Você sabia que é possível cuidar de suas emoções, antes de fazer uma prova de concurso? Talvez, o principal cuidado seja controlar a ansiedade, pois ela pode prejudicá-lo caso passe do limite considerado aceitável.
Momentos decisivos causam muita tensão e isso é comum, claro. Mas você pode trabalhá-la para que ela seja deixada de lado antes e durante o exame. Não permita que nervosismo tome conta e coloque tudo a perder.
Como você costuma controlar a ansiedade na hora de prestar o concurso jurídico tão sonhado? Este post trará 4 dicas valiosas para você manter a calma e chegar tranquilo na prova. Continue a leitura e confira!
1. Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios físicos é uma dica para os dias que antecedem o concurso. Lembrar do desafio que você terá pela frente pode gerar ansiedade, o que afeta negativamente a sua confiança.
Por isso, e fundamental ter uma válvula de escape para essa pressão que nós nos impomos. A prática de exercícios ajuda a relaxar e a tirar o foco da prova naqueles momentos em que você pode abrir mão de pensar nela.
Além da questão emocional, realizar atividades físicas estimula o cérebro, melhorando o seu raciocínio. Com certeza, isso terá efeito no seu desempenho nos estudos e também no dia do concurso.
2. Observe a respiração
A ansiedade e o nervosismo são reações psicológicas a situações de pressão, especialmente para quem está prestes a fazer uma prova importante.
A respiração correta pode ter uma grande influência para que você ganhe mais concentração e, principalmente, fique mais relaxado e calmo. Com isso, terá mais foco e tranquilidade.
Caso se sinta nervoso no momento do exame, concentre-se somente no ar que entra e sai das suas narinas. Respire de forma bem profunda e lenta, levando duas vezes mais tempo do que em uma respiração comum.
Se preferir, feche seus olhos enquanto faz isso. Em alguns minutos, você recuperará sua tranquilidade e estará pronto para o desafio! Experimente!
3. Valorize os momentos de descanso
Ninguém saudável passa 24 horas pensando somente nos estudos. Isso não faz bem para a saúde física e mental. Por isso, programe-se para aproveitar suas horas livres.
Ocupar o tempo de descanso estudando ou pensando na prova causa uma enorme ansiedade, o que é prejudicial para você. Afinal, isso gera desconfiança acerca de seus próprios conhecimentos e, claro, muita insegurança.
Valorize esses momentos e não pense no concurso! Você pode passar o tempo dormindo, assistindo a filmes ou séries ou fazendo o que preferir.
Lembre-se que descansar é fundamental para recuperar as energias e voltar aos estudos com força total e muita disposição!
4. Planeje o uso do tempo durante a prova
O planejamento deve estar presente durante todo o processo de preparo para o concurso, principalmente no cronograma de estudos. E essa estratégia também é útil para definir o tempo gasto nas diferentes partes da prova.
Decida previamente o tempo que vai gastar em cada questão. Isso é possível pois você tem acesso ao número de questões no edital. Assim, calcule quantos minutos você terá para responder cada exercício e trabalhe em cima disso.
Isso ajuda a melhorar a gestão do tempo, evitando ter que correr contra o relógio conforme as horas vão passando. Essa situação costuma gerar ansiedade e fazer com que a capacidade de raciocínio caia, afetando negativamente o desempenho.
Aproveite essas dicas e se mantenha calmo e seguro na hora de prestar o concurso. Controlar a ansiedade é muito importante para que ela não interfira nas suas capacidades. Confie em você!
Gostou deste post sobre como controlar a ansiedade em provas de concurso? Então, curta nossa página no Facebook e fique bem informado!