5 dicas para você manter o foco nos estudos
Concursos Dicas de Estudo Motivação

5 dicas para você manter o foco nos estudos

manter foco nos estudos
Escrito por G7 Jurídico

Muitas vezes, a ansiedade e o nervosismo acabam interferindo na concentração na hora do estudo; confira 5 dicas para manter o foco e garantir um bom desempenho

Passar em um concurso público é uma grande conquista e o sonho de muitas pessoas. É fato que, para a aprovação no certame, a organização, dedicação e foco são primordiais. No entanto, por conta da ansiedade, pressão e nervosismo em se sair bem na prova, muitas vezes a concentração foge na hora dos estudos, prejudicando (muito) o desempenho do candidato em sua preparação.

Apesar de essa ser, infelizmente, uma realidade entre os concurseiros, é necessário manter a calma e tranquilidade para que nada saia do controle. Além disso, existem boas atitudes capazes de ajudar na concentração na hora dos estudos, permitindo maior absorção dos conteúdos.

Para te ajudar, separamos aqui 5 dicas para você, concurseiro, aplicar agora e iniciar os seus estudos de maneira focada! Confira!

1- Defina o melhor horário de estudo

Se você tem maior disponibilidade de horários para estudar, descubra em qual desses horários você é mais produtivo e o defina para estudar as disciplinas que são mais difíceis para você. Em horários de menor produtividade, priorize fazer revisões ou estudar disciplinas que já possui maior facilidade. Se estiver difícil de qualquer forma para focar, pare um pouco e relaxe para voltar com tudo.

melhor horário de estudo

Foto Reprodução: Shutterstock

2- Escolha o melhor local para estudar

O local de estudo pode influenciar muito na sua concentração. É essencial que ele seja tranquilo, confortável, iluminado, bem ventilado e silencioso. Os lugares mais comuns de estudo são as bibliotecas e a própria casa. Contudo, é importante verificar se não há distrações nesses ambientes, como muita movimentação de pessoas ou barulhos. Lembre-se de que você deve estar à vontade, pois, a partir disso, o seu estudo irá fluir satisfatoriamente. Estudar na cama ou em frente à televisão não são boas opções para manter o foco, viu?

3- Crie o seu planejamento

A organização é indispensável para os estudos, pois ela torna tudo mais simples, permitindo um melhor desempenho. Para isso, separe um tempo e crie um planejamento com tudo o que você precisa estudar. Tanto uma agenda ou um quadro de tarefas podem te ajudar nessa etapa. A partir daí, faça as suas programações de estudo, com metas e divisão de disciplinas, de acordo com os seus horários disponíveis, sempre de forma realista, de modo que você consiga seguir com o planejamento criado. Desta forma, você consegue visualizar melhor o que precisa ser estudado, sem gerar ansiedade ou nervosismo por ter esquecido alguma disciplina, por exemplo.

 


4- Nada de distrações!

Você deve focar exclusivamente nos seus estudos, sem nenhum tipo de distração. Por esse motivo, é fundamental tirar de perto de você tudo o que tira o seu foco. Assim, desligue o celular, converse com os familiares para não fazerem muito barulho e feche a porta do ambiente. Além disso, deixe de lado qualquer preocupação ou pensamento. Esteja com a cabeça apenas nas disciplinas.

sem distrações nos estudos

Foto Reprodução: Shutterstock

5- Separe um tempo para descansar

Descansar entre as horas de estudo também é fundamental, para manter o foco e relaxar a mente para o que ainda precisa ser estudado. Afinal, há momentos em que não conseguimos mais pensar em nada, não é mesmo? Por isso, separe um tempo entre os estudos para se distrair e comer alguma coisa, pelo menos a cada hora estudada. É importante conhecer os limites do seu corpo para não exagerar e garantir um bom desempenho.

Já tem aplicado essas dicas no seu momento de estudo? Conte para nós nos comentários!

Leia também: Dicas para o primeiro concurso público

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This