Dicas de Estudo

Dicas para obter nota 10 na redação

pessoa escrevendo redação
Escrito por G7 Jurídico
Banner

É importante, em todo esse processo, ficar atento ao tema, evitando fugir da proposta do enunciado, uma vez que este é um dos principais motivos para se descontar nota ou mesmo para eliminação.

 

Para quem está começando a se preparar para qualquer concurso voltado às grandes carreiras jurídicas, é normal haver a dúvidas sobre quais tipos de questões podem cair e se há redação na prova. Bom, na maioria dos concursos, como para cargos no Ministério Público, Tribunal de Justiça, Receita Federal, Defensoria Pública, Procuradorias e até para Polícia Civil e Federal, são realizadas provas dissertativas.

Ainda que estejam presentes em cursos preparatórios, vamos apresentar aqui algumas dicas importantes, que é para não se esquecer no momento da prova.

 

TIPOS DE TEXTOS

Primeiro é preciso estar atento aos tipos de textos existentes para, no momento da prova, saber o que o enunciado da redação está pedindo. O mais comum é o texto dissertativo.

Esse tipo de estrutura tem por finalidade expor a opinião sobre o assunto tratado, compondo um texto com argumentos bem estabelecidos a fim de convencer o leitor. Ele pode ser dividido de duas formas:

Dissertação-argumentativa: neste tipo de redação, opta-se por usar dados reais, sejam científicos, matemáticos ou informativos para sustentar sua defesa. Sua finalidade é persuadir o leitor a acreditar no que você tem a contar.

Dissertação-expositiva: aqui, diferentemente da argumentativa, a intenção não é persuadir, e sim expor, explicar e analisar fatos ao leitor. Da mesma forma, deverão ser usadas fontes e dados confiáveis para informar.

 

ESTRUTURA DA REDAÇÃO

Uma das partes que mais demanda atenção é a estruturação do seu texto. É indispensável que ele tenha introdução, desenvolvimento e conclusão e vamos te explicar o porquê:

 

Introdução

Como você deve ter percebido, no começo deste artigo há uma pequena introdução, apontando a temática e o que será desenvolvido ao longo dele. Na redação, você fará o mesmo, apresentando na sua introdução o tema do texto e os argumentos que você usará para desenvolvê-lo.

 

Desenvolvimento

Aqui você fará um detalhamento de tudo o que foi mencionado na introdução. A intenção é que você defenda sua ideia, baseando-a em dados e informações relevantes que devem convencer seu leitor.

Não há um tamanho específico para esta parte do texto, mas atente-se ao número de linhas e faça uma divisão bem-feita entre os argumentos. Opte por desenvolver tudo entre dois ou três parágrafos, mantendo um argumento para cada.

 

Conclusão

Talvez uma das partes mais difíceis de se definir, assim como a introdução, mas, assim como nela, você não deve fazer explicações, expor argumentos e desenvolver ideias. Esse é o momento em que você fará uma reflexão sobre o que foi apresentado e procurar oferecer uma solução para a problemática do texto.

É importante, em todo esse processo, ficar atento ao tema, evitando fugir da proposta do enunciado, uma vez que este é um dos principais motivos para se descontar nota ou mesmo para eliminação. Por isso, leia com atenção e entenda o que está sendo pedido na prova. Interpretação de texto é a sua principal ferramenta neste momento — além de ser indispensável para a maior parte das questões presentes no teste.

Preste atenção também na quantidade de linhas. Normalmente, ela fica entre 25 e 30, por isso desenvolva sua redação pensando nessa regra.

 

– LEIA TAMBÉM: Língua portuguesa e redação: matérias essenciais para a sua aprovação em concursos jurídicos

 

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO?

