Concursos

Concurso público. O que é e como funciona: saiba todos os detalhes!

concurso público e como funciona homem feliz aprovação prova concurso
Escrito por G7 Jurídico
Banner

O concurso público é um processo seletivo que avalia a competência dos candidatos que concorrem entre si a um cargo efetivo em uma entidade pública.

Você sabe, de verdade, o que é um concurso público e como funciona? Embora a pergunta possa parecer simplória para a massa concurseira, sua resposta é muito importante para quem deseja uma carreira no setor público. 

Muitas pessoas que desejam conquistar o tão sonhado cargo jurídico ainda possuem muitas dúvidas sobre concursos. Se você quer se aprofundar sobre o tema, continue lendo este artigo até o final e aprenda com a equipe do G7 Jurídico.

O que é um concurso público e como funciona?

Antes de se aprofundar sobre o assunto, é necessário entender alguns conceitos básicos. O concurso público é um processo seletivo. Ele avalia a competência dos candidatos que concorrem entre si a um cargo efetivo em uma entidade pública.

Enquanto uma empresa privada pode escolher a forma de seleção que achar mais adequada, no serviço público os certames são o critério padrão para a seleção de um servidor público e, por isso, devem atender a requisitos legais previamente estabelecidos.

 

Como são realizados os concursos públicos?

Geralmente, os concursos públicos costumam ser preparados por uma empresa especializada, que prepara as avaliações, contrata a banca avaliadora, organiza as provas, divulga os resultados e etc. É através desses processos seletivos que os conhecimentos dos candidatos são testados, de acordo com os cargos a que estão concorrendo. 

E sabe qual é o mais interessante nisso tudo? É que qualquer cidadão brasileiro, que atenda aos requisitos básicos previstos em lei, pode disputar uma vaga!  E, inicialmente, esses requisitos são:

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Estar habilitado a alistar-se eleitoralmente;
  • Possuir o Certificado de Alistamento Militar – CAM;
  • Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Atender fisicamente e mentalmente a todas as atividades as quais está se propondo atuar;
  • Há outros requisitos que podem constar no respectivo edital do concurso desejado e isso deve ser verificado quando da sua publicação.

E quem “decide” se vai ou não ter um concurso? Antes de tudo, para que um concurso público seja realizado, a primeira etapa é identificar um déficit na quantidade de servidores públicos em algum órgão. E, a partir daí, verificar se há, ou não, a necessidade de abrir um novo certame. 

A posteriori, entram questões de caráter burocrático, que envolvem a autorização de um concurso, como, por exemplo, o envio de pedido ao Ministério de Planejamento, Gestão e Orçamento. 

Após a aprovação, é selecionada uma banca examinadora apta para aplicar as provas e o Diário Oficial faz o lançamento do edital, documento que reúne todas as regras de um determinado concurso. 

A publicação do edital é algo muito importante, sendo um dos momentos mais aguardados, já que é ele quem norteia os estudos dos concurseiros. Contudo, engana-se quem pensa que é necessário esperar pela sua publicação para iniciar os estudos. Quem quer ser aprovado em um concurso público precisa se preparar com muita antecedência! 

Quer saber como começar a estudar para concurso público? Clique no botão abaixo e veja as dicas valiosas que preparamos para você!

DICAS DE ESTUDO!

Como são as provas de um concurso público?

A maioria dos concursos no país aplica, basicamente, provas objetivas e dissertativas. Contudo, há aqueles que também contemplam provas de títulos, provas físicas, práticas ou até mesmo orais. Tudo vai depender do nível de exigência do concurso que você escolheu, a área de atuação, o órgão e etc.

Prazo de validade

De maneira geral, os concursos valem por dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois. O ideal é que haja a convocação de todos os aprovados dentro desse período.

Conferência e correção das avaliações

Com a facilidade do gabarito de respostas, a prova objetiva é corrigida de forma digital. Os cartões passam por um leitor óptico, trazendo o resultado de cada um e eliminando, automaticamente, aqueles que não obtiveram a nota necessária para a aprovação.

Já a prova dissertativa é diferente. Neste caso, um grupo de especialistas, nas áreas dos cargos, será responsável por corrigir os textos. A prova discursiva requer a avaliação de critérios subjetivos, como coerência e clareza em uma redação, muito embora seja ela avaliada por profissionais imparciais e desconhecidos dos candidatos.

Pontuação

Quanto é necessário acertar em uma prova para ser aprovado? Lembra daquelas avaliações na escola ou na faculdade, que valiam 10 pontos e era necessário obter nota acima de 6 para passar? Pois é… em concurso público a situação é bem diferente. Os pontos necessários para passar em uma seleção como essa depende de diversos fatores, como a nota de corte auferida pela ampla concorrência.

Nota de corte

A nota de corte de um concurso é a nota mínima que um candidato aprovado precisa para ser nomeado. E essa pontuação é determinada por diversos fatores, sendo basicamente a quantidade de vagas x quantidade de candidatos, sendo ela a nota do último colocado dentro do número de vagas.

Como é difícil saber a nota de corte antes do resultado final, os candidatos mais ansiosos podem verificar a nota mínima do concurso anterior. No entanto, vale reforçar que essa nota é diferente de seleção para seleção, já que, como foi mencionado anteriormente, ela é influenciada por diversos elementos que compõem o concurso.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por G7 Jurídico (@g7juridico) em

E então? Conseguiu entender o que é e como funciona o concurso público? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário que nós vamos te ajudar!

Agora que você já foi apresentado ao mundo dos certames, que tal iniciar os estudos, ficar mais próximo da aprovação e realizar seus sonhos? Você pode conhecer os nossos cursos e aprender com os melhores professores do Brasil!

Leia mais: Como ficam os concursos públicos durante a pandemia?

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This