Dicas de Estudo

Trabalhando muito? 3 dicas para passar em concurso mesmo assim!

Trabalhando muito? 3 dicas para passar em concurso mesmo assim!
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Como cada pessoa tem sua própria realidade, é com base nela que você deve planejar seus estudos. É muito comum ver candidatos que buscam dicas para passar em concurso jurídico mesmo tendo que conciliar trabalho e preparação para a prova. Esse também é o seu caso?

Todo esforço é válido para realizar um grande sonho e o percurso até a aprovação pode ficar mais fácil com a adoção de novos hábitos, que vão deixar a rotina dupla mais tranquila e eficiente.

O post a seguir traz 3 dicas para você conseguir se manter focado nos estudos, mesmo precisando conciliá-los com outras tarefas. Acompanhe a leitura e confira!

1. Ambiente adequado: harmonia para estudar

A concentração é fundamental na hora de se dedicar aos estudos. E ela só vem quando o ambiente está em perfeita ordem, sem ruídos, conversas ou outros fatores que atrapalham a atenção. Busque sempre passar estudar nesses lugares.

Mas, como nem sempre a nossa casa é um local tranquilo, vá para uma biblioteca, um espaço de coworking ou, até mesmo, a moradia de parentes. Se apenas um cômodo da sua residência é mais barulhento, escolha outro espaço em que você não será incomodado.

2. Neurociência: importante técnica de memorização

A dedicação aos estudos é fundamental, entretanto, esse esforço precisa estar combinado a técnicas que ajudem você a memorizar os conteúdos com mais eficiência. 

A neurociência é uma grande aliada para uma boa memorização do conteúdo. Sua teoria está baseada em quatro pilares: contato, compreensão, prática e novo contato.

Contato

Tal pilar está relacionado ao contato diário com o conteúdo que vai cair na prova por meio de materiais adequados. Em outras palavras, trata-se realmente do estudo em si quando feito com empenho.

Compreensão

A compreensão é uma extensão do contato. Afinal, de nada adianta o contato se não houver um entendimento do conteúdo. As horas de estudo devem realmente proporcionar a assimilação da matéria. Cobre-se constantemente em relação a isso, ok?

Algumas atitudes interferem positivamente para atingir o entendimento, como a concentração, a proatividade, a condição física e a alimentação adequada. Sono e fome são inimigos da compreensão do conteúdo.

Prática

A teoria contém tudo que você precisa executar. No entanto, só com a mão na massa você saberá se, de fato, aprendeu 100% do conteúdo. Faça fichamentos, resumos e destaque trechos relevantes em apostilas e livros.

Para ter o máximo de rendimento na parte prática, busque provas do concurso de anos anteriores e as refaça.

 


Novo contato

Trata-se da revisão do conteúdo que você estudou, compreendeu e praticou. Ele funciona como o fechamento de um ciclo. Planeje-se para revisar tudo o que já aprendeu até a véspera da prova.

3. Curso flexível: uma das principais dicas para passar em concurso

Os cursos preparatórios são grandes aliados dos alunos, porque fornecem conteúdo relevante ensinado por professores que conhecem muito bem as provas.

Entretanto, o tempo para se dedicar às aulas pode ser um problema para quem precisa trabalhar. Por isso, pesquise os cursos que tenham aulas em horários flexíveis ou online.

Atualmente, os principais cursos oferecem diferentes opções de estudo, já que cada candidato tem um tipo de rotina. Invista em um preparatório que seja o mais adequado para você.

E, claro, não desista de estudar para o concurso dos seus sonhos por precisar trabalhar também. Seu esforço vai valer a pena!

Siga essas 3 dicas para passar em concurso e garanta o seu sucesso!

Você conhece mais alguma dica para ajudar quem trabalha muito a passar em concurso? Comente aqui no post!

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This