Pensando em se tornar um Delegado da Polícia Civil? Então confira agora mesmo como funciona o concurso para Delegado, o que cai na prova, quem pode fazer concurso para Delegado e, principalmente, como funcionam e quais são as etapas do concurso.
Saiba tudo o que você precisa para conquistar esse cargo tão desejado. Boa leitura e bons estudos!
O Delegado da Polícia Civil
Se tornar um Delegado da Polícia Civil é o sonho de muitos concurseiros. E não é para menos…afinal se trata de uma excelente carreira.
Muitos pensam que para o concurso para Delegado tem que ter carteira da OAB, mas isso não é necessário. Para concorrer ao cargo o candidato deve ter nível superior em Direito, ou seja, os candidatos aprovados deverão apresentar, na data da posse, o diploma devidamente registrado e emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
Um Delegado da Polícia Civil exerce a sua função no âmbito estadual, investigando os crimes e suas autorias na sua respectiva lotação. Ele é responsável por uma delegacia, conduzindo as investigações, colhendo provas, realizando a gestão e desempenhando também questões administrativas, como por exemplo, a emissão de carteiras de identidade.
Esse profissional deve ter coragem, bom senso e, claro, muito conhecimento técnico para o adequado exercício de todas as suas funções. Autoconfiança, autocontrole, boa comunicação e equilíbrio emocional também são qualidades desejadas para o cargo.
Outra dúvida frequente entre os concurseiros é qual idade limite para prestar concurso para Delegado. No entanto, nos últimos editais encontramos apenas uma idade mínima para ingresso, sendo ela de 18 anos.
No mais, é preciso possuir CNH categoria B e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais. Em alguns Estados ainda pode ser necessária a comprovação de experiência mínima de três anos como policial ou de alguma outra atividade jurídica.
O ingresso no cargo é feito por meio de concurso público que, por sua vez, acontece em várias etapas.
As etapas do concurso para Delegado da Polícia Civil
O concurso público para Delegado apresenta seis etapas até a aprovação completa e essas etapas são as seguintes:
1. Prova objetiva
Esta primeira etapa corresponde à conhecida prova de múltipla escolha, apresentando de 80 a 100 questões objetivas sobre os conteúdos jurídicos previstos no edital do concurso.
Em regra, o que cai na prova de Delegado Civil são as seguintes disciplinas:
- Direito Penal
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Processual Penal
- Legislação Penal Especial
Alguns concursos podem cobrar ainda Criminologia e Medicina Legal.
Trata-se de uma etapa classificatória, que considera as melhores pontuações.
2. Prova escrita
Esta etapa tem como objetivo analisar os conhecimentos jurídicos do candidato, bem como a qualidade da produção textual, a organização de ideias e as habilidades argumentativas.
Em alguns Estados pode ser solicitada ainda a produção de uma peça prática.
3. Aptidão física
Nesta etapa serão avaliados a preparação física e o condicionamento de cada candidato.
O teste é composto por quatro avaliações:
- Barra fixa;
- Impulsão horizontal;
- Natação;
- Corrida.
No entanto, as exigências variam de acordo com o sexo dos candidatos.
Nesta etapa também será realizado um exame médico e psicológico, com cunho exclusivamente eliminatório.
4. Investigação social
Na quarta etapa do concurso para Delegado Civil, é feita uma investigação social, que consiste na análise de toda a vida pregressa do candidato.
Será avaliado se existem antecedentes criminais ou outra atividade que pode comprometer ou impedir o exercício do cargo de Delegado da Polícia Civil.
5. Prova oral
Aqui o objetivo é avaliar as habilidades discursivas do candidato, bem como seu domínio sobre conteúdos jurídicos, seu raciocínio, o uso correto da linguagem e habilidade de argumentação.
Na prova também será necessário expor as razões pelas quais o candidato deseja atuar na segurança pública.
6. Prova de títulos
Por fim, chegamos na sexta e última etapa, onde serão avaliado os títulos dos candidatos, ou seja, será feita uma análise da sua vida acadêmica, cursos realizados e suas experiências profissionais.
Os critérios de avaliação são:
- Diplomas, incluindo doutorado, mestrado ou especialização;
- Tempo de serviço na área;
- Exercício em algum cargo público em carreiras policiais.
Esta é uma etapa de cunho unicamente classificatório.
Vai prestar concurso para Delegado Civil? Prepara-se com o melhor curso para Delegado do mercado
Como você viu, o concurso para Delegado Civil não é algo simples, exige dedicação e muito estudo. Por isso mesmo, se preparar com nosso curso para Delegado é a melhor opção.
O curso Delegado Civil tem tudo aquilo que você precisa para alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso curso, além de conter um corpo docente extremamente qualificado e experiente, conta com aulas expositivas, alicerçadas na análise aprofundada da doutrina e da mais atual jurisprudência, focando no perfil das principais bancas examinadoras.
Além disso, disponibilizamos roteiros de estudos semanais, simulados objetivos acerca dos temas trabalhados em aula e canais de interatividade, que permitirão o exaurimento completo dos temas, bem como a avaliação de seu desempenho.
O curso oferece 147 (cento e quarenta e sete) aulas, com duração aproximada de 2 horas cada (algumas com 2 horas e 30 minutos), sendo elas divididas em 4 blocos de 30 minutos.
Não perca mais tempo, acesse o site do G7 JURÍDICO e encontre conteúdos completos, profissionais renomados e um método moderno e atualizado para que você tenha sucesso em qualquer concurso para Delegado Civil do país.