Concursos Dicas de Estudo Motivação

Disciplinas jurídicas mais cobradas em concursos públicos

Disciplinas jurídicas mais cobradas em concursos públicos
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Existem disciplinas jurídicas fundamentais, que sempre são exigidas nas provas de concursos públicos

No momento em que se decide prestar um concurso público, sempre fica aquela dúvida e ansiedade sobre as disciplinas jurídicas que mais costumam cair nas provas. Essa, com toda certeza, é a preocupação de muitos concurseiros que querem se dedicar aos estudos e focar nos principais assuntos.

Apesar de existirem as disciplinas básicas como, por exemplo, português, matemática, raciocínio lógico, atualidades, etc, estas mais ligadas a concursos de nível médio, ainda há as disciplinas jurídicas para cada concurso público.

Contudo, mesmo dentro dessas matérias específicas, há algumas que são principais, com grande peso na pontuação e que sempre são exigidas nas provas.

Pensando nessa questão, separamos nesse post as principais disciplinas jurídicas que são cobrados nas provas de concursos públicos, bem como os seus assuntos mais recorrentes. Confira!

 

Direito Constitucional

O Direito Constitucional corresponde ao estudo da Constituição, sendo uma das disciplinas mais cobradas nos mais variados certames. Embora existam diversos assuntos que possam ser abordados, há aqueles que sempre são mais recorrentes. Destacamos aqui os seguintes assuntos para você focar na hora dos estudos:

  • Controle de Constitucionalidade;
  • Do Poder Judiciário;
  • Do Constitucionalismo.

Para essa disciplina, o G7 Jurídico conta em seu corpo docente com o professor Marcelo Novelino, especialista no assunto. Saiba mais aqui!

disciplinas jurídicas professor marcelo novelino g7

Direito Civil

Esse é um ramo que trata do conjunto de normas que regulamentam os direitos e também as obrigações na ordem privada, relacionado às pessoas, obrigações, direitos e bens. O Direito Civil também é uma disciplina muito cobrada em provas de concursos públicos e, dentro dessa disciplina, os assuntos mais recorrentes são os seguintes:

  • Da posse;
  • Responsabilidade Civil;
  • Do direito de família.

Barbara Brasil e Flávio Tartuce são especialistas em Direito Civil e estão presentes na grade de professores do G7 Jurídico. Saiba mais sobre a atuação e obras do nosso corpo docente, clicando aqui!

   disciplinas jurídicas professora barbara brasil g7 disciplinas jurídicas professor flávio tartuce g7

Direito Penal

Muito conhecido também como Direito Criminal, este ramo possui um conjunto de normas jurídicas que visa a proteger os bens jurídicos mais importantes, como a vida. Esta disciplina possui assuntos bastantes recorrentes em provas de concursos públicos, que necessitam de atenção redobrada. Evidenciamos aqui os seguintes temas:

  • Extinção da punibilidade;
  • Teoria do Crime;
  • Concurso de pessoas.

Quando falamos em Direito Penal, o G7 Jurídico conta, entre outros, com o professor, Mestre, Doutor e autor do livro de Direito Penal, mais vendido do país, Cleber Masson. Saiba mais aqui!

Direito Administrativo

O Direito Administrativo, que corresponde ao ramo do direito público que protege as questões que envolvem a regulamentação da função administrativa em geral, é mais uma disciplina que destacamos aqui por ser bastante cobrada em concursos públicos. Nela, também há três assuntos bem recorrentes para você, concurseiro, se dedicar bastante. Esses assuntos são:

  • Ato Administrativo;
  • Licitação e contrato administrativo;
  • Responsabilidade Civil do Estado.

Para a disciplina de Direito Administrativo, o G7 Jurídico possui em seu corpo docente os especialistas Barney Bichara e Ricardo Alexandre. Saiba mais!

disciplinas jurídicas g7 professor ricardo alexandre

Para você estar por dentro de todas essas disciplinas e sair na frente nos concursos públicos, conheça todos os cursos oferecidos pelo G7 Jurídico – Um novo conceito para sua preparação!

CONFERIR CURSOS G7

banner quiz g7 jurídico

Gostou do texto? Tem mais alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

Leia também: Checklist: os livros de direito que estão em alta

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This