Fixar bem as leis e os termos jurídicos é essencial para se sair bem na hora da prova; confira algumas técnicas para tornar a memorização mais fácil
O Direito possui diversas leis, códigos, termos e normas, cobrados constantemente em diversos certames. Conhecer, entender e memorizar bem todos esse conteúdos é uma tarefa indispensável para quem quer se sair muito bem em um certame e executar com excelência o cargo escolhido.
Entretanto, devido à grande quantidade de assuntos que precisam ser estudados para um concurso jurídico, a tarefa de memorização se torna um pouco mais complicada, principalmente se não há uma organização de tudo o que precisa ser estudado.
Pensando nisso, separamos neste post 4 dicas que te ajudarão muito a memorizar leis e termos jurídicos, permitindo que o seu estudo seja mais proveitoso. Siga com a leitura e confira!
1- Escreva cartões
Faça cartões e escreva os conteúdos que acha mais importante e que possui mais dificuldade de compreensão e memorização. Coloque perguntas e explicações de forma que a lei ou o termo descrito se torne mais fácil de ser compreendido. Deixe os cartões ao seu alcance e, durante o dia, de acordo com a sua disponibilidade, vá lendo e memorizando os conteúdos. O ideal é fazer isso com recorrência e persistência.
2- Grave a explicação e a escute
Outra boa maneira de ajudar na memorização é ir gravando com a sua voz a explicação do termo ou lei que está estudando, para ouvi-la várias vezes durante o momento de estudo. Assim, você começa a pegar mais intimidade com o assunto, facilitando a fixação. O legal é fazer isso para todos os conteúdos!
3- Faça simulados
Colocar em prática o que está estudando lhe permite verificar as maiores dificuldades que possui e quais conteúdos já têm mais afinidade, além de evitar o tão conhecido “deu branco” na hora da prova. Por isso, faça simulados e verifique se o seu desempenho em relação aos conteúdos referentes às leis e termos jurídicos está positivo.
4- Ensine o que aprendeu
Mais uma forma eficiente de fixar tantas leis e termos é ensinando para as outras pessoas tudo o que aprendeu. Para isso, junte alguns amigos também concurseiros e monte um grupo de estudo, de modo que cada um fique responsável por uma parte do conteúdo para repassarem no encontro tudo o que foi compreendido.
Que tal testar os seus conhecimentos jurídicos? Baixe gratuitamente a Mini Revista – Aprenda Jogando com o G7 Jurídico e avalie se está se saindo bem nos estudos! Cliquei aqui para acessar o material!
E aí, já coloca algumas dessas técnicas de memorização em prática? Conte-nos como tem sido a sua experiência!