Dicas de Estudo Motivação

Descansar ou estudar durante as festividades de fim de ano: como encontrar o equilíbrio?

Imagem de uma mulher lendo um livro deitada no sofá
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Se o concurseiro tiver estudando para algum concurso que esteja com edital aberto, é preciso ter em mente que serão necessários sacrifícios, pois, como a data da prova poderá estar bem próxima, não é recomendável a interrupção dos estudos

 

Estão se aproximando as festividades e confraternizações de fim de ano e uma das preocupações recorrentes entre os concurseiros é como manter a produtividade e o foco nessa época. Continuar estudando normalmente? Parar por alguns dias? Diminuir o ritmo?

É preciso encontrar o equilíbrio nesse período de tantas comemorações para que nem o estudo fique prejudicado e nem a sua saúde mental fique abalada. Por isso, aqui vão alguns conselhos de como conciliar os estudos e as festas de fim de ano.

 

1. Planeje com antecedência

É importante que o concurseiro reorganize o seu cronograma para que possa ajustar os estudos com as comemorações.

Se o concurseiro tiver estudando para algum concurso que esteja com edital aberto, é preciso ter em mente que serão necessários sacrifícios, pois, como a data da prova poderá estar bem próxima, não é recomendável a interrupção dos estudos, mesmo em datas comemorativas. No dia do feriado (Natal e Ano Novo), se dê o devido descanso, claro! Reúna-se com os seus familiares e/ou amigos nesses dias; mas, nos demais dias, estude! Não deixe a sua rotina de estudos em segundo plano.

É sofrido? Sim! A vontade é mesmo de parar de estudar nessa época de tantas festividades, mas o concurseiro deve optar por esse sacrifício, uma vez que, com edital aberto e prova se aproximando, interromper o ritmo de estudos pode prejudicar seu rendimento e desempenho. Aqui, o concurseiro tem que pensar que sua comemoração será depois, em grande estilo: aprovado no concurso público tão desejado!

Por outro lado, para quem segue fielmente um planejamento de estudos e não está inscrito em alguma prova com data próxima, não há problema em tirar uns dias para descanso e/ou reduzir a carga horária de estudos. Pelo contrário, para esse concurseiro, um stop no final do ano só fará bem, pois ele vai recarregar as energias e desopilar a cabeça.

ROTEIROS DE ESTUDOS: DICAS

2. Comemore com moderação

Cuide da sua alimentação e modere nas bebidas alcoólicas, pois uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para uma boa rotina de estudos. Afinal, a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso atrapalha o rendimento e produtividade de qualquer pessoa.

Assim, é inevitável ao concurseiro que conheça o seu limite e não cometa exageros nos comes e bebes das festividades de fim de ano. É aconselhável optar por alimentos nutritivos e saber dosar os doces e sobremesas. Além disso, evitar, ou pelo menos reduzir, o consumo de drinks com álcool.

Se possível, continue a sua rotina de sono, pois já sabemos o que acontece quando se passa a noite virado em festas e/ou baladas, não é mesmo? Rendimento zero nos estudos no dia seguinte.

Portanto, comemorar com moderação nas festas de fim de ano deve fazer parte do planejamento de estudos do concurseiro que pretende manter o foco nos estudos de forma equilibrada, sem prejudicar a concentração e produtividade.

 

LEIA TAMBÉM: 5 táticas de estudo para concurseiros

 

3. Esteja presente em todas as situações

Independente da escolha, seja ela descansar ou estudar, a dica é: esteja presente de corpo e mente!

De nada adianta optar por descansar, mas com a sensação de culpa e peso na consciência. Se for tirar uns dias para viajar e descansar, faça isso e se entregue por inteiro. Viaje, coma, beba, ria e descanse bastante sem se fazer aquela pergunta desanimadora: “mas eu não deveria estar estudando?”. Não! Pois, você teve a responsabilidade de se organizar e planejar esse período de folga sem que isso prejudicasse o seu estudo.

Do mesmo modo, caso sua opção seja estudar, apesar das festividades de fim de ano, o conselho é o mesmo: esteja presente. Foque nos estudos, esteja com a cabeça concentrada no edital, nas matérias, nas questões e no dia da prova.

 

4. Como lidar com os familiares inconvenientes

Não há como evitar os comentários desnecessários ou até mesmo indagações constrangedoras de alguns parentes nas festas de fim de ano em família, tais como: “Você ainda está só estudando?”, “Já passou?”, “Você viu que saiu edital do concurso do MP SP? Vai prestar?”. É chato, sabemos! Contudo, é preciso ter muito jogo de cintura com esses familiares que, realmente, não sabem o quão árduo é o caminho do concurseiro.

Ademais, ainda tem os pais, cônjuges, filhos e/ou irmãos que, mesmo sendo familiares mais próximos, fazem pressão e cobrança do tipo: “Nossa! Você vai estudar em pleno Natal e Ano Novo? Não dá pra parar?”. É difícil, mas a melhor saída é sentar e conversar com eles sobre sua meta, seus sonhos e o motivo pelo qual você está lutando para ser aprovado.

Não é fácil manter o equilíbrio nessa situação, concurseiro, mas use essas indagações como combustível para a sua motivação. Não desanime e não perca o foco. Se em casa não tiver como estudar, procure um ambiente mais tranquilo (vale a casa de algum parente, amigo e etc.).

 

 5. Seja resiliente!

Lembre-se sempre: colhemos o que plantamos. A sua aprovação está te esperando; portanto, continue firme no seu propósito!

Conte com a equipe do G7 Jurídico para ajudá-lo nessa empreitada. Venha conhecer e estudar para concursos jurídicos  em um dos cursos do G7.

Por fim, seja paciente e enfrente com determinação as adversidades que surgirem ao longo do caminho.

 

Feliz Natal e um Ano Novo próspero!

 

LEIA TAMBÉM: Direito Constitucional: como se preparar de maneira eficaz para provas de concursos?

LEIA TAMBÉM: Como escolher um curso à distância para concursos jurídicos?

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This