Vale a pena estudar para concurso? Saiba porque é tão vantajoso
Dicas de Estudo Motivação

Vale a pena estudar para concurso? Entenda porque é tão vantajoso investir nessa atividade

vale a pena estudar para concurso pessoas fazendo prova
Escrito por G7 Jurídico

Ainda vale a pena estudar para concurso… afinal, os certames voltarão a acontecer no país e você precisa estar preparado para essas oportunidades.

Ser aprovado em um concurso público sempre foi visto como o melhor caminho para quem busca estabilidade, bom salário, boa carreira, benefícios e qualidade de vida. No entanto, depois da pandemia, muitas pessoas estão se questionando se ainda vale a pena estudar para concurso.

 

Vale a pena estudar para concurso?

Quem já foi aprovado tem a resposta na ponta da língua: sim, vale muito a pena. 

O tempo investido em estudo é sempre proveitoso, especialmente para quem quer alcançar o status de servidor concursado. 

É claro que a situação causada pela Covid-19 alterou o cenário dos concursos Brasil afora. Seleções que estavam em andamento ou com datas agendadas tiveram os cronogramas adiados. Já os que estavam previstos não tiveram seus editais publicados.

vale a pena estudar para concurso

No entanto, mesmo em tempos de crise política, econômica e sanitária, os impactos sofridos pelo serviço público ainda são menos drásticos do que na iniciativa privada. 

E principalmente: depois que tudo isso passar, serão realizados certames em todo o país e quem manteve sua rotina de estudos em dia com certeza vai sair na frente daqueles candidatos que ficaram parados no tempo. 

E para que você não perca a motivação e continue focado no seu sonho, entenda que é muito importante continuar estudando mesmo sem a previsão de um edital.

Quem pretende efetivamente conseguir uma boa colocação deve manter um ritmo de estudos constante, independente da previsão imediata de quando será realizado o concurso para a carreira desejada. Esse é o melhor caminho para estar realmente preparado quando a seleção se concretizar.

Leia mais: Como começar a estudar para concurso público? Dicas!

Metodologia

Sempre vale a pena estudar para concurso público, principalmente quando se escolhe uma metodologia de estudos adequada. Faça um cronograma de estudos e estabeleça metas diárias, semanais e mensais, intercalando o estudo de novos conteúdos e revisão do que já foi visto. 

Uma dica é priorizar as matérias básicas, intercalando o estudo da teoria, resolução de exercícios e resolvendo muitas provas anteriores. Isso será um termômetro para que você descubra se está ou não no caminho certo. 

E lembre-se: é importante estudar como se a prova já estivesse marcada. Fazer o melhor a cada dia garantirá que você não chegue no dia da prova com a sensação de que se tivesse estudado mais teria se saído melhor. 

Outras oportunidades

Além disso, o estudo para concurso pode ser aproveitado também para ingressar em outras carreiras que forem surgindo, mesmo antes de realizar aquela prova tão esperada.

Grande parte dos conteúdos solicitados em um concurso pode e deve ser aproveitado para outras oportunidades que possam surgir no decorrer dos estudos. 

Fazer outros concursos ajuda na preparação para a “grande prova da sua vida”, mas também pode resolver um problema de desemprego ou necessidade de ter uma alternativa que traga uma certa estabilidade. Essas oportunidades podem ser o degrau para o grande sonho.

Conheça o G7 Jurídico

E se você quer garantir a sua vaga nos concursos que virão, você precisa estudar com os melhores professores do Brasil.

Para conhecer a equipe do G7 Jurídico, preencha o formulário abaixo e faça o download do nosso e-book completo.

Essa é a oportunidade perfeita para você conhecer a nossa proposta, os cursos oferecidos, a interatividade G7, os diferenciais que nos fazem ser uma das melhores plataformas de curso jurídico e todo o corpo docente, composto por profissionais renomados do ramo.

 

Este texto foi útil? Não se esqueça de deixar seu like e compartilhar o nosso artigo com outras pessoas!

Leia também: Convocação concurso público: o procedimento para a posse

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This