Confira algumas atitudes que te ajudarão a ter um estudo organizado e produtivo
Você já parou para pensar como a organização é fundamental no estudo? Para se ter uma noção, ela permite o aumento da produtividade e agilidade, a diminuição do estresse e torna o ambiente mais harmônico, pontos fundamentais para um estudo proveitoso. No entanto, muitas pessoas acabam se perdendo neste processo de organização, o que torna o aprendizado completamente improdutivo e, muitas vezes, estressante.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos neste texto 5 dicas de como ter um estudo organizado e, assim, ter mais produtividade para atingir os seus objetivos! Confira!
1º Separe os materiais por disciplina
Deixar todos os conteúdos que precisam ser estudados de forma bagunçada não é uma boa prática de organização. O ideal é que você separe os materiais por disciplina. Você ainda pode usar pastas de diferentes cores para fazer a separação. Essa atitude, além de deixar o ambiente organizado, te permitirá um acesso rápido e fácil daquilo que precisa, sem perder tempo ou se estressar na procura de um material.
2º Faça um roteiro de estudos e siga-o
O roteiro é como um guia, com a sequência de atividades que irá seguir no estudo de uma disciplina. O legal é que você pode criar um roteiro único e seguí-lo para todas as matérias que irá estudar durante o preparo. Para isso, estruture o seu roteiro considerando:
- Estudar conteúdo escrito e em vídeo;
- Destacar as partes importantes;
- Fazer eventuais resumos, se houver tempo suficiente para isso;
- Retomar o conteúdo sempre que possível.
3º Defina metas reais
O ideal é que você defina metas reais e semanais, determinando os horários que cumprirá cada uma. É importante que na definição das metas você responda os questionamentos:
- O que irei fazer?;
- Em quanto tempo preciso fazer?;
- Quando irei fazer?
Vale destacar que as metas definidas precisam ser mensuráveis, para você identificar se está gastando um tempo maior do que o esperado e, assim, recalcular tudo o que havia planejado. Ainda, para ter uma visão completa de todas as metas, o cronograma de estudos se torna a opção ideal para colocar tudo de forma organizada.
4º Arrume o seu ambiente de estudo
O ambiente de estudo como um todo precisa ser organizado. Não adianta nada deixar os materiais separados se a mesa e o resto do local estiver uma bagunça. Um ambiente desorganizado pode causar mais estresse e ansiedade, gerando a improdutividade. Por isso, separe um tempo para organizar todo o local antes de iniciar os trabalhos e já deixe separado todos os materiais que irá utilizar durante o dia.
5º Não procrastine
Não deixe para depois o que você já pode iniciar agora! O ato de procrastinar só irá atrapalhar a qualidade do seu estudo e impedirá que você alcance os seus objetivos. Uma boa forma de parar de procrastinar e começar a colocar em prática o que abordamos aqui no texto, é fazendo uma coisa de cada vez. Essa atitude permite que você realize tudo com calma e qualidade, atingindo resultados mais satisfatórios.
Já aplica algumas dessas dicas em seu estudo? Conte nos comentários!
Conheça os cursos do G7 Jurídico e prepare-se para a carreira pública! Acesse aqui!