Dicas de Estudo

Como fazer seu cérebro se concentrar por mais tempo?

Como fazer seu cérebro se concentrar por mais tempo?
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Se você está estudando para um concurso público, é bem provável que já tenha percebido um dilema comum: como manter a concentração depois de horas a fio de estudo? 

Realmente, a tarefa não é nada fácil. Mas a boa notícia é que você pode adotar táticas que auxiliem nesse momento. 

No post a seguir, levantamos algumas dicas sobre como concentrar com mais facilidade e potencializar suas chances de conseguir a tão almejada vaga. Ficou curioso? Então prossiga conosco e descubra!

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de eliminar as tensões — e não é diferente no caso dos estudos. Como você acaba liberando uma grande carga de energia, é natural que seu corpo fique mais alerta e bem-disposto.

Além disso, a prática libera hormônios, um processo muito importante na regularização da atividade cerebral. Essa é uma maneira de garantir uma sensação de bem-estar e relaxamento, o que ajuda muito na hora de se concentrar para valer!

Controlar a ansiedade

Essa é uma tarefa cada vez mais difícil, principalmente nos dias de hoje. A geração atual está cada vez mais pressionada por todos os lados, com cobranças e atividades que tornam a vida mais acelerada. Consequentemente, surge a ansiedade.

Esse é um ponto que não ajuda em nada quando o assunto é como se concentrar. Pelo contrário, já que pode atrapalhar muito. Então é bom investir em técnicas que controlem a ansiedade. Os benefícios vêm logo em seguida.

Se você não sabe o que fazer, aposte em atividades como pilates, yoga e meditação. Logo, vai perceber os reflexos no corpo e na mente. Esses exemplos ajudam também no controle da respiração, uma maneira de aliviar a tensão e se concentrar com mais facilidade. 

 


Desconecte-se por um tempo

A tecnologia pode ser uma aliada e facilitar a sua rotina de estudos em vários sentidos. Você pode estudar por meio de aplicativos, vídeos na internet e até mesmo games online.

Por outro lado, não conseguir se desconectar pode acabar dificultando as coisas. Na hora de estudar, desligue-se um pouco o Facebook, WhatsApp e outras tecnologias que podem roubar sua atenção.

Se você quer saber como se concentrar, é bom lembrar que precisa estar com a mente envolvida pela atividade que está praticando. Então, deixe as outras coisas de lado por um tempo!

Faça anotações à mão

Escrever e anotar o que está aprendendo é uma das maneiras mais eficientes de memorizar o conteúdo. Isso acontece porque, depois de ler, você está processando toda aquela informação enquanto toma nota, o que melhora muito os resultados.

É claro que muitas pessoas hoje em dia apenas digitam, mas as anotações à mão ainda têm o seu lugar e se revelam como uma maneira muito eficaz para aprender para valer e fixar o que foi estudado!  

Faça pausas periódicas

Essa dica pode parecer um pouco incