Carreiras Jurídicas

Carreiras jurídicas: como escolher a ideal? Descubra!

carreiras jurídicas
Escrito por G7 Jurídico

Confira algumas dicas que te ajudarão a escolher a carreira jurídica ideal para você

A carreira jurídica pública é uma excelente opção para quem se forma em Direito, sem dúvidas. Saber como escolher o concurso público ao qual se dedicar, em meio a tantas opções, é fundamental para o seu sucesso. Afinal, uma decisão pouco acertada pode adiar os seus planos de tranquilidade financeira e reconhecimento profissional.

Para uma estratégia eficiente de aprovação, além de fazer a escolha certa, é preciso ter um bom planejamento de estudos para sempre manter o foco e a determinação. Aqui, contar com a ajuda de um curso preparatório competente e objetivo pode ser o seu grande diferencial.

CONFERIR CURSOS G7

Carreiras Jurídicas: como escolher? 

O ingresso em alguma carreira jurídica pública, que ocorre por meio de concurso de provas e títulos, são permanentes. Existem diversos cargos que você pode optar, como:

    1. Advocacia Pública;
    2. Magistratura;
    3. Defensoria Pública;
    4. Promotor de Justiça;
    5. Delegado;
    6. Procurador do Estado;
    7. Ministério Público.

Leia Mais

 

Diante de tantas opções, fica até difícil definir a carreira jurídica para realizar o concurso público certo. Para te ajudar, neste artigo vamos enumerar alguns critérios importantes que te permitirão escolher a carreira jurídica ideal para você. Vamos lá!

Identifique se a carreira pública é realmente para você

É preciso que você entenda quais são as diferenças entre uma carreira pública e uma privada, principalmente sobre remuneração, crescimento, vantagens e desafios. 

Faça uma lista, elenque as vantagens e desvantagens, e avalie. Entenda todos os pontos e busque a solução que sempre te manterá motivado.

Determine a esfera de atuação

Um ponto fundamental na escolha da melhor carreira jurídica é a disponibilidade (ou não) de viver em outro Estado ou até mesmo a possibilidade de se deslocar com frequência.

Só que, para além da impressão imediata favorável, recomeçar a vida longe ou se deslocar o tempo todo pode ser difícil para pessoas tímidas ou apegadas ao cotidiano atual, bem como à família.

Se isso não é problema para você, o leque de oportunidades aumenta consideravelmente e, consequentemente, as suas chances de aprovação. 

De modo geral, a recomendação é que não se deve restringir as oportunidades ao seu Estado, salvo motivo justificável para tanto (ex: trabalho do cônjuge e etc). Tratando-se de cargo na esfera federal, você pode tentar pedir sua transferência posteriormente.

Ainda, a nota de corte em Estados um pouco mais afastados costuma ser sempre menor do que em Estados mais centrais do país, o que também possibilita você ser aprovado mais facilmente.

Conheça todas as áreas

Sabe todas as carreiras jurídicas que listamos acima? É importante que você conheça muito bem cada uma, como a atuação, o órgão, a remuneração e etc. Só assim você poderá identificar em qual dos cargos públicos o seu perfil mais se encaixa, contribuindo para a escolha do concurso.

Converse com quem já passou por esse momento

Existem muitas pessoas que já passaram pela mesma situação que você. Se conhece alguma, não hesite em conversar e buscar conselhos para esse momento de decisão. 

Questione como a pessoa decidiu pela carreira pública, qual foi o cargo escolhido, como chegou à decisão e quais foram as dificuldades, por exemplo. Conhecer a experiência de outra pessoa pode clarear a sua mente e te ajudar a ter a resposta que tanto procura. 

Pense também no que gosta

Além de considerar todos os pontos citados acima, você também deve pensar no que gosta. Qual cargo você sempre sonhou desde o início da faculdade? Quais assuntos tem mais afinidade?

Lembre-se de que o ingresso ao cargo é permanente e você precisa ter uma profissão que goste, que sinta prazer em realizar as atividades, certo?

Como se preparar para uma Carreira Jurídica?

Agora que você já conferiu todas as dicas acima e escolheu a carreira jurídica que pretende seguir, esse é o momento de começar a se preparar para os estudos!

