Concursos

Concurso: 3 táticas eficientes para otimizar seu tempo de estudo

Concurso: 3 táticas eficientes para otimizar seu tempo de estudo
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Conseguir aquele sonhada aprovação em concurso público não é tarefa fácil. São horas de estudos, exercícios e simulados. A questão fica mais complicada quando não se sabe como otimizar o tempo de estudo.

No entanto, com as táticas corretas, é possível usar o tempo como aliado dos estudos. Escolher o método de memorização mais adequado e focar apenas no necessário são algumas das soluções.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 3 maneiras de melhorar a qualidade de seus estudos em pouco tempo. Confira!

1. Utilize maneiras mais eficientes de memorizar o conteúdo

Muita gente acha que o ato de estudar é igual para todos. Mas isso não passa de falácia. Existem maneiras de memorizar o conteúdo que ajudam na otimização do tempo.

Quando você utiliza metodologias de fixação inadequadas, gasta mais tempo para assimilar uma disciplina.

Para evitar isso, defina técnicas que têm a ver com o seu modo de aprender. Cada pessoa possui característica únicas, o que significa que se adequam a diferentes metodologias. 

Por exemplo, se você tem uma capacidade auditiva excelente, na qual consegue gravar consideravelmente o que escuta, prefira usar audiobooks ou leia a matéria em voz alta.

Caso você aprenda melhor com aspectos visuais, aposte nos mapas mentais. Esse método consiste em desenhar em um papel a organização dos elementos relacionado a um tópico.

Enfim, busque maneiras mais personalizadas e eficientes de otimizar uso do cérebro e do tempo.

 

2. Busque o equilíbrio emocional

Não, você não está lendo um texto sobre psicologia ou saúde. Muita gente ignora ou não sabe, mas as questões emocionais são diretamente ligadas a gestão do tempo.

Não é à toa que ansiedade, nervosismo e até preguiça são algumas sentimentos que podem consumir nosso rendimento durante os estudos.

Para fugir disso, busque o equilíbrio emocional. Dormir em média 8 horas por dia, por exemplo, é uma maneira de deixar o humor regulado e fixar melhor o conteúdo estudado.

Outra maneira é praticar atividades físicas, como caminhar, frequentar academia ou fazer meditação. Tudo isso ajuda a aliviar o estresse.

3. Não perca tempo com estudos aprofundados

Muitos candidatos acabam se empolgando com os benefícios decorrentes do conteúdo para as provas dos concursos públicos.

As disciplinas geralmente abrangem temas relevantes para o nosso dia a dia ou para o trabalho, o que faz com que muitos candidatos aprofundem demais nos temas tratados e acabem perdendo o foco no concurso.

É necessário ficar atento no fato de que as provas de concursos públicos exigem conteúdos específicos. Em grande parte, as questões são objetivas e cobram apenas o que está no edital. Então, não corra atrás de informações complementares que pouco ou nada contribuem para a resolução da prova.

Essas foram algumas maneiras para otimizar o tempo de estudo para concursos públicos.

Uma dica extra: é interessante, também, fazer pausas. Quando você descansa um pouco é possível renovar a atenção do cérebro para o próximo conteúdo a ser estudado.

Gostou dessas informações? Deixe seus amigos saberem disso também. Compartilhe este texto nas redes sociais!

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This