Entenda o porquê dessa etapa ser fundamental durante a preparação para o concurso público que tanto almeja
Um bom roteiro de estudos deve contar com as seguintes atividades: assistir a videoaulas, se seu estudo contemplar esse tipo de atividade; estudar por material escrito; destacar as partes mais importantes; testar os conhecimentos e revisar sempre que possível.
No entanto, testar os conhecimentos ainda gera muitas dúvidas nos concurseiros, que, geralmente, não entendem a importância de resolver exercícios durante os estudos.
Foi pensando nesse assunto que preparamos este texto para você, com o objetivo de comprovar como é fundamental fazer exercícios durante a preparação para o concurso público que tanto almeja. Continue a leitura e confira!
1- Possibilita conhecer as exigências da banca
Ao resolver exercícios de concursos passados, você passa a compreender quais são as exigências da banca, a estrutura das questões desenvolvidas para o concurso e o nível de detalhamento exigido.
Isso te proporciona mais embasamento sobre a banca que irá preparar o concurso que pretende se candidatar. Por essa razão, é importante que você resolva o máximo de exercícios possíveis de concursos passados.
2- Contribui para a memorização do conteúdo
A resolução de exercícios é um excelente método de memorização. Afinal, quanto mais atividades resolvemos, mais conseguimos memorizar os conteúdos estudados.
Por isso, essa se torna mais uma vantagem de colocar a resolução de exercícios dentro da sua rotina de estudos.
3- Permite a análise do rendimento
Outra boa vantagem de resolver exercícios durante os estudos para o concurso, é que você consegue monitorar como anda o seu rendimento.
É possível estudar um conteúdo e logo na sequência fazer as questões referentes para ver o quanto compreendeu sobre o assunto, assim como fazer as questões como forma de revisão, analisando se o conteúdo está bem memorizado.
4- Direciona os seus estudos
Conforme os exercícios vão sendo resolvidos, fica mais claro quais são os conteúdos que você precisa dar mais atenção, por estar tendo muita dificuldade; quais são os mais cobrados; e quais você já possui bastante conhecimento.
Isso te possibilita ter um novo direcionamento dos estudos, o que lhe permite mudar a rota e focar no que realmente é necessário no momento.
5- Monitora o autocontrole e o tempo
É possível resolver questões próprias de concursos e isso te ajuda a ter uma experiência, mesmo que não seja real.
Além disso, essa experiência te permite monitorar o tempo que está levando, te ajudando a ter um autocontrole emocional com a prática.
Como inserir a resolução de exercícios em sua rotina de estudos?
- Escolha provas de concursos passados (há assinaturas de sites de questões e obras comentadas disponíveis no mercado);
- Defina quais questões irá resolver;
- Anote as que errou para analisá-las com calma;
- Monitore o tempo;
- Veja o seu percentual de acertos;
- Entenda quais são as suas dificuldades; e
- Não fique apenas na resolução de exercícios.
E você, já colocou em sua rotina de estudos essa prática? Conte nos comentários!