Agora que, na teoria, já sabemos como desenvolver uma redação, vamos a algumas dicas importantes para que seu texto seja nota 10:

  • Pesquise sobre a banca;
  • Confira temas já trabalhados em anos anteriores e quais os conteúdos específicos da prova;
  • Quais temas já foram abordados na redação e qual foi o tipo de texto (dissertativo-argumentativo, expositivo ou outros);
  • Leia bastante, independentemente de sua preparação jurídica, pois isso, além de lhe oferecer maior cultura geral, ajudará a desenvolver o seu vocabulário;
  • Durante as leituras, preste atenção em como são estruturados o texto e a distribuição de informações;
  • Estude sobre temas gerais e atuais.

 

Além de se manter atualizado, treine produção de textos com uma certa frequência. Isso fará com que você fique mais familiarizado com o formato de redação, sem contar que as pesquisas constantes aumentarão seu conhecimento e, da forma correta, desenvolverá melhor sua capacidade de memorização.

COMO FAZER UMA BOA PROVA?

Treine a produção de texto

Ao escolher um tema de redação de algum ano anterior, por exemplo, trace palavras-chave. Às vezes é possível que você encontre palavras dentro do próprio enunciado que vão ajudar no desenvolvimento do seu texto.

Depois disso, em uma folha em branco, jogue todas as ideias que você teve a respeito. Esse exercício de brainstorm vai te ajudar a seguir para o próximo passo: o “esqueleto” da redação, no qual você deve definir os argumentos a serem usados e como deverão ser distribuídos ao longo do seu texto, sempre respeitando a estrutura da redação e a quantidade de linhas.

Feito o esqueleto, se houver tempo, escreva a primeira versão. Ao final, leia o rascunho, faça as alterações que achar necessário e passe a limpo.

A ideia é que você consiga produzir os textos de forma mais rápida, estipulando o esqueleto, por exemplo, de forma mental durante a prova ou utilizando o menor tempo possível para anotar as informações necessárias.

Sejam elas as palavras-chave, o foco (justificar, apoiar, negar), os argumentos e ou a ordem com que seu texto será desenvolvido e finalmente apresentado.

 

Atente-se à língua e à linguagem

Durante o treino, se for preciso, pesquise sinônimos, antônimos, conjugação de verbos, e, também, sobre pontuação — onde e quando inserir vírgula, travessão, ponto e vírgula etc. Não deixe escapar nenhuma dúvida.

Em caso de estar em um cursinho preparatório, peça ajuda ao seu professor ou, em outros casos, peça o auxílio de algum amigo ou parente que tenha mais conhecimento a respeito das normas ortográficas.

Ao receber ajuda, atente-se aos erros para evitá-los e aos acertos para repeti-los e usá-los ao seu favor. E atenção: seu texto deve conter linguagem formal — o que não significa que deve ser rebuscada e cheia de preâmbulos.

Escreva da forma mais limpa possível, sem diminuir o nível de detalhamento que pretende passar.

No mais, tenha precaução em mais algumas coisas:

  • Use frases curtas e ordem direta: sujeito, verbo e complemento;
  • Evite gírias e expressões coloquiais;
  • Fuja do senso comum, pois isso denota insegurança e pouco conhecimento sobre o assunto para sustentar uma argumentação;
  • Se quiser evitar perder pontos, não ultrapasse o limite de linhas e margens;
  • Tenha empatia ao desenvolver o texto: como acha que seu leitor reagiria a sua redação? Lembre-se de que, nesse caso, são os examinadores da banca;
  • Antes da revisão, conclua as demais tarefas presentes na prova; seja responder o questionário ou passar as respostas para o cartão-resposta. Esse tempo será essencial para você se afastar do seu texto e fará a diferença na revisão;
  • E, falando nela, na revisão, confira se não está faltando palavras, se há coerência, homogeneidade, erros de pontuação e conjugação.

Tenha certeza de que seguindo esses passos você vai alcançar uma boa avaliação não só na sua redação, como pode obter sua tão esperada nota 10!

Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

– LEIA TAMBÉM: Métodos de estudo para concurso! Conheça 3!

– LEIA TAMBÉM: A importância de resolver exercícios durante os estudos

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This