O Direito está presente em várias obras da sétima arte! Os filmes para advogados são retratos de histórias em que o profissional tem presença marcante e decisiva no enredo, servindo como inspiração para quem é da área.
É sempre bom estar em contato com essas obras e poder acompanhar tramas que agregam conhecimento aos advogados. Colocar-se no lugar dos personagens e refletir como reagiria em situações semelhantes são formas lúdicas de exercitar os estudos.
Recentemente, os nossos seguidores recomendaram algumas obras importantes para advogados assistirem. Entre as sugestões, selecionamos as 3 melhores dicas para apresentar neste post. Continue a leitura e conheça esses filmes!
1. O Cabo do Medo (1991)
Dirigido por Martin Scorsese, o filme retrata a história de Max Cady (Robert De Niro), um estuprador que passou os últimos 14 anos na cadeia e culpa seu advogado, Sam Bowden (Nick Nolte), por isso. Max acredita que Sam tinha provas para que ele fosse absolvido, mas as reteve propositalmente.
Durante os anos na cadeia, o criminoso estudou temas como Direito e Psicologia e usa esses conhecimentos para buscar sua vingança contra o advogado e aterrorizá-lo. Tudo à base de jogos psicológicos e ações feitas dentro da lei.
Para persuadir e causar um caos na vida do advogado, Max utiliza questões como a infidelidade dele com a esposa e o início da sexualidade da filha adolescente. Durante a trama, Sam acaba se atrapalhando e comete erros dentro de sua própria área de atuação — o Direito.
O filme aborda bem a ética na profissão e como a vida pessoal tem relação direta com a competência de um advogado.
2. Tempo de Matar (1996)
O advogado Jake Tyler (Matthew McConaughey) é contratado para defender Carl Lee (Samuel L. Jackson), acusado de matar dois homens brancos e racistas que participaram do estupro e assassinato de sua filha de dez anos de idade, no estado do Mississippi, sul dos Estados Unidos.
O assassinato dos dois homens ocorreu justamente no dia em que foram ao tribunal receber as suas sentenças. Carl atira contra eles na entrada do julgamento, na frente de dezenas de policiais. Esse fato muda a trajetória do caso, e é aí que entra o advogado Jake Tyler.
Durante todo o filme, ele trava uma batalha épica para defender Carl de uma forma que convença os júris de que seu cliente agiu sob forte emoção, sendo incapaz de responder pelos seus atos.
O filme é uma verdadeira aula de defesa para os advogados criminais e mostra uma situação extrema: Tyler passa a ser perseguido por grupos racistas, tendo sua vida colocada em risco, mas precisando superar isso em prol da defesa de seu cliente e daquilo que julga ser correto.
3. Doze Homens e Uma Sentença (1957)
Uma obra antiga, mas muito valiosa entre os filmes para advogados, a trama conta a história de um jovem latino que está sendo acusado pelo assassinato de seu pai. O julgamento dele será feito por 12 jurados, que se reúnem em uma sala para decidir o veredito sobre o caso.
Entre os membros do júri, 11 tem certeza da culpa do acusado, enquanto apenas um crê que é necessária uma investigação mais profunda, inviabilizando a acusação do jovem e emperrando a decisão, que para a maioria era clara.
Para os advogados, a obra tem grande valor no sentido da interpretação da legislação, valorizando a importância desse aspecto diante de situações em que o caso pareça muito óbvio e praticamente resolvido. O filme deixa claro que o advogado precisa ter a argumentação como uma de suas principais ferramentas para alcançar o sucesso na carreira.
Assistir a essas produções é uma experiência muito enriquecedora, especialmente para quem ainda está iniciando na área jurídica!
Gostou dessas recomendações de filmes para advogados? Siga-nos em nossas redes sociais e tenha acesso a mais posts como esse! Facebook | Instagram | Twitter | Spotify