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A importância da atividade física na preparação para concurso

A importância da atividade física na preparação para concurso
Escrito por G7 Jurídico

Confira como a prática de exercícios físicos pode te ajudar no estudo

Nós sabemos que a rotina de estudos para a preparação para um concurso público é totalmente agitada e, muitas vezes, estressante. Isso ocorre com a maioria dos concurseiros que precisam trabalhar e aproveitar todo tempo livre que possuem para estudar. Afinal, é a dedicação e o estudo que os farão alcançar a tão sonhada carreira pública.

Entretanto, essa rotina turbulenta necessita de momentos de descanso e lazer, e é aqui que entra a prática de atividades físicas como forma de escape à agenda sempre lotada de afazeres. 

Continue a leitura e entenda a importância da atividade física durante o preparo para o certame desejado, assim como para a vida!

Benefícios da atividade física na preparação para concurso

O exercício físico permite renovar as energias, refrescar a mente e aumentar a disposição, ou seja, é algo que deve estar aliado à jornada de estudos para que se torne um hábito. Mas, além disso, a prática de atividades físicas permite:

Reduzir o estresse

A atividade física induz a produção de endorfinas – substância natural que ameniza a sensibilidade à dor e promove sensações de relaxamento e bem-estar. É assim que a prática contribui para o alívio das tensões do dia a dia, ajudando a reduzir o estresse, algo que atrapalha absurdamente o raciocínio e concentração e até mesmo a ansiedade. 

Intensificar a resistência física

Exercícios fortalecem o corpo e ativam a musculatura, o que permite maior resistência aos longos períodos de estudo. O desconforto físico e as dores no corpo, que comprometem a concentração, acabam sendo evitados com a prática de atividades físicas. 

Melhorar a qualidade do sono

Com os exercícios em dia e o estresse reduzido, o sono tende a ser cada vez melhor. Isso é fundamental para quem estuda para concursos públicos, pois permite que o candidato esteja descansado e bem preparado para próxima leva de matérias que precisam ser estudadas durante o preparo.

Estimular a memória

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Goiás e do Centro Universitário UniEvangélica fortaleceu a afirmativa de que atividade física melhora a memória. A pesquisa aponta que as vias cognitivas ficam mais eficientes com a prática de exercícios, impactando na memória, aprendizado e humor por: 

  • estimular o fluxo sanguíneo, cardíaco e respiratório, o que aumenta o transporte de oxigênio e glicose;
  • renovar os neurônios com o aumento da proteína BNDF que age no hipocampo, área relacionada à memória e raciocínio;
  • liberar neurotransmissores (endorfina, serotonina e dopamina) que em quantidades adequadas intensificam o bem-estar e a atenção.

Quais atividades praticar? 

Existem diferentes tipos de atividades físicas que podem ser praticadas, como: caminhada, natação, corrida, dança, musculação, funcional e entre outros. Contudo, antes de iniciar qualquer exercício, você precisa consultar um médico para entender as suas condições e saber qual atividade é mais recomendada para você. Feito isso, basta colocar em sua rotina e praticar com ânimo para melhorar a sua saúde e seu desempenho nos estudos.

Além do mais, algumas atitudes no dia a dia já se tornam muito eficazes e ajudam a movimentar o corpo, como: subir e descer escada; levantar para buscar uma água; se alongar; ir a alguns locais a pé ou mesmo realizar algumas atividades em casa, como limpeza. 

Lembre-se! O ideal é que você tenha equilíbrio em sua rotina, adequando a atividade física à sua realidade. Se possui mais tempo, invista na prática de exercícios físicos regulares. Se falta tempo, não se esqueça de tirar alguns momentos para se exercitar e aplicar aquelas atitudes diárias citadas acima.

Intensificando os resultados…

Além de inserir a prática de atividades físicas em sua rotina, é importante que você: tenha uma alimentação equilibrada, rica em fibras, vitaminas e composta por diversos nutrientes; disponha de momentos de lazer; tenha boas noites de sono e beba bastante água. Atitudes como essas vão te permitir mais disposição, ânimo, saúde e bem-estar para enfrentar todas as obrigações do dia a dia e alcançar a carreira pública desejada. 

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