O edital do concurso contém todas as informações necessárias para você conhecer bem o certame; saiba mais
O edital se configura como a lei dos concursos públicos, ou seja, um ato escrito em que se organiza todo o certame e apresenta todas as informações necessárias aos candidatos que desejam realizar uma excelente prova.
Infelizmente, muitos concurseiros não dão a atenção devida ao edital do concurso e acabam chegando no dia sem saberem a quantidade de questões, o conteúdo programático, a matéria específica, a cor da caneta que pode ser usada e diversas outras informações. Trata-se de erro gravíssimo.
Foi por isso que preparamos esse texto, para lhe mostrar a importância de compreender o edital do concurso por completo e o que você encontrará nesse documento.
Vamos lá?
Por que ler o edital do concurso público?
É de fundamental importância ler o edital completo, assim que disponibilizado. Afinal, se você tem esse documento em suas mãos com todas as informações necessárias para você conhecer bem o certame, por que deixá-lo de lado? Somente com o edital você entenderá o concurso e saberá, realmente, se é o que deseja para esse momento da sua vida.
As principais informações que são disponibilizadas pelo edital são:
- Requisitos e atribuições dos cargos;
- Provas;
- Prazos (inscrições, solicitação de isenção, recursos, vigência do concurso);
- Conteúdo programático;
- Quantidade de questões;
- Pesos de cada disciplina/fase;
- Fases;
- Critérios de avaliação;
- Instruções de aplicação; e
- Banca organizadora.
Como ler o edital do concurso público?
O edital é um documento muito longo. Por isso, ilustraremos aqui cada parte para você ter conhecimento completo:
Cabeçalho: o início do edital conta com as principais informações sobre o órgão que está abrindo as vagas, os cargos, número do edital e a data de publicação.
Disposições Preliminares: nessa parte são apresentadas, basicamente, a banca examinadora, os cargos e a forma de seleção (provas).
Dos Cargos: aqui, o edital traz a quantidade de vagas para cada cargo, a descrição das atividades, a remuneração, jornada e os requisitos exigidos nas funções.
Das Inscrições: a parte das inscrições é essencial para os concurseiros, sendo possível encontrar o prazo das inscrições, valor, como deve ser feito esse processo e como solicitar atendimento especial.
Alguns editais já explicam nessa parte sobre a isenção do valor da inscrição. Outros criam uma categoria separada na sequência.
Das Vagas (negros e portadores de deficiência): geralmente separadas no edital, são apresentadas as vagas destinadas à ampla concorrência, bem como aquelas direcionadas a negros ou a PNE, e o que precisa ser feito no momento da inscrição para o certame.
Das Provas: ness parte, retratam-se os tipos de provas, o caráter eliminatório e classificatório de cada uma, duração, data de aplicação, local e falhas que podem levar à eliminação do candidato. Após essa sessão, geralmente há:
- Classificação;
- Critérios de desempate;
- Recursos; e
- Homologação.
Das Disposições Finais: nas disposições finais, há informações importantíssimas que não podem ser ignoradas, como: fone para contato, aplicação da prova, cor da caneta a ser usada no preenchimento das respostas, uso de eletrônicos e demais regras importantes que, quando não compreendidas, podem desclassificar o candidato.
Atenção! Alguns editais podem mudar a ordem, mas, basicamente, são essas informações e estrutura encontradas. Não corra o risco e leia todo o conteúdo para não ficar perdido(a) no certame, ok?!
Saia na frente com o G7 Jurídico! Conheça os cursos e esteja preparado de verdade para o concurso que tanto almeja!
E aí, esse conteúdo te ajudou? Conte nos comentários!