De imediato, a maior diferença entre inspetor e investigador está no nível hierárquico. Saiba mais…
Se algum dia você pensou que não há diferença entre inspetor e investigador da Polícia Civil, saiba que se enganou.
Embora os nomes sejam parecidos, os cargos pedem competências específicas e suas funções práticas são exercidas de formas diferentes.
Para esclarecer suas dúvidas e se preparar corretamente para o respectivo concurso público, o G7 Jurídico preparou um texto completo sobre o assunto. Confira!
A Polícia Civil
A Polícia Civil, de modo geral, é a responsável pela parte investigativa, administrativa e processual da atividade policial no país.
Diferentemente da Polícia Militar, que realiza a parte de policiamento ostensivo, repressão de atos criminosos em flagrante, atendimento nas ruas, a Polícia Civil faz os trabalhos que requerem trabalho de investigação e conclusões mais complexas, como assassinatos ou roubos de grande porte não solucionados.
Quer se tornar um Delegado da Polícia Civil? Então estude com os melhores professores do Brasil!
CURSO | DELEGADO POLÍCIA CIVIL
Qual a diferença entre inspetor e investigador da Polícia Civil?
Basicamente, as funções são as mesmas nos dois cargos, porém com pequenas distinções.
De imediato, a maior diferença entre inspetor e investigador está no nível hierárquico. O inspetor encontra-se em uma posição acima do investigador.
Além disso, para ser inspetor, é necessário ter nível superior completo em qualquer área, enquanto, para ser investigador, a exigência vai até o ensino médio.
Na Lei n. 3.586/01, por exemplo, consta que as atribuições do investigador são de Operador Policial de Telecomunicações, Motorista Policial, Fotógrafo Policial e Carcereiro Policial, mas, no dia a dia, o exercício de ambos os cargos é semelhante.
Leia também: Concursos jurídicos em 2021: fique de olho em tudo o que vai acontecer neste ano!
O que faz um inspetor?
O inspetor é o agente de investigação e inteligência da polícia judiciária, que atua nos inquéritos policiais em apoio ao Poder Judiciário, com a finalidade de apurar a autoria e materialidade das infrações penais.
Entre suas principais atribuições estão:
- Lavratura de flagrantes
- Cumprimento de mandados de prisão ou busca e apreensão
- Operações policiais
- Atuação em grandes eventos
- Atividades relacionadas à segurança pública, em defesa da sociedade
O que faz um investigador?
O investigador de polícia possui uma função muito importante dentro da Polícia Civil. Os profissionais são subordinados aos oficiais e inspetores de polícia, integrando a área de investigação e prevenção de crimes.
São os investigadores que dirigem viaturas policiais da corporação, conduzindo e garantindo a segurança de autoridades, depoentes ou suspeitos. Devem também conservar estes veículos, de modo a estarem sempre à disposição do Estado para as atividades de combate ao crime.
Além disso, os profissionais também são responsáveis por executar, quando exigidas a especialidade e habilitação profissional, atividades envolvendo operações com diversos aparelhos de telecomunicações integrantes do sistema de telecomunicações de segurança, zelando por sua limpeza e conservação.
É possível estudar simultaneamente para ambos os cargos?
Sim! É possível estudar simultaneamente para o concurso de inspetor e investigador da Polícia Civil, pois as matérias são as mesmas.
Mas atenção: embora as matérias sejam as mesmas, muda o conteúdo programático inserido em cada uma delas e o número de questões da prova.