Esclareça algumas dúvidas recorrentes sobre concursos públicos e descubra de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade
Por mais que concursos públicos aconteçam várias vezes por ano, em áreas diferenciadas, ainda surgem diversas dúvidas por parte de quem pensa em prestar um certame e garantir a vaga na carreira pública. Neste texto, iremos esclarecer algumas dessas dúvidas recorrentes, mostrando o que é MITO e o que é VERDADE no mundo dos concursos públicos. Vamos lá?
Pessoas com mais de 50 anos não podem prestar concurso público
MITO! Essa regra vale apenas para os concursos que exigem esforço físico em que exigem a idade máxima de aproximadamente 30 anos. Nos demais concursos, não há limite de idade, sendo que os candidatos com mais de 50 anos representam boa parte público.
Concursos podem ser realizados em ano eleitoral
VERDADE! Se as regras e prazos forem respeitados corretamente, não há motivos para proibir a realização do concurso em ano eleitoral. O que não pode ocorrer é a nomeação de servidores.
Eu só preciso estudar o que não sei
MITO! Você precisa estudar tudo o que está sendo exigido no edital do concurso escolhido. Por mais que você tenha muito conhecimento em determinados assuntos, não deixe de dar uma boa revisada em todo o conteúdo. Afinal, pegadinhas podem acontecer e você pode se perder na hora de resolver uma questão. Por isso, estude e revise tudo, quantas vezes você puder.
O G7 tem alguns conteúdos que abordam dicas de estudos interessantes que podem te ajudar a memorizar e manter o foco. Acesse abaixo!
5 dicas para você manter o foco nos estudos
4 dicas para memorizar leis e termos jurídicos
5 táticas de estudo para concurseiros
A cor da caneta pode me eliminar no certame
VERDADE! Pode parecer uma bobeira, mas a cor da caneta pode te eliminar sim do concurso público tão almejado. Muitos candidatos acabam não prestando atenção neste detalhe, que é tão importante. Se a banca exigiu que a cor utilizada na prova seja preta e você acabou utilizando uma caneta azul para resolver as questões, é bem provável que a sua prova nem seja corrigida por conta desse detalhe simples.
Todo concurso é igual
MITO! Por mais que o concurso seja na mesma área, cada um apresenta suas especificidades, de acordo com a banca examinadora ou mesmo com a instituição organizadora. Ou seja, cada um apresenta disciplinas específicas cobradas, edital exclusivo, processo de seleção distinto e exigências próprias. Por isso, nada de estudar as mesmas disciplinas para concursos diferentes. O primeiro passo, ao fazer a sua inscrição no certame, é ler por completo o edital.
Portadores de necessidades especiais precisam apresentar laudo médico
VERDADE! Alguns concursos exigem isso ainda na inscrição, outros apenas após a convocação para posse dos aprovados. O laudo entregue pelo candidato passa por avaliação da equipe médica presente na banca examinadora do certame.
Quem tem nome sujo não pode prestar concurso público
MITO! Antigamente, havia sim essa restrição em concursos públicos, devido à cláusula na CLT que proibia a contratação de pessoas que estivessem com o nome sujo. No entanto, essa cláusula caiu em 2010 e essa restrição passou a deixar de existir nos certames.
Ter parentes trabalhando no mesmo local pode impedir a nomeação
VERDADE! Essa é uma vedação existente para combater o nepotismo, que é o favorecimento de parentes, ainda que de forma cruzada, no lugar de pessoas mais qualificadas. Diante disso, essa se tornou uma regra geral e a pessoa que possui um parente de até segundo grau no mesmo local para qual foi nomeado, não poderá assumir o cargo, mesmo após a aprovação no concurso, a depender das circunstâncias de chefia e subordinação.
Para se preparar de verdade para um concurso público, não se esqueça de escolher um curso do G7 Jurídico! Conteúdos atualizados, ministrados pelos profissionais mais renomados do país! Saiba mais aqui!
Ainda tem alguma dúvida sobre concursos públicos? Deixe aqui nos comentários!