Entenda no que consiste o trabalho do advogado público, assim como os requisitos e disciplinas mais cobradas no certame
Se você pretende seguir a carreira de advogado público, mas ainda tem dúvidas sobre o cargo, quais são os requisitos para o certame e o que estudar para se sair bem na prova, atenção a este texto. Aqui, você poderá tirar todas as suas dúvidas. Confira!
O cargo
Na Constituição Federal de 1988, a advocacia pública é tratada como uma das Funções Essenciais à Justiça. Ela representa as figuras políticas, contribui para a formulação de políticas públicas, administração do Estado e desenvolve atividades em três partes: orientação, defesa e controle jurídico em defesa da União. Ainda, a advocacia pública trabalha com o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Nesta área, existem os advogados públicos do município, estado e da União, sendo também muito conhecidos como procuradores. Quando falamos na esfera federal, existe a Advocacia Geral da União (AGU), que rege a advocacia pública, sendo dividida em outras três carreiras:
- Os Advogados da União (defesa da União exceto na área fiscal).
- Os Procuradores da Fazenda (defesa da União na área fiscal).
- Os Procuradores Federais (defesa de autarquias e fundações federais).
Vale destacar ainda que, os princípios da Advocacia Pública segundo o artigo 37 da Constituição Federal, baseia-se em: legalidade, impessoalidade, eficiência, moralidade e publicidade.
Concurso público para o cargo
O início da carreira de Advogado Público é feita mediante concurso. Para isso, é preciso seguir alguns requisitos importantes como: ser bacharel em Direito, possuir registro na Ordem dos Advogados (OAB), além de ter dois anos de atividade jurídica comprovadas.
Entre as disciplinas mais cobradas em concursos públicos para o cargo e que necessitam de domínio para as provas do certame, é possível destacar:
- Direito Constitucional;
- Direito Tributário;
- Direito Administrativo;
- Direito Processual Civil.
Agora, para se preparar muito bem e conquistar a tão sonhada carreira pública, é fato ser necessário muita dedicação e estudo. Para isso, o primeiro passo é conhecer muito bem o edital do concurso e saber todos os requisitos e disciplinas a serem estudadas. A partir disso, é interessante que você siga os demais passos:
- Crie um cronograma de estudos;
- Escolha o melhor curso preparatório;
- Assista vídeo aulas;
- Leia tudo o que for necessário para complementar o estudo;
- Treine muito antes da prova;
- Faça bons resumos;
- Revise sempre que possível;
- E claro, descanse.
Para te ajudar, o G7 Jurídico conta com excelentes cursos preparatórios, ministrados por renomados professores da área. Clique aqui e confira todos os cursos do G7!
Pretende prestar concurso para essa área do direito? Conte nos comentários como está sendo o seu preparo!