Segundo uma pesquisa feita pela OAB, o mercado jurídico já conta com um milhão de profissionais. Por isso, quem acaba de tirar a carteira da OAB e está pronto para atuar como advogado, deve estar preparado para lidar com uma grande concorrência.
Porém, não é apenas esse o desafio que um advogado precisa enfrentar. Dos últimos anos para cá, a realidade da profissão sofreu profundas transformações.
Justamente por isso, o novo profissional deve estar pronto para atuar com mais eficiência e agilidade, oferecendo aos seus clientes não apenas confiança, mas principalmente soluções.
Para saber os segredos para construir uma carreira jurídica de sucesso, vale a pena conferir o texto a seguir!
1. Especializar-se vale a pena
Além de ter uma boa base teórica do Direito, um advogado que pretende se destacar deve investir em se especializar. Isso porque hoje, cada área do Direito apresenta complexidades e até uma realidade diferente de mercado.
Enquanto em algumas áreas uma atuação contenciosa pode ser mais próspera, em outras, o consultivo é mais interessante.
Especializar-se também é uma excelente forma para fazer parcerias com outros advogados que atuam em áreas conexas e, assim, aumentar seu poder de prospecção.
2. Profissionalize toda a estrutura do seu escritório
Antigamente, boa parte dos escritórios de advocacia, especialmente os de pequeno e médio porte, se organizavam dentro de uma estrutura familiar. No entanto, hoje, com a alta concorrência, a profissionalização dessas empresas tornou-se mais do que necessária.
Sem ela, dificilmente você conseguirá reter talentos e, da mesma forma, clientes. Durante muito tempo, a advocacia foi uma profissão pautada na confiança. Porém, devido ao atual contexto do mercado, mais do que confiável, um advogado deve apresentar soluções ao seu cliente.
3. Invista em tecnologia
Softwares, aplicativos e até equipamentos hoje são necessários para advogados que querem prestar serviços de forma ágil e diligente, destacando-se assim da concorrência.
Com a chegada do processo eletrônico, o mercado jurídico precisou se rever e modificar uma série de práticas do dia a dia.
Para utilizar a tecnologia a favor do seu escritório e dos seus serviços, no entanto, contar com as ferramentas certas se tornou fundamental.
4. Aposte na sua imagem
Com as chegadas das redes sociais, a imagem tanto pessoal quanto profissional passou a ter outro valor.
Para ter uma boa presença online e mostrar autoridade, um advogado precisa investir em sua imagem, mostrando ao mercado que é um profissional preparado e que está conectado com as atualidades jurídicas.
Apostar em um bom site, em conteúdo de qualidade e marcar presença em eventos chave é uma forma de se destacar, chamar a atenção de potenciais clientes e até de parceiros.
5. Ética é essencial
Mesmo com todas as mudanças e transformações do mercado o Código de Ética da OAB ainda deve ser observado pelos profissionais e deve direcionar a sua atuação.
A advocacia não é considerada uma atividade mercantil e tem uma questão social relevante. Por isso, o profissional deve ter cuidado na forma como interage, especialmente nos meios online.
Tenha em mente que a melhor forma de se destacar não é vendendo facilidades aos seus clientes, mas sim, propagando conteúdo de qualidade útil, a fim de fisgá-los.
Mesmo com um mercado concorrido, todos podem ter seu lugar ao sol. O sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação. É resultado e não meio.
Gostou dessas dicas? Você se considera um profissional de sucesso na carreira jurídica? De que forma você aconselharia um jovem profissional? Deixe seus comentários.