Concursos Dicas de Estudo

Bancas de concursos públicos: descubra a importância de conhecê-las a fundo

Imagem de um canditado preenchendo um gabarito de consurso publico
Escrito por G7 Jurídico
Banner

É essencial, também, saber identificar os padrões e tendências da banca, pois, assim, será possível direcionar melhor os estudos

 

Quem deseja ser aprovado em um concurso público precisa estudar muito para adquirir uma boa bagagem de conhecimentos. Matricular-se em um curso preparatório para concurso é muito importante, mas não é aconselhável ficar apenas na teoria, pois é imprescindível que o candidato conheça, na prática, o estilo da banca organizadora do concurso para o qual se inscreveu. Dessa forma, para que o concurseiro se destaque dos seus concorrentes, é necessário um planejamento de estudos que vá além do conhecimento do conteúdo programático do edital.

Como cada banca examinadora tem o seu perfil e metodologia próprios, é necessário conhecer os detalhes daquelas que, com mais frequência, organizam concursos públicos das instituições que você almeja conquistar uma vaga.

Confira algumas dicas para conhecer a banca que executará o seu concurso público; afinal, “um bom soldado deve conhecer bem o seu adversário”.

 

  • Responda às provas anteriores da banca e faça simulados 

Uma boa estratégica para conhecer o perfil da banca examinadora é resolver questões de provas anteriores, pois, assim, o concurseiro terá uma noção de como essa banca cobra os conhecimentos na prática.

Para que essa estratégia esteja mais próxima da realidade, o ideal é simular o dia da prova, resolvendo questões com controle de horário. Incluir nesse tempo o preenchimento do cartão de respostas é de fundamental importância.

Essas táticas ajudarão o candidato a se conhecer, testando os seus limites e dificuldades, além de possibilitar a identificação das predileções da banca.

 

  • Saiba quais são os assuntos mais cobrados pela banca 

É essencial, também, saber identificar os padrões e tendências da banca, pois, assim, será possível direcionar melhor os estudos. Algumas valorizam muito a letra da lei, o que exige ainda mais a memorização. Já outras, privilegiam a interpretação de texto e o aprofundamento na jurisprudência. Por isso, é de extrema importância que o concurseiro conheça o perfil de cada uma, fazendo um planejamento adequado e mais assertivo.

 

  • Estude por meio de questões 

O uso de questões de prova para compreensão do conteúdo pode ser uma ótima técnica, tanto para conhecer o estilo da banca examinadora, quanto para revisar e fixar o assunto.

É interessante para o concurseiro resolver exercícios logo após o estudo de um tópico teórico, pois, assim, ele terá noção imediata de como será a aplicação, na prática, daquele assunto estudado. Para tanto, é indispensável que as questões sejam comentadas, pois é através do comentário de cada alternativa da questão que o concurseiro poderá analisar onde errou e acertou e, assim, agregar conhecimento ao seu estudo.

ROTEIROS DE ESTUDOS: DICAS

  • Atente-se ao edital 

Outro aspecto fundamental é ler atentamente o edital para saber quais serão as etapas do concurso e o que será cobrado em cada uma delas. Além do mais, as bancas possuem formas diferentes de pontuar as questões e os títulos dos candidatos e observar atentamente esses quesitos é extremamente importante! 

 

– LEIA TAMBÉM: Como estudar para concursos jurídicos sem desperdiçar tempo?

 

  • Conheça as principais bancas examinadoras de concursos 

As principais bancas de concursos são:

  • FCC (Fundação Carlos Chagas)

Essa é uma banca que costuma exigir a literalidade das leis; portanto, o concurseiro deve focar mais em memorizar a legislação; porém, é preciso ficar atento, pois essa banca vem mudando o formato das provas e cobrando, também, casos práticos. 

 

  • Cebraspe – Cespe/UNB

O Cebraspe é uma banca temida pela maioria dos concurseiros por ser considerada extremamente difícil, tanto pela forma de pontuar, já que utiliza questões de Verdadeiro ou Falso, em que cada erro anula um acerto, quanto pelo nível de exigência das questões que, normalmente, é muito alto.

É uma banca que tende a cobrar, além da lei, doutrina e jurisprudência por meio de questões que exigem do candidato bastante interpretação de texto, pois são provas que cobram questões interdisciplinares.

 

  • FGV (Fundação Getúlio Vargas)

A banca FGV também é considerada pelos concurseiros uma banca rigorosa em suas questões, uma vez que exige muita concentração e interpretação de texto em razão das várias questões multidisciplinares.

 

  • Cesgranrio

É uma banca examinadora de concursos públicos que costuma adotar um grau médio de dificuldade nas questões das provas que elabora. Tende a exigir mais do candidato o conhecimento das leis e um pouco de raciocínio lógico e interpretação de textos.

 

  • Vunesp

Essa banca costuma aplicar provas de diferentes graus de dificuldade. As questões, muitas vezes, possuem “pegadinhas” com o intuito de confundir o candidato, utilizando várias alternativas praticamente idênticas, alterando uma palavra ou outra, na tentativa de induzir o concurseiro ao erro. Portanto, dedique-se a resolver várias questões dessa banca, caso seja ela a escolhida para organizar a prova para a qual você está se preparando. Ademais, trata-se de comissão organizadora que gosta bastante de cobrar a literalidade dos artigos de lei.

Por fim, não deixe de mapear a banca do seu concurso, pois estudar de forma estratégica, com foco na banca que irá realizar a sua prova, pode levá-lo à aprovação mais rapidamente.

 

 

– LEIA TAMBÉM: Como escolher um curso à distância para concursos jurídicos?

– LEIA TAMBÉM: Disciplinas jurídicas mais cobradas em concursos públicos

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This