Quem ingressa na carreira da advocacia sabe que estar atualizado é uma exigência do mercado. Mas é claro que às vezes os profissionais precisam de outros artifícios além dos livros e cursos para se manterem motivados. Nesse cenário, há ótimos filmes para advogados que cumprem com maestria o papel de entreter, relaxar e engajar os operadores do Direito.
No post de hoje, vamos citar 3 filmes clássicos que todo advogado precisa assistir. Acompanhe!
1. Erin Brockovich – uma mulher de talento
Um filme baseado em uma história real e conta a trajetória de Erin, uma mãe de três filhos, divorciada, falida e que começa a trabalhar no pequeno escritório de advocacia de Ed Masry para pagar uma dívida de 17 mil dólares.
Erin não era advogada e tampouco tinha estudo. Mas ao encontrar fichas médicas arquivadas em pastas de litígios imobiliários do escritório em que trabalha, começa a pesquisar o motivo pelo qual os moradores de uma cidade da Califórnia sofrem com várias formas de tumores e câncer.
Durante a investigação, ela descobre que uma empresa muito poderosa polui a água daquela região e esta é a causa direta das doenças. O pequeno escritório de Ed, mesmo podendo ser arruinado pelas grandes firmas de advocacia, decide assumir a ação milionária, que após um embate intenso, termina em um acordo no valor de 333 milhões de dólares para as vítimas da comunidade.
É um filme para advogados que estão no começo da carreira ou se sentindo desmotivado, pois passa uma mensagem sobre persistência e de acreditar em sua capacidade e talento.
Também ensina sobre humildade e a importância da interdisciplinaridade, pois mesmo Erin não sendo advogada, a sua descoberta e o seu senso de justiça foram essenciais para que o profissional da área pudesse exercer o conhecimento jurídico e a capacidade estratégica que um processo desse porte exige.
2. O Beijo 2348/72
Outro filme para advogados baseado em fatos reais, O Beijo 2348/72 conta a história de Lourival, trabalhador de uma empresa de tecelagem cuja demissão por justa causa foi baseada em um suposto beijo que ele deu em Catarina, sua colega de trabalho.
O título do filme é o número do processo trabalhista, que começa em 1972 e só é finalizado em 1976, quando o Tribunal Regional do Trabalho finalmente decide que um beijo não é motivo para justa causa. A empresa foi condenada a pagar ao protagonista uma indenização irrisória.
O longa é muito interessante pois aborda a demora do judiciário brasileiro e o que isso pode causar na vida de quem espera uma decisão. Lourival, após ficar desempregado, viveu de bicos durante os quatro anos do processo e, mesmo com uma decisão favorável, não viu a justiça ser feita.
Além disto, o filme também mostra a rotina da justiça do trabalho, as audiências, a postura dos advogados brasileiros, saindo um pouco do que estamos acostumados a ver no cinema Hollywoodiano, cuja realidade e sistema jurídico diferem do Brasil.
3. Advogado do Diabo
Este é mm filme clássico para advogados, com Keanu Reeves, Al Pacino e Charlize Theron no elenco. Conta a história de Kevin Lomax, um jurista brilhante, que acumula diversas vitórias em uma pequena cidade da Flórida. Pelo seu currículo impecável, a maior firma de Nova York se interessa e resolve contratá-lo com um excelente salário, diversos benefícios e propostas megalomaníacas.
Com isso, Kevin respira cada vez mais dinheiro, trabalho e sucesso e deixa de lado a sua vida pessoal. Sua esposa, ao se ver em um ambiente completamente diferente e sem a presença de seu marido, literalmente enlouquece.
O advogado do Diabo é um filme sobre ética, vaidade, limites, moral e dinheiro. Leva o profissional do Direito a se questionar se os fins justificam os meios, se a sua vida profissional está acima da pessoal e se ele está disposto a passar por cima de tudo e de todos para alcançar os seus objetivos. Vale a reflexão.
Gostou das nossas recomendações de filmes para advogados? Compartilhe este texto com seus amigos para que eles também aprendam e se divirtam muito com esses longas!
Por favor! e O Veridicto de Sidney Lumet com Paul Newman como advogado???
Inclui na lista! Ali está plasmada a dor e o prazer de se ser advogado!