Entenda as funções de um Promotor de Justiça, bem como todos os detalhes sobre o concurso público para o cargo
Se você pretende prestar um concurso para o cargo de Promotor de Justiça, esse texto é perfeito para você.
Aqui você irá conferir mais sobre a profissão, as funções do cargo e também todas as informações sobre o concurso para Promotor de Justiça. Vamos lá?
O Ministério Público
A Constituição Federal de 1988 conferiu ao Ministério Público brasileiro o caráter de instituição permanente e o status de função essencial à Justiça, uma vez que cabe a ele a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 129 da CF).
Dessa forma, o Ministério Público brasileiro é uma instituição ímpar no cenário mundial, desempenhando várias funções, tais como:
- Persecução criminal;
- Controle da Administração Pública;
- Tutela dos direitos do cidadão.
E, por tantas e importantes atribuições, o Ministério Público goza da estatura de garantia individual e, por conseguinte, do atributo de cláusula pétrea, nos termos do art. 60, § 4º, IV, da CF.
O Ministério Público (MP) é um órgão fiscalizador, autônomo e independente dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Como função, o MP deve investigar o poder público e privado, atuando até mesmo contra o próprio governo.
O Ministério Público Estadual
O Ministério Público possui duas divisões, que determinam o campo de atuação: Ministério Público da União e o Ministério Público dos Estados.
Responsável pela ordem jurídica e aplicação da lei, o Ministério Público Estadual está presente em todos os estados brasileiros, com autonomia própria. O órgão fiscalizador de cada estado atua em prol da comunidade em áreas como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos e várias outras.
E para que o órgão consiga fiscalizar todo o Estado, existe uma divisão do MP Estadual em comarcas.
As comarcas são sedes do MP em cada cidade ou região. O estabelecimento de uma comarca varia conforme a demanda de serviços e pelo tamanho do município. Assim, uma comarca pode atender uma única cidade ou fazer um atendimento regional.
Em cada comarca, estão os gabinetes dos promotores de justiça e a sede do Ministério Público de cada comarca, nos Fóruns Públicos.
O cargo de Promotor de Justiça
O Promotor de Justiça, também chamado apenas de Promotor, é o principal representante do Ministério Público (MP), atuando nas esfera estadual (MPE), assim como na justiça comum e também especializada.
Sua principal função é defender os interesses de toda a sociedade e dos cidadãos, sendo o responsável pela promoção e também pelo cumprimento da justiça, além de fazer com que os crimes contra a ordem social sejam resolvidos. Além disso, o Promotor detém independência funcional e uma série de atribuições institucionais e legais.
Na área criminal, o Promotor de Justiça é responsável por promover denúncias nos crimes de ação penal pública, ou seja, aquelas que tutelam os interesses da sociedade. Ele também fiscaliza as queixas-crimes propostas em ações penais privadas que, via de regra, tutelam interesses individuais e específicos de determinado cidadão.
Já na área cível, o Promotor atua tutelando os interesses sociais e individuais indisponíveis, ou seja, aqueles interesses que pertencem a toda a sociedade, como o meio ambiente, o patrimônio público e a saúde.
O Promotor de Justiça também deve tutelar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso vale para idosos, pessoas com deficiência, crianças, indígenas, quilombolas, vítimas de violência doméstica, racismo e homofobia, entre outras.
É interessante destacar que, ao ingressar no cargo, o primeiro nível da carreira é como Promotor de Justiça Substituto, suprindo as licenças e férias de outros promotores mais antigos.
Em relação à promoção, ela ocorre por antiguidade e/ou merecimento no cargo. Assim, o Promotor Substituto se torna Promotor de Justiça de entrância inicial, intermediária e final (essa classificação ainda está relacionada ao tamanho da cidade/comarca).
O que é preciso para ser um excelente Promotor de Justiça
Para assumir o cargo e ser um excelente Promotor, é interessante que a pessoa tenha algumas habilidade como, tais como:
- Capacidade de persuasão, para atuar diante do juiz;
- Boa argumentação;
- Excelente comunicação, tanto oral, quanto escrita;
- Compromisso com os interesses públicos;
- Forte personalidade;
- Seriedade.
