Concursos Dicas de Estudo

Dicas de aprovados para passar no concurso

homem fazendo sinal de positivo
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Uma das maiores preocupações que um concursando precisa ter é no que diz respeito ao edital da prova do concurso público que vai prestar

Talvez, um dos momentos de maior apreensão de um concurseiro é o resultado de uma prova para concurso público. Não é para menos, uma vez que esta é uma oportunidade que pode alavancar a carreira e expandir sua atuação àquilo que deseja.

Se você está neste caso, deve estar com o mesmo pensamento e em busca de dicas que possam te ajudar a alcançar seus objetivos, certo? Não é fácil, verdade, mas com o empenho certo e necessário você será capaz de chegar aonde deseja!

Para saber como, confira aqui essas dicas dadas por outros candidatos aprovados que já estiveram no mesmo lugar que o seu!

 

Estratégias de Estudo

Uma das coisas que mais é falada por aprovados é sobre o cronograma de estudos e a importância da organização. Por mais que você trabalhe e, ainda assim, quer ser aprovado em um concurso público, é preciso separar algum momento do seu dia para estudar.

Para tanto, é importante que você defina horários e os siga rigidamente. Não precisa ser horas e horas por dia, até por conta do seu emprego e pelas horas de descanso necessárias, mas separe pelo menos alguns minutos diários para manter o estudo e se atualizar na área que pretende cursar.

Por isso, fique atento às próximas dicas:

 ROTEIROS DE ESTUDOS: DICAS

  1. Planejamento

Em seu cronograma, é preciso que você coloque tudo aquilo que fará no dia e, principalmente, nos seus momentos de estudo. Por exemplo, planeje os objetivos a curto, médio e longo prazo, optando por dar preferência às matérias mais difíceis primeiro.

A depender de que ano você deseja realizar a prova, é possível estudar de forma mais devagar ou rápida, do jeito que melhor se encaixar no seu cotidiano. Há quem consiga realizar os estudos de duas ou três matérias por dia.

Se este for o seu caso, procure estudar cada matéria em torno de uma a uma hora e meia. Separe os 15 ou 20 minutos iniciais para revisar questões e análises do dia anterior e separe um tempo ao final para resolver questões do aprendizado do dia.

 

  1. Estude com frequência e de forma contínua.

Outra dica importante é sempre rever alguns conteúdos para não os esquecer. Neste caso, podem entrar algumas técnicas de memorização que te ajudem a reter o máximo de informações a respeito dos temas estudados.

Encontre um método que se enquadre melhor, tendo em consideração o seu tempo disponível para estudos. Uma técnica que fique de acordo pode te ajudar a otimizar os resultados do aprendizado.

 

  1. Atente-se ao edital

Uma das maiores preocupações que um concursando precisa ter é no que diz respeito ao edital da prova do concurso público que vai prestar. Afinal, não é apenas nas datas e algumas especificidades que precisam ser notadas, mas também no conteúdo.

Sempre que possível, foque nas matérias mais específicas que serão abordadas e menos nas básicas. Não significa que elas serão deixadas para trás. Pelo contrário, mas é recomendado ter um conhecimento mais assertivo sobre os tipos de questões que podem pesar mais na sua classificação.

 

Leia mais: 4 dicas para controlar a ansiedade em provas de concursos

 

  1. Se reprovar, não desista… aprenda com isso

Às vezes bate aquele desânimo no momento em que você percebe que não ficou entre os classificados do concurso, mas não desanime! É importante levar em consideração que o seu esforço ainda assim valeu a pena — e mais: você ainda pode aprender com aquilo que errou na prova.

Elabore resumos sobre esses tópicos e encontre a resposta certa. Não deixe de revisar também as questões acertadas, uma vez que é preciso para manter tais informações sempre frescas na memória.

Reprovar não é sinônimo de desistência. Use isso a seu favor para as próximas provas. Às vezes pode ser que não dê certo uma, duas, cinco vezes, mas se é o seu desejo, não deixe ele de lado. Esforce-se. O sucesso é forjado pela força de vontade de jamais desistir diante das dificuldades!

  1. Não se compare a outros candidatos

Uma dica difícil de seguir, ainda mais se você reprovou alguma vez. Mantenha a calma e foque naquilo que você precisa para alcançar o conhecimento necessário e não compare o seu conhecimento com o de outro, pois cada um tem uma rotina, uma bagagem anterior, uma dificuldade ou facilidade, enfim…” cada um é um e suas circunstâncias”.

Acredite: você tem competências próprias e um jeito somente seu de aprender e desenvolver habilidades e conhecimentos, assim como seus meios de estudo e de perceber as coisas à sua volta são diferentes.

Tente encontrar na sua diferença aquilo que te motiva a continuar e a aprender sempre mais!

 

ESTUDE COM OS MELHORES PROFESSORES DO PAÍS

Outra grande dica importante é: cursos preparatórios para concursos. No entanto, nem sempre todos são tão bem-organizados quanto se esperaria e podem não ser tão chamativos. Por isso, pesquise por um curso que possa te ajudar a alcançar o seu melhor desempenho.

Aqui no G7 Jurídico ofertamos cursos intensivos e extensivos com um modelo de aprendizagem moderno, com os melhores e mais renomados professores do país e, ainda, com foco total naquilo que você precisa. Com uma plataforma digital, você tem acesso a videoaulas, app com ferramentas para estudar onde quiser, ferramentas de troca de mensagens com outros alunos e ainda pode tirar suas dúvidas diretamente com os professores.

Além de tudo isso, você ainda receberá um cronograma já definido para as aulas diárias, com questionários e simulados que vão te ajudar a alcançar o resultado esperado para a prova do concurso público que desejar!

Não deixe de conferir no nosso site a lista de cursos preparatórios — alguns, inclusive, com possibilidade conjunta de pós-graduação certificada. Nada melhor do que se preparar para alavancar sua carreira, ao mesmo tempo em que adquire mais conhecimento e titulação ao seu currículo, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Conta aqui para a gente nos comentários se você já passou em algum concurso ou está se preparando para alguma prova!

 

 

Leia também: Curso para concursos: saiba como escolher o melhor

Leia também: Mitos e verdades sobre concursos públicos! Descubra!

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This