A graduação permite a escolha pelo curso a distância (EAD) ou presencial. Cada uma dessas modalidades de ensino tem suas particularidades, mas sempre atendendo perfeitamente ao que estudante precisa em relação ao conteúdo.
Cada um desses métodos tem suas vantagens e também os pontos que podem desfavorecer alguns estudantes. O interessante é analisar os dois e, assim, concluir qual se adequa melhor a sua realidade. Então, vamos fazer isso juntos?
O post a seguir trará tudo que você precisa saber para decidir entre curso EAD ou presencial. Continue a leitura e confira!
Como funciona o curso presencial?
O curso presencial é o mais escolhido, com uma larga margem de vantagem. Ele costuma estar entre as decisões de quem tem horários bem definidos e consegue estar presente em uma instituição, ou até mesmo para quem acabou de sair do ensino médio e não precisa ainda se dedicar a um trabalho.
Para quem foi aprovado no vestibular público ou federal, o curso presencial também é a opção principal e, muitas vezes, a única. Nessa modalidade o estudante tem toda a estrutura da universidade à disposição, assim como outros pontos positivos.
Os prós e contras
Um dos principais pontos positivos do curso presencial é o contato direto e pessoal com os professores.
Essa é a melhor forma de tirar dúvidas sobre dos assuntos lecionados, além de poder participar de uma discussão acerca dos temas, algo que é muito importante no desenvolvimento do conhecimento do aluno.
Outro ponto positivo é o contato com novas pessoas, algo que nunca deve ser desconsiderado. Fazer novas amizades e aumentar sua rede de contatos é fundamental, tanto para a vida pessoal, quanto para a parte acadêmica e também profissional. O networking tem grande relevância para o mercado de trabalho.
Os pontos negativos são o deslocamento necessário, o custo maior, já que esse método tem uma mensalidade bem mais cara, além da questão de horários, tendo em vista que há pouca flexibilidade e obriga os estudantes a se desdobrarem para estarem disponíveis para a faculdade.
Como funciona o curso EAD?
O método de ensino a distância surgiu como uma grande ferramenta de inclusão para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos de uma maneira presencial, já que isso demanda maiores esforços e também mais custos e despesas.
O último Censo da Educação Superior, feito em 2015, apontou que o EAD teve um crescimento de 3,9%, diante de 2,3% em relação ao método presencial. Esse dado mostra que cada vez mais há uma aceitação por parte da população, e o aumento das matrículas está associado a uma série de fatores.
A plataforma de EAD busca oferecer ao estudante tudo que ele precisa para se desenvolver diante do ensino, dentro de um ambiente on-line. As aulas são bem explicadas por meio de vídeos, os alunos têm espaços para tirar dúvidas e possuem acesso integral a conteúdos sobre as disciplinas.
Os prós e contras
Assim como o ensino presencial, o EAD tem suas vantagens e desvantagens.
O principal ponto positivo é o custo das mensalidades, significativamente menor do que o método tradicional de ensino superior. As despesas também são reduzidas, já que o estudante não gasta com deslocamento e com outras necessidades que pode ter na rua.
A flexibilidade também é uma questão muito relevante e positiva, já que os estudantes podem se dedicar às aulas quando puderem e em qualquer lugar. Os conteúdos estão sempre disponíveis para serem consumidos como o aluno preferir.
A parte negativa fica a cargo de uma interatividade menor entre aluno e professor, e até mesmo com os colegas de classe. Essas experiências são importantes para o desenvolvimento do estudante, mas acabam permanecendo em segundo plano quando se trata do método EAD.
Sabendo comum funciona cada uma das modalidades, cabe aos alunos decidir entre curso EAD ou presencial, de modo que suas necessidades sejam atendidas.
Gostou desse conteúdo? Assine a nossa newsletter e recebe mais como esse direto no seu e-mail.