O salário do Promotor de Justiça
Hoje no Brasil, essa carreira pública está entre as mais bem pagas. O salário médio nacional de um(a) Promotor(a) de Justiça é de 30 mil reais.
Além disso, somam-se alguns benefícios extras, tais como:
- Auxílio-alimentação;
- Gratificações;
- Auxílio-saúde;
- 60 dias de férias remuneradas por ano.
Entendeu agora o porquê desses concursos serem tão concorridos? Pois vejamos agora como se tornar um Promotor de Justiça.
O concurso para se tornar Promotor de Justiça
A carreira de Promotor de Justiça é uma das mais cobiçadas pelos jovens estudantes de Direito. Porém, o Ministério Público requer muita dedicação e estudo de quem deseja alcançá-lo.
O ingresso para o cargo de Promotor de Justiça ocorre por meio de concurso público de provas e títulos. Para isso, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos:
- ser brasileiro;
- bacharel em Direito;
- possuir 3 anos de comprovado exercício de atividade jurídica;
- se for homem, estar em ordem com o serviço militar;
- ser habilitado para nomeação de cargos públicos;
- não possuir antecedentes criminais discordantes com o exercício da função;
- ser aprovado no concurso público, exames médicos e psicotécnicos.
O concurso público para Promotor de Justiça é composto por cinco fases. Porém, vale destacar que, como cada Estado possui um Ministério Público, pode ser que haja regras diferentes em alguns deles.
Veja, a seguir, como funciona cada uma das fases:
- A primeira fase é composta por uma prova de questões objetivas, onde é preciso alcançar uma pontuação mínima E, ainda, estar entre os melhores colocados, cujo marco será dado pelo próprio edital do concurso em questão.
- Na segunda fase, são realizadas as provas discursivas sobre temas previstos no edital. Aqui também é realizada a prova prática, que pode ser a redação de uma petição, de um recurso, de um parecer e etc.
- A terceira fase também é eliminatória e classificatória. Aqui acontecem a investigação social, os exames para atestar a sanidade física e mental e exame psicotécnico.
- Na quarta fase é realizada a prova oral, eliminatória e classificatória, que tem como objetivo avaliar o conhecimento técnico do candidato de modo prático.
- Na quinta e última fase é feita a análise de títulos. Trata-se de uma fase meramente classificatória, não eliminatória.
Em razão de todas essas etapas, do alto volume de conteúdos cobrados e, ainda, de ser exigida uma nota mínima, o concurso para Promotor de Justiça é um dos mais difíceis do país. E, apesar de existirem milhares de cargos criados por leis, muitos ainda não foram efetivamente preenchidos, uma vez que os candidatos não atingem a nota mínima exigida pelos editais.
Como ser um Promotor de Justiça
Como se vê, é preciso muito estudo e dedicação, e um bom curso para carreiras jurídicas pode ser o grande diferencial, só ele poderá te orientar sobre como e o que estudar para concurso de Promotor de Justiça.
E a boa notícia é que você pode contar com nossos cursos para Promotor de Justiça na hora da sua preparação.
Temos um corpo docente extremamente qualificado e experiente que, com muito dinamismo, didática e interatividade, de forma aprofundada, organizada e sistemática, abordará as disciplinas fundamentais e essenciais à grande maioria das carreiras jurídicas.
Mais de 70 mil alunos já confiaram no G7, que hoje é referência no mercado de cursos preparatórios dos principais concursos do país.
Além das melhores videoaulas do mercado, disponibilizamos ainda ao aluno um conjunto de ferramentas de apoio como roteiros de estudos semanais, simulados objetivos acerca dos temas trabalhados em aula, app e canais de interatividade, que permitirão o exaurimento completo dos temas, bem como a avaliação de seu desempenho, de maneira mais leve e sofisticada.
Junte-se a nós e conquiste a sua tão sonhada vaga!