4 macetes para concurso público: conheça!
Concursos

4 macetes para concurso público: conheça!

macetes para concurso público
Escrito por G7 Jurídico

Veja 4 macetes simples que te ajudarão a ter um bom resultado na prova mais esperada da sua vida

O sonho da carreira pública faz parte da vida de muitos brasileiros. É por isso que muitas pessoas que almejam passar num concurso público se dedicam muito no estudo para estarem bem preparadas para o certame.

Contudo, o que muitas vezes acontece com muitos concurseiros é o nervosismo tomando conta da situação e atrapalhando a concentração na hora da prova.

Trata-se de um grande problema mesmo. Afinal, esse é o momento de responder as questões com calma e atenção a partir de todo o conhecimento que adquiriu durante os vários dias/meses/anos de estudo.

Pensando nisso, separamos neste texto 4 simples macetes para concurso público que lhe permitirão ter um bom resultado na hora da prova mais esperada da sua vida. 

Continue a leitura e confira! 

Leia mais

Macete 1 – Passe o olho por toda a prova antes de começar 

Ao analisar rapidamente toda a prova, você passa a ter uma ideia geral dos conteúdos que serão abordados, o que acaba trazendo mais calma, pois a sua mente já começa a trabalhar para lembrar os conteúdos que foram estudados.

Mas, atenção:

Você só deve aplicar esse macete se estiver com tempo, caso contrário poderá se perder e prejudicar o seu resultado.

Uma boa dica é se atentar a apenas alguns enunciados para não perder tanto tempo vendo questão por questão, certo?!

Macete 2 – Elimine as alternativas

As questões de múltipla escolha são as que mais geram dúvidas devido às pegadinhas colocadas nas alternativas que acabam nos deixando incertos quanto à resposta certa.

Por isso, como macete, assim que identificar as respostas que estão totalmente erradas, já as elimine e risque da questão para ficar com menos alternativas para analisar.

Contudo, lembre-se: antes de eliminar qualquer alternativa, leia com bastante atenção para não excluir uma alternativa certa que passou despercebida. 

Macete 3 – Está com dúvida? Pule!

O terceiro macete é: a questão está confusa? Não sabe como responder naquele momento? Pule e passe para a próxima para não perder muito tempo. É melhor dar essa pausa para a mente e retornar à pergunta com outros olhos.

Lembre-se apenas de fazer um sinal na questão para não esquecer que ela não foi respondida e, ao terminar tudo, passar o olho por toda a prova para se certificar de que não esqueceu de responder nenhuma.

Macete 4 – Atenção às palavras que confundem

Os termos absolutos, como ‘sempre’ e ‘nunca’, as palavras ‘correta’ e ‘incorreta’ e a frase ‘todas as alternativas estão corretas’ são as que mais geram confusão na hora da leitura.

Devido à ansiedade e ao nervosismo na hora da prova, esses termos, quando a questão não é lida com atenção, passam despercebidos e fazem com que você escolha a alternativa errada ou responda a questão dissertativa fora do contexto esperado.

Por isso, é de extrema importância que você leia com cuidado a prova, pois esses são pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença em sua nota.

Outros macetes que podem ser aplicados

  1. Leia todas as alternativas antes de marcar a correta;
  2. Somente as questões totalmente verdadeiras são as corretas, verifique se não há algum termo que coloque em dúvida;
  3. Conheça bem a banca que aplicará a prova;
  4. Faça uma pequena revisão quando terminar a prova.

Você sabe como fazer uma boa prova? Clique no botão abaixo e confira 4 dicas fundamentais que preparamos para você!

COMO FAZER UMA BOA PROVA?

Não deixe o nervosismo e a ansiedade te atrapalharem

Sabemos que o nervosismo e a ansiedade sempre estão presentes na hora da prova. Isso é mais comum do que você imagina.

Contudo, por mais que isso esteja presente na realidade de muitos concurseiros, você não pode deixar que esses sentimentos atrapalhem o seu desempenho no momento mais esperado da sua vida, que já lhe exigiu tanta dedicação e estudo.

Por isso, para te ajudar e te provar que existem técnicas eficazes e capazes de controlar o nervosismo e a ansiedade que surgem na prova, separamos em um conteúdo exclusivo algumas dicas que te ajudarão a manter o controle.

Clique abaixo e descubra!

COMO MANTER O CONTROLE EM PROVAS DE CONCURSO?

Gostou dos macetes para concurso público que apresentamos neste texto? Conte nos comentários!

Veja também: [MINI REVISTA] Aprenda jogando com o G7 Jurídico!

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This