Polícia Civil exerce a sua função no âmbito estadual, investigando os crimes e suas autorias na sua respectiva lotação. Ele é responsável por uma delegacia, conduzindo as investigações, colhendo provas, realizando a gestão e desempenhando também questões administrativas, como por exemplo, a emissão de carteiras de identidade.

Esse profissional deve ter coragem, bom senso e, claro, muito conhecimento técnico para o adequado exercício de todas as suas funções. Autoconfiança, autocontrole, boa comunicação e equilíbrio emocional também são qualidades desejadas para o cargo.

Outra dúvida frequente entre os concurseiros é qual idade limite para prestar concurso para Delegado. No entanto, nos últimos editais encontramos apenas uma idade mínima para ingresso, sendo ela de 18 anos.

No mais, é preciso possuir CNH categoria B e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais. Em alguns Estados ainda pode ser necessária a comprovação de experiência mínima de três anos como policial ou de alguma outra atividade jurídica.

O ingresso no cargo é feito por meio de concurso público que, por sua vez, acontece em várias etapas.

As etapas do concurso para Delegado da Polícia Civil

O concurso público para Delegado apresenta seis etapas até a aprovação completa e essas etapas são as seguintes:

1. Prova objetiva

Esta primeira etapa corresponde à conhecida prova de múltipla escolha, apresentando de 80 a 100 questões objetivas sobre os conteúdos jurídicos previstos no edital do concurso.

Em regra, o que cai na prova de Delegado Civil são as seguintes disciplinas:

  • Direito Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Processual Penal
  • Legislação Penal Especial

Alguns concursos podem cobrar ainda Criminologia e Medicina Legal.

Trata-se de uma etapa classificatória, que considera as melhores pontuações.

2. Prova escrita 

Esta etapa tem como objetivo analisar os conhecimentos jurídicos do candidato, bem como a qualidade da produção textual, a organização de ideias e as habilidades argumentativas.

Em alguns Estados pode ser solicitada ainda a produção de uma peça prática. 

3. Aptidão física

Nesta etapa serão avaliados a preparação física e o condicionamento de cada candidato.

O teste é composto por quatro avaliações:

  • Barra fixa;
  • Impulsão horizontal;
  • Natação;
  • Corrida.

No entanto, as exigências variam de acordo com o sexo dos candidatos.

Nesta etapa também será realizado um exame médico e psicológico, com cunho exclusivamente eliminatório.

4. Investigação social

Na quarta etapa do concurso para Delegado Civil, é feita uma investigação social, que consiste na análise de toda a vida pregressa do candidato.

Será avaliado se existem antecedentes criminais ou outra atividade que pode comprometer ou impedir o exercício do cargo de Delegado da Polícia Civil.

5. Prova oral

Aqui o objetivo é avaliar as habilidades discursivas do candidato, bem como seu domínio sobre conteúdos jurídicos, seu raciocínio, o uso correto da linguagem e habilidade de argumentação.

Na prova também será necessário expor as razões pelas quais o candidato deseja atuar na segurança pública.

6. Prova de títulos

Por fim, chegamos na sexta e última etapa, onde serão avaliado os títulos dos candidatos, ou seja, será feita uma análise da sua vida acadêmica, cursos realizados e suas experiências profissionais.

Os critérios de avaliação são:

  • Diplomas, incluindo doutorado, mestrado ou especialização;
  • Tempo de serviço na área;
  • Exercício em algum cargo público em carreiras policiais.

Esta é uma etapa de cunho unicamente classificatório.

 

Vai prestar concurso para Delegado Civil? Prepara-se com o melhor curso para Delegado do mercado

Como você viu, o concurso para Delegado Civil não é algo simples, exige dedicação e muito estudo. Por isso mesmo, se preparar com nosso curso para Delegado é a melhor opção.

O curso Delegado Civil tem tudo aquilo que você precisa para alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso curso, além de conter um corpo docente extremamente qualificado e experiente, conta com aulas expositivas, alicerçadas na análise aprofundada da doutrina e da mais atual jurisprudência, focando no perfil das principais bancas examinadoras.

Além disso, disponibilizamos roteiros de estudos semanais, simulados objetivos acerca dos temas trabalhados em aula e canais de interatividade, que permitirão o exaurimento completo dos temas, bem como a avaliação de seu desempenho.

O curso oferece 147 (cento e quarenta e sete) aulas, com duração aproximada de 2 horas cada (algumas com 2 horas e 30 minutos), sendo elas divididas em 4 blocos de 30 minutos.

Não perca mais tempo, acesse o site do G7 JURÍDICO e encontre conteúdos completos, profissionais renomados e um método moderno e atualizado para que você tenha sucesso em qualquer concurso para Delegado Civil do país.

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This