Os resumos correspondem a uma recapitulação sucinta de determinado conteúdo estudado; descubra algumas atitudes interessantes que te ajudarão nessa tarefa
Com a quantidade de disciplinas que precisam ser estudadas para um concurso público, fica difícil lembrar de tudo antes do certame. Entretanto, para ajudar nessa situação, nós temos o tão famoso resumo, que consiste na recapitulação sucinta, ou seja, a sintetização de determinado conteúdo estudado, para que seja possível revisar, posteriormente, os temas mais relevantes.
Contudo, existem algumas atitudes que você deve ter na hora do estudo para realizar um resumo de qualidade, de modo que o processo de revisão das disciplinas seja eficiente. Foi pensando nisso que separamos neste texto algumas dessas atitudes, com o objetivo de te ajudar nessa tarefa de fazer um bom resumo. Vamos lá?
Leia o texto com atenção
Primeiramente, você precisa ler o texto com muita atenção, sem que nada atrapalhe ou interrompa a leitura. Afinal, você precisa compreender bem o conteúdo para que o resumo seja bom. Leia uma primeira vez com bastante atenção e, se for necessário, leia mais vezes até que tenha compreendido por completo.
Após ter entendido bem o assunto, faça mais uma leitura, agora, parágrafo por parágrafo do texto, com calma, destacando as partes mais relevantes sobre o tema. São essas partes que farão parte da construção do resumo e serão importantes para a etapa de revisão.
Separe e organize as principais ideias destacadas
Depois de destacar as partes mais importantes do conteúdo, é hora de separar essas informações e organizá-las de modo que você consiga entender o conteúdo por completo, somente com os pontos importantes. Lembre-se de que deve haver uma relação em cada ponto destacado.
Para organizar esses tópicos, você pode apostar em algumas estratégias, como:
- Fazer uma lista de perguntas e respondê-las com esses pontos destacados;
- Utilizar bullet points (tópicos);
- Elaborar um mapa mental, conectando os assuntos; e
- Fazer associações com imagens, siglas ou palavras, por exemplo, que possam ajudar na fixação.
Faça o resumo com as suas palavras
Leitura feita? Todos os tópicos mais importantes organizados e em mãos? Então, é hora de começar o resumo! Inicie escrevendo, sempre com as suas palavras, os temas mais simples e depois vá aprofundando para os temas mais específicos. Você verá que na hora da escrita tudo fica mais fácil, pois você já leu o texto algumas vezes e já tem o principais pontos estruturados e frescos na sua cabeça.
Dica! Na hora de elaborar o resumo, você ainda pode buscar outras referências para deixá-lo mais completo e aprofundado, para que, somente com ele, você consiga revisar todo o conteúdo para o certame.
E aí, gostou de todas as dicas para fazer um bom resumo? Já tem o costume de utilizar essa técnica na hora do estudo? Conte nos comentários!