Delegado

Concurso público para Delegado: conheça as etapas

concurso público para Delegado viatura
Escrito por G7 Jurídico
Banner

O concurso público para delegado apresenta seis etapas para a tão sonhada aprovação; saiba como funciona cada uma

Quem deseja seguir a carreira policial sabe que o ingresso ocorre por meio de concurso público, que conta com diversas etapas para aprovação completa. Se o seu sonho é justamente a carreira policial, neste texto trataremos de forma detalhada quais são as etapas que fazem parte de um concurso público para delegado.

Apesar da esfera federal desenvolver algumas atividades diferentes da esfera civil, os delegados, em geral, trabalham na investigação de ações criminais e no atendimento ao público. O concurso público para delegado apresenta seis etapas até a aprovação completa. Essas etapas são:

1º PROVA OBJETIVA

Esta primeira etapa corresponde à conhecida prova de múltipla escolha, apresentando de 80 a 100 questões objetivas de cunho jurídico. Para essa fase, o candidato deve estudar todos os conteúdos exigidos no edital do concurso, que são, geralmente, conteúdos sobre Direito Penal, Constitucional, Administrativo, Processual Penal e Legislação Penal Especial.

Apesar dessas serem as disciplinas mais cobradas, alguns estados podem abordar outros conteúdos, como Criminologia e Medicina Legal. Lembre-se de que essa é uma etapa classificatória, que considera as melhores pontuações. É necessário se esforçar bastante nessa primeira fase.

Leia mais: 5 erros que você NÃO pode cometer no dia da prova do concurso

2º PROVA ESCRITA

Esta etapa tem como objetivo, analisar os conhecimentos jurídicos do candidato, bem como a qualidade da produção textual, a organização de ideias e as habilidades argumentativas. É interessante destacar que, em alguns Estados, é cobrado, ainda, a realização de uma peça prática que faz parte da prova discursiva.

Para um bom desempenho, é necessário que você tenha conhecimento aprofundado dos conteúdos abordados na primeira etapa do concurso. Lembre-se de revisar bem todas as questões e as legislações complementares presentes no edital. Ainda, o domínio da escrita e a ortografia são aspectos que contam muito na avaliação final da etapa.

CURSO | DELEGADO POLÍCIA CIVIL

 

3º APTIDÃO FÍSICA

A aptidão física avalia a preparação e o condicionamento de cada candidato, realizando exame médico e psicológico, com cunho exclusivamente eliminatório.

Diante disso, é importante você esteja apto para essa fase do concurso público. Além do preparo físico, uma boa alimentação pode ser fundamental para te proporcionar mais força e resistência.

4º INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Nesta etapa do concurso, é feita uma investigação social, que consiste na análise de toda a sua vida e do seu passado, candidato. Será avaliado, então, se você possui antecedentes criminais ou outra atividade que pode manchar ou impedir o exercício de atividades na polícia.

5º PROVA ORAL

Com o objetivo de avaliar a habilidade discursiva, a prova oral é feita por uma banca avaliadora. Nela, você precisa mostrar o porquê almeja tanto exercer tal ofício.

Além disso,  são avaliados pela banca o domínio sobre conteúdos jurídicos, o raciocínio, a habilidade de argumentação e o uso da linguagem correta.

6º ETAPA – PROVA DE TÍTULOS

A última etapa, também muito importante, consiste na avaliação dos títulos dos candidatos, ou seja, análise da sua vida acadêmica, cursos realizados e as experiências profissionais já obtidas. Essa etapa tem cunho unicamente classificatório.

Acesse o site do G7 JURÍDICO e encontre conteúdos completos, profissionais renomados e um método moderno e atualizado para que você tenha sucesso em qualquer concurso jurídico do país para ingressar na polícia!

 

Leia também: Delegado federal e civil: quais são as suas funções?

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This