Carreiras Jurídicas

As principais vantagens de ter um título de especialização em direito

estudante com livros e cadernos
Escrito por G7 Jurídico
Banner

A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu que capacita um profissional de determinada área já graduado e atualiza a sua formação, com certificação específica

Uma das principais preocupações quando chega a época de escolher uma faculdade é: qual curso/profissão devo perseguir? Raros são os casos em que não há dúvidas e essa escolha é o que pode definir muitas coisas na sua vida acadêmica e profissional.

Agora, com a escolha feita e seguindo o caminho do Direito, muitas portas podem se abrir. Seja para trabalhar como advogado ou seguir uma carreira como servidor público, é importante sempre se manter atualizado e continuar estudando.

Para isso existem as especializações e muitas podem ser as áreas de atuação. Contudo, você sabe para quê serve uma especialização?

QUERO CONHECER O G7

O que é especialização?

A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu que capacita um profissional de determinada área já graduado e atualiza a sua formação, com certificação específica. Diferente da graduação, a especialização confere habilidades técnicas específicas sobre uma área em particular, direcionada ao mercado de trabalho.

Qualquer pessoa graduada em bacharelado, licenciatura ou formação tecnológica em qualquer área de atuação profissional está apta a cursar a especialização, inclusive quantas vezes desejar.

Quais os tipos de pós-graduação?

É válido mencionar, também, que dentro das pós-graduações lato sensu, além da especialização, existe o MBA (Master in Business Administration), voltado à administração e gestão empresarial — uma forma de aprimorar as capacidades nessa área de atuação.

E também existe a modalidade de pós-graduação stricto sensu, em que se encontram o mestrado e o doutorado, com ênfase na formação de pesquisadores e professores de nível acadêmico.

 

Para quê serve uma especialização?

Destina-se a quem procura alcançar um conhecimento mais aprofundado em determinada área profissional. Essa busca por aprimoramento é essencial para quem quer encontrar um emprego melhor ou ascender profissionalmente na empresa em que já atua.

Afinal, a especialização lhe dá o benefício de se destacar no mercado, além de demonstrar dedicação com sua carreira, ambição de crescimento e compromisso com seu desenvolvimento e, ainda, da própria empresa.

 

Quando fazer uma especialização?

Como mencionado antes, a especialização é voltada a aperfeiçoar seus conhecimentos. Se já for atuante no mercado de trabalho, durante a especialização você terá a oportunidade de interagir com outros profissionais da área e, consequentemente, trocar ideias, experiências e gerar networking.

Aliás, se for atuante na área jurídica, a importância de especializações deve ser vista com bons olhos. Afinal, mudanças na legislação e jurisprudência podem ocorrer a qualquer momento e conhecê-las é essencial para manter uma boa atuação profissional.

Além do mais, você ganha destaque profissional entre seus colegas e clientes; se trabalhar em uma empresa ou escritório, suas chances de conquistar um melhor salário também crescem; e o reconhecimento tende a consolidar uma carreira de sucesso!

Por último, tenha em mente o que você deseja alcançar. Se quiser apenas aperfeiçoar seus conhecimentos e estudar com outros profissionais, a especialização é uma boa pedida. Se a ideia é aprofundar os estudos de forma mais acadêmica, a pós-graduação stricto sensu é a melhor opção. Agora, se seu intuito é assumir tarefas relacionadas à gestão e administração, o mais indicado é um MBA.

 

– LEIA TAMBÉM: Pós-graduação em Direito é no G7 Jurídico. Conheça nossos cursos

 

Quais são as especializações em Direito?

Existe uma gama de cursos de pós-graduação voltadas ao profissional do Direito. Listamos aqui alguns desses cursos. Confira:

  • Direito do Trabalho;
  • Direito Eleitoral;
  • Direito Privado;
  • Direito da Família e Sucessões;
  • Direito Administrativo e Gestão Pública;
  • Direito Penal e Processo Penal;
  • Direito Civil e Processo Civil;
  • Direito Agrário e do Agronegócio;
  • Direito da Criança e Adolescente;
  • Direito Ambiental e Urbanístico;
  • Direito Digital;
  • Direito Público;
  • Advocacia Corporativa.

É importante ter em mente a sua área de preferência para atuação na hora de escolher sua especialização, lembrando que é possível fazer mais de uma!

 

Especialização conta para concurso público?

Uma dúvida pertinente, não é mesmo? Quem escolhe fazer concurso público na área jurídica precisa saber que especializações podem, entre muitas vantagens, atualizá-lo e prepará-lo melhor.

Além do mais, a titulação de especialização conta pontos na maioria dos concursos públicos na fase de títulos e contribui na contagem de tempo de atividade jurídica, exigido por alguns concursos também, dependendo da carreira pública escolhida; sempre confira no edital do concurso para tirar suas dúvidas.

O candidato que possui especializações pode ter maior destaque entre os demais candidatos e pode, ao final, conseguir uma classificação melhor. Portanto, se essa é sua vontade, prepare-se o máximo possível para alcançar esse objetivo!

E, se você está procurando uma pós e um curso preparatório para concursos públicos, temos uma novidade para você!

 

Onde fazer pós-graduação e curso preparatório?

Aqui no G7 Jurídico, ofertamos dois cursos preparatórios que podem já contar como especializações. São eles: Anual (Intensivo I + Intensivo II) com possibilidade conjunta de pós-graduação em Direito Privado; e Magistratura e Ministério Público Estaduais com especialização em Direito Público. Há outras possibilidades, envolvendo alguns COMBOS e a tão desejada pós-graduação em ciências criminais.

Ou seja, além de estar apto para concursos, você terá em mãos novos conhecimentos e um título de especialista.

Os cursos são elaborados com base em valores importantes: temos conteúdos aprofundados, a maior carga horária do país, professores capacitados, ferramentas e metodologias de estudo modernas e atividades dinâmicas, buscando o aprimoramento e a alta performance do aluno.

Todos os cursos de pós-graduação oferecidos pelo G7 Jurídico são ofertados e certificados pela Faculdade de São Vicente – Unibr e possuem reconhecimento pelo MEC. As aulas são todas online, por Ensino à Distância (EAD), e o aluno recebe o certificado ao fim do curso, após a finalização de todas as matérias e a entrega do TCC.

As especializações possuem carga horária de 360 horas e podem ser concluídas em 12 meses.

Gostou do conteúdo ou tem alguma outra dúvida? Deixe um comentário!

Aproveite para aprender mais sobre o mundo dos concursos e confira nosso blog!

 

– LEIA TAMBÉM: Curso a distância (EAD) ou presencial? Saiba agora como escolher!

– LEIA TAMBÉM: G7 Jurídico é bom? Confira 4 vantagens de escolher os nossos cursos!

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This