Magistratura

Quanto ganha um Juiz de Direito? Descubra porque essa é uma carreira tão cobiçada

Escrito por G7 Jurídico
Banner

Pensando em prestar um concurso para Juiz de Direito, mas gostaria de saber mais sobre a carreira e, principalmente, quanto ganha esse profissional? Pois então, confira este nosso novo conteúdo e tire suas dúvidas sobre essa carreira tão desejada por estudantes e bacharéis de Direito de todo o país. 

Boa leitura e bons estudos! 

O Juiz de Direito 

O Juiz (do latim iüdex –dícis, significa “aquele que diz o direito”), é aquele cidadão investido no poder de exercer a atividade jurisdicional, julgando os conflitos de interesse que são submetidos à sua apreciação.

O Juiz é membro do Poder Judiciário e, na qualidade de Administrador da Justiça do Estado ou da União, é o responsável por declarar e ordenar o que for necessário para tornar efetiva a tutela jurídica.

Os Juízes integrantes do Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho, recebem o título de Desembargadores. Por sua vez, os Juízes que compõem o Supremo Tribunal Federal ou os Tribunais Superiores recebem o título de Ministro.

Como se tornar um Juiz 

A carreira de Juiz é uma das mais cobiçadas pelos jovens estudantes de Direito. Porém, a magistratura requer muita dedicação e estudo por quem deseja alcançá-la. 

Para concorrer a uma vaga de Juiz de Direito é necessário possuir experiência mínima comprovada de 3 anos exercendo atividade jurídica, segundo o disposto na Emenda Constitucional nº 45/2004. 

O processo de habilitação para a magistratura não é rápido. Contando que o estudante de Direito conclua seu bacharelado no período de 5 anos e considerando os 3 anos de experiência jurídica que são exigidos, o tempo mínimo até estar apto para o concurso de Juiz de Direito é de 8 anos. 

E, se passar em um concurso público não é uma tarefa fácil, quando falamos de um concurso público para a magistratura isso pode parecer ainda mais complicado. 

O concurso para a magistratura 

O concurso público para a Magistratura envolve diversas etapas;  provas objetiva, discursiva, prática de sentença cível e penal e prova oral Além disso, existe ainda a prova de títulos. 

Em razão de todas essas etapas, do alto volume de conteúdos cobrados e, ainda, por ser exigida uma nota mínima, o concurso para Juiz é um dos mais difíceis do país e, apesar de existirem milhares de cargos criados por leis, muitos ainda não foram efetivamente preenchidos, uma vez que os candidatos não atingem o mínimo exigido pelos editais. 

Para se ter uma ideia, no último concurso para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, dos 23.122 inscritos no certame, somente 86 candidatos foram aprovados na quinta e última etapa. Somando a ampla concorrência e os cotistas, foram convocados para a segunda etapa um total de 1.594 candidatos. 

Já dos 1.334 candidatos que realizaram o exame da segunda fase, foram aprovados para a terceira etapa somente 123. Já para a prova oral, somente 118 candidatos foram chamados, e por fim sobraram 86 que realizaram a avaliação de títulos e fizeram parte da classificação final. 

Assim, como se vê, é preciso muito estudo e dedicação, além, é claro, de se preparar com um bom curso para carreiras jurídicas

O salário do Juiz de Direito

Hoje no Brasil, a profissão de juiz está entre as mais bem pagas. O salário em entrância inicial é de aproximadamente R$ 26,500.00 mensais e pode chegar a até R$ 39 mil reais, o teto estipulado para o cargo. 

Além disso, somam-se alguns benefícios extras, tais como:

    Auxílio alimentação;

    Auxílio saúde;

    Auxílio pré-escolar para filhos com até cinco anos de idade;

    Ajuda de custo para mudança de domicílio devido ao cargo;

    Auxílio funeral;

    Abono de permanência pago quando o juiz já poderia ter se aposentado, mas continua trabalhando;

    Gratificação por exercício cumulativo pago a juízes que acumulam mais de um cargo;

    Auxílio educação para pagar a escola dos filhos;

    Gratificação natalina;

    Auxílio natalidade;

    Férias de 60 dias por ano;

    Verba para compra de livros.

Entendeu agora o porquê dos concursos para Juiz serem tão concorridos?

O que mais é preciso saber antes de procurar um curso para Juiz de Direito 

 

Muitos se surpreendem com todos esses itens e procuram um curso para Juiz de Direito pensando em ter um bom salário. No entanto, deve-se levar em consideração a responsabilidade e volume de atribuições e processos que fazem parte da vida de um Juiz de Direito.

Não se trata de uma carreira comum. É preciso muita dedicação e estudo permanente, uma vez que o Juiz deve acompanhar de perto os avanços e necessidades da sociedade em que vive.

Para ser um bom Juiz, além de se preparar com um bom curso para carreiras jurídicas, é necessário, acima de tudo, muita vocação e entusiasmo para o trabalho.

E aí, vai encarar o desafio? Se sim, conheça os cursos do G7 Jurídico. Contamos com a maior carga horária do mercado e com o melhor corpo docente, indispensáveis para uma preparação em alto nível e grande competitividade.

 

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This