Confira quais são as carreiras mais disputadas e descubra se a que deseja está na lista
O sonho de muitos estudantes e pessoas formadas em Direito é alcançar a carreira pública, principalmente pela estabilidade que ela proporciona. No Brasil, por exemplo, existem diversos concursos na área que se tornam a porta de entrada para essa oportunidade tão almejada, aliado, é claro, à dedicação e ao estudo. No entanto, é fato que existem aquelas carreiras que são mais cobiçadas pelos concurseiros de plantão, o que faz aumentar bastante a concorrência na hora da disputa.
Pensando nesse assunto, separamos neste texto as 4 carreiras jurídicas mais disputadas para você ficar por dentro! Continue a leitura e confira se a carreira pública desejada por você está na lista.
Polícia Civil
Uma carreira muito concorrida em concursos públicos é o da Polícia Civil. Um concurso da área pode apresentar cargos para diferentes profissionais, como:
- Delegado: coordena e supervisiona as operações;
- Escrivão: cuida do trabalho burocrático;
- Investigador: responsável pelas inspeções e operações policiais; e
- Perito Criminal: analisa o local dos crimes para a produção de provas técnicas.
Cada Estado é responsável pelo edital do concurso e pela definição das etapas de aprovação. Contudo, para se candidatar a um cargo na polícia civil é preciso: ser brasileiro; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; ter o CPF regularizado; curso superior completo; idade mínima de 18 anos (pode variar de acordo com o edital); aptidão física e mental; não ter antecedentes criminais; habilitação com categoria B, no mínimo; e vida pública e privada sem falhas.
É interessante destacar que para os cargos de investigador e escrivão é apenas necessário ter curso superior, independente da área. Já para delegado, a formação necessária é em Direito. O cargo de perito criminal aceita formações em: Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia, Farmácia e Bioquímica, Física, Fotografia, Geologia, Odontologia e Química.
Atenção! Após ser aprovado em qualquer uma dessas áreas, a pessoa passa por um curso de formação da própria Polícia, específica para o cargo que assumirá.
Magistratura
Como já sabemos, o Magistrado é o chamado Juiz de Direito, que pode exercer a sua função na Justiça especializada (Eleitoral, Trabalhista e Militar) ou na comum (Estadual e Federal). Todas as áreas de atuação apresentam concurso público próprio, exceto para Justiça Eleitoral, cujos cargos são ocupados, a primeira instância, por Juízes de Direito e, na segunda instância, por Juízes de Direito e Juízes Federais.
Os juízes atuam em fóruns e tribunais, o que varia de acordo com o grau de competência. De forma geral, as suas atuações envolvem:
- Estudar os autos dos processos;
- Proferir despachos, decisões e sentenças;
- Comandar audiências;
- Aplicar normas e princípios jurídicos; e
- Conduzir a unidade vinculada ao magistrado.
O ingresso ao cargo ocorre por meio de concurso público (provas e títulos) e a candidatura exige, principalmente: nível superior em Direito em unidade reconhecida pelo Ministério da Educação e três anos de atividade jurídica comprovada. Após a aprovação na esfera Estadual, o magistrado inicia na carreira de juiz substituto, tornando-se vitalício após dois anos de atuação.
Saiba mais detalhes do cargo clicando aqui!
Ministério Público Estadual e Federal
Com liberdade para posicionar-se de forma autônoma, o Ministério Público atua na defesa do interesse social, podendo tomar partido inclusive contra os interesses do governo e responsabilizar gestores e funcionários públicos quando ações ilegais são praticadas.
No âmbito estadual, a carreira no Ministério Público é a de Promotor de Justiça, podendo ser alçado ao cargo de Procurador de Justiça, após eventual promoção, atuando diante dos Tribunais de Justiça dos Estados. O Procurador-Geral de Justiça corresponde ao cargo chefe do Ministério Público Estadual.
Já no âmbito Federal, a atuação se dá no cargo de Procurador da República. Após promoção, o cargo passa a ser de Procurador Regional da República. O último cargo na esfera Federal é o de subprocurador-geral da República, sendo que o Procurador Geral da República, indicado pelo Presidente da República, é o chefe da instiuição.
Em todos os cargos iniciais da carreira no Ministério Público o preenchimento é feito por concurso público de provas e títulos.
Para o ingresso ao cargo tanto no Ministério Público Estadual, quanto no Federal, os requisitos básicos são: bacharelado em Direito, aprovação e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência na área jurídica de, pelo menos, três anos.
Defensoria Pública
A principal função da Defensoria Pública é prestar orientação jurídica e defender os necessitados em todos os graus. Também faz parte do cargo de defensor: promover a solução extrajudicial dos litígios por meio da mediação, conciliação e arbitragem para que a administração dos conflitos seja feita. Assim, cabe ao defensor trabalhar para as melhorias da sociedade em sua totalidade, ao representar pessoas com baixa condição financeira e em situações de desigualdade perante a lei.
A ascensão ao cargo ocorre por meio de concurso público que apresenta três fases: escrita, subjetiva e oral, nesta ordem. Além disso, os principais requisitos para a candidatura são: ter, no mínimo, dois anos de prática forense; estar inscrito na OAB; possuir formação em Direito; e ter aptidão física e mental para o cargo.
Saiba mais sobre o concurso para Defensor Público clicando aqui!
Preparação G7
O G7 Jurídico conta com diversos cursos para que a sua preparação para o certame desejado seja completa. São cursos para Magistratura, Ministério Público, Delegado, seja Federal ou de Polícia Civil, Defensoria Pública, Procuradorias (federal, estadual e municipal), Analista dos Tribunais e muitos outros. Clique no botão abaixo para conferir e prepare-se com os melhores professores do país!
E aí, a carreira que tanto almeja está nessa lista? Conte nos comentários!