Motivação

4 atitudes para fazer uma boa prova

fazer uma boa prova
Escrito por G7 Jurídico

Nesse momento, é importante que o nervosismo e a ansiedade não prejudiquem o seu desempenho durante o certame; confira algumas dicas que te ajudarão a manter a calma e a concentração

Tanto tempo de dedicação e estudo para, finalmente, chegar o dia da prova do concurso tão desejado. Nesse momento, é comum o nervosismo e a ansiedade aumentarem, mas é fundamental que eles não te abalem a ponto do seu desempenho ser prejudicado durante o exame. 

Para te ajudar a manter a calma e fazer uma boa prova, separamos neste texto 4 dicas infalíveis para que se tenha o melhor resultado. Continue a leitura e confira!

1- Leia com atenção cada questão

Ao ler as questões com bastante calma e atenção, você evita interpretações erradas que podem te prejudicar na hora de assinalar a alternativa correta. Por essa razão, é importante que tenha muita concentração para ler cada pergunta, mais de uma vez se preciso, para que não fique nenhuma dúvida. 

Se a prova for de múltipla escolha, avalie bem todas as alternativas. Se for dissertativa, formule com atenção a resposta que irá escrever. Uma dica é anotar ao lado da questão as informações que lembra e que te ajudarão a construir a resposta. O importante é manter a calma!

2- Vá direto ao ponto

Em provas dissertativas, principalmente, o ideal é que você seja claro e objetivo naquilo que quer passar, formulando uma resposta somente com o conteúdo necessário, sem redundâncias ou invenções para “parecer” mais completo. Lembre-se também de que ser simples e direto te poupará tempo (e do seu examinador, que tem centenas/milhares de outras provas para avaliar). Pense nisso!

3- Aproveite todo o tempo

Nada de fazer a prova correndo para terminar rápido. Essa atitude só prejudicará o seu resultado. A prova tem um tempo de duração ideal para que as questões sejam bem resolvidas. Então, aproveite bem cada minuto e leia com atenção e calma para compreender bem e responder corretamente. Se ao final ainda sobrar um tempinho, aproveite para revisar e corrigir o que for necessário. 

Ao final na prova objetiva, você precisará preencher o gabarito. Por isso, deixe um tempo específico para fazer isso de forma concentrada e evitar rasuras, incorrigíveis à essa altura. Lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição!

4- Tenha calma e concentração

Sabemos que o nervosismo e a ansiedade sempre aparecem nesses momentos. Afinal, foram horas de dedicação e estudo para que fosse possível obter o melhor resultado. Entretanto, você não pode deixar essas emoções te dominarem na hora da prova, para que o seu desempenho não seja prejudicado.

Tente manter a calma para, consequentemente, ter uma concentração perfeita na hora de resolver os exercícios. Para eventualmente obter mais confiança, comece pelas questões que têm mais facilidade; respire profundamente para relaxar; consuma alimentos leves; esqueça os outros candidatos; e, no dia anterior, procure apenas descansar. 

Recapitulando…

Para que tenha o melhor desempenho na prova do concurso que tanto almeja, vamos relembrar alguns pontos abordados neste texto que podem te ajudar:

  1. Leia com atenção cada questão da prova;
  2. Em prova de múltipla escolha, avalie bem todas as alternativas;
  3. Em prova dissertativas, formule com atenção a sua resposta;
  4. Vá direto ao ponto e não deixe as respostas redundantes;
  5. Aproveite bem todo o tempo, mas não se esqueça do gabarito ao final;
  6. Tenha calma e concentração para manter o foco;
  7. Esqueça os outros candidatos e respire profundamente para se manter relaxado;
  8. Tire o dia anterior à prova para descansar.

Gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Dicas para o primeiro concurso público

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This