Dicas de Estudo

Como planejar revisões periódicas para não esquecer o conteúdo estudado?

Escrito por G7 Jurídico
Banner

No momento em que for estudar ou revisar, é muito importante que faça uma lista de assuntos, priorizando os mais relevantes para as provas e também aqueles que oferecem maior grau de dificuldade

 

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muita gente, porém não são todos que realmente estão preparados. Muitos desistem e abandonam o sonho de um cargo público. Por que isso acontece? Pode ser pelo fato da jornada de um concurseiro ser solitária. Além disso, mais difícil que “apenas” estudar, é conseguir perseverar, ter constância e resiliência.

Por isso, nessa caminhada tão árdua, as revisões periódicas são essenciais, pois são elas que o ajudarão a memorizar o conteúdo que cairá em sua prova. Tão importante quanto estudar todo o cronograma do edital é revisá-lo com frequência. Portanto, vamos às dicas de como planejar as revisões nos seus ciclos de estudos.

 ROTEIROS DE ESTUDOS: DICAS

  • Por que as revisões são essenciais durante o estudo para concurso? 

Para que você fixe a matéria estudada é preciso revisar diversas vezes, pois é por meio da repetição que se dará a retenção do conteúdo na memória.

De acordo com o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, dono da Teoria da Curva do Esquecimento, a nossa memória decai ao longo dos dias. Observe o gráfico a seguir:

Imagem de um gráfico mostrando a curva do esquecimento

Fonte: Jorge Audy

 

A partir da análise do gráfico, fica evidente a necessidade das revisões periódicas de toda a matéria estudada, pois é um processo fundamental para que o concurseiro consiga vencer seu maior desafio, que é estudar todo o edital, memorizar o que foi estudado, e, por consequência, acertar o maior número possível de questões na prova que o levará rumo à meta final, que é ser aprovado e nomeado!

 

  • Qual deve ser a prioridade na hora de revisar? 

Para saber o que priorizar nas revisões é necessário que se faça a resolução de questões de provas anteriores, a fim de identificar quais são os assuntos mais cobrados em provas.

Resolver muitos exercícios das mais diferentes bancas, porém de um mesmo assunto, é uma excelente forma de revisar o conteúdo, já que alguns assuntos abordados em concursos se repetem, independente da banca.

No momento em que for estudar ou revisar, é muito importante que faça uma lista de assuntos, priorizando os mais relevantes para as provas e também aqueles que oferecem maior grau de dificuldade.

  • Quais são as formas de fazer a revisão do conteúdo? 

Há várias maneiras de revisar o conteúdo estudado. Entre elas estão:

– Resumos manuscritos: eles parecem perda de tempo, mas não são! Quando substituímos a leitura pela escrita, a tendência é conseguir maior concentração e melhor nível de  aprendizagem daquele conteúdo.

– Mapas mentais: são excelentes aliados na hora de revisar o conteúdo, pois são mapas dinâmicos, enxutos e práticos. São ótimos para auxiliar o concurseiro a revisar de uma maneira rápida e eficaz, sem ter que ficar lendo textos enormes e cansativos;

– Fichas de estudos: também são uma boa maneira de revisar a matéria, pois podem ser elaboradas em forma de tópicos e palavras-chave, fazendo com que o concurseiro relembre e memorize o conteúdo de forma ágil e prática;

– Ensinar a matéria para um colega: repassar um conhecimento a alguém é comprovado cientificamente como uma das melhores formas de aprender; por isso, sempre que puder, compartilhe conhecimento, ensine algo novo, explique e tire as dúvidas dos seus colegas;

– Áudios: há alguns concurseiros que se adaptam bem aos audiobooks ou à legislação comentada em áudio. Para quem gosta, essa é uma forma bastante interessante para fixar o conteúdo.

Faça um teste e descubra qual é a melhor forma de revisão para você. Cada um tem um perfil, e o melhor jeito de assimilar o conteúdo é uma descoberta pessoal.

 

– LEIA TAMBÉM: 5 ferramentas para aumentar a produtividade nos estudos

 

  • Como fazer uma revisão de maneira eficiente? 

Fazer revisões periódicas de maneira eficiente nada mais é que seguir um método que funcione para você. Não temos uma fórmula mágica, mas podemos dar dicas de como potencializar as suas revisões.

  • Estabeleça metas diárias de revisões;
  • Separe um tempo no seu cronograma de estudos apenas para revisar;
  • Revise a teoria e, logo em seguida, resolva questões para fixar a revisão;
  • Aprenda a identificar os seus erros e dificuldades;
  • Dê ênfase ao estudo e revisão dos assuntos que tenha maior dificuldade;
  • Seja prático, constante e resiliente.
  • E saiba que é na perseverança do estudo e das revisões periódicas que mora o seu sucesso!

 

  • Quanto tempo devo dedicar às revisões? 

O objetivo das revisões é relembrar o que já foi estudado, ao passo que a matéria revisada seja memorizada por você ao longo do tempo e da constância das revisões.

Assim, o ato de revisar não deve ser demorado como se fosse o estudo completo da teoria. As revisões precisam ser breves; devem ocupar em torno de 25 a 30% do seu tempo de estudo e, de preferência, antes de iniciar o estudo de um assunto novo ou teoria.

Sobre a periodicidade, é interessante não ficar muito tempo sem revisar a matéria, sob pena de esquecimento e regressão. Portanto, mantenha a frequência fazendo revisões semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias.

Por fim, concurseiro, venha estudar para concursos jurídicos com o G7 Jurídico. Além do melhor corpo docente do Brasil, temos um método que prevê revisões e simulados que o deixarão pronto para qualquer prova.

 

 

– LEIA TAMBÉM: Como fazer um bom resumo na hora do estudo?

– LEIA TAMBÉM: 5 dicas para você manter o estudo organizado

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This