Confira algumas dicas para essa nova etapa de sua vida de concurseiro.

Entenda que preparação é investimento

Um ponto fundamental para definir uma estratégia de estudos é o nível de concorrência do cargo. Para tanto, você deve analisar de forma realista seu nível atual de preparação e o quanto, em tempo e dinheiro, está disposto a investir no seu futuro.

Concursos para os cargos que apresentam maior remuneração e status exigem dedicação total por um tempo considerável, além de investimento sólido em obras para leitura e até mesmo num bom curso preparatório

QUERO CONHECER O G7

O ideal é fazer um curso que contemple todas as disciplinas exigidas no seu concurso. Uma estratégia desse tipo exige algum tempo de preparo, mas produz os melhores resultados.

Não hesite em repetir a mesma disciplina

Passar numa determinada prova de concurso público exige repetição de conteúdo. Não pense duas vezes em fazer cursos com o mesmo conteúdo, principalmente quando houver atualizações na lei/jurisprudência. 

Direito é uma área na qual a atualização constante faz parte do cotidiano, seja numa carreira pública, seja num escritório privado. Um curso de boa reputação, com professores especializados e experientes, faz toda a diferença nessa hora.

Esteja disposto a investir e determinado a aprender, mesmo que tenha que estudar o mesmo tema algumas vezes. 

Atualize-se sobre a jurisprudência

Os melhores concursos na área jurídica envolvem a exigência de conhecimento sobre decisões jurisprudenciais recentes. Procure blogs especializados e confiáveis que monitoram essas decisões, para não ficar perdido no momento da sua prova. 

A Semana de Atualização Jurídica do G7 também é uma excelente maneira de se atualizar sobre as recentes mudanças legais e jurisprudenciais referentes ao 2º semestre de 2019! São aulas com os professores mais renomados do país! Faça a sua inscrição gratuitamente!

FAZER INSCRIÇÃO

Não espere o edital ser divulgado

Alguns concurseiros acabam cometendo o erro de esperar sair o edital do concurso escolhido para iniciar os estudos. Não faça isso! Você pode começar a estudar antes da publicação. 

Busque pelo edital de concursos passados e veja o que foi cobrado pela banca. Assim, você já pode começar a estudar, sempre observando as atualizações que podem ter acontecido. Quando o edital sair, terá uma boa base e poderá focar ainda mais nas disciplinas. 

Leia Mais

 

Organize bem os estudos

Um estudo organizado e de qualidade envolve: roteiro, cronograma, ambiente adequado, materiais e complementos que permitem fixar o conteúdo. Temos diversos conteúdos que podem te ajudar em todos esses processos. Confira baixo:

Maneiras alternativas de estudar para concurso: escolha a sua!

Como criar um bom roteiro de estudos? Descubra!

Como criar um cronograma de estudos? Dicas!

Como fazer um bom resumo na hora do estudo?

A importância de resolver exercícios durante os estudos

5 dicas para você ter o melhor ambiente de estudo

4 dicas para memorizar leis e termos jurídicos

5 táticas de estudo para concurseiros

Como conciliar os estudos com a vida pessoal?

Será que grupos de estudo realmente funcionam?

Recapitulando…

  1. O ingresso numa carreira jurídica pública ocorre por meio de concurso de provas e títulos.
  2. Os cargos são: Advocacia Pública; Magistratura; Defensoria Pública; Promotor de Justiça; Delegado; Procurador do Estado; e Ministério Público.
  3. Para escolher a carreira jurídica é importante: identificar se carreira pública é para você; a esfera de atuação; conhecer todas as áreas; conversar com quem já passou por isso; e pensar no que você gosta.
  4. Para se preparar para o concurso, lembre-se de: investir nos estudos; retomar as disciplinas; atualizar-se sobre a jurisprudência; não esperar o edital para começar os estudos; e organizar-se bem.

Essas dicas te ajudaram? Já sabe qual carreira jurídica escolher? Conte nos comentários!

Leia também: G7 Jurídico é bom? Confira 4 vantagens de escolher os nossos cursos!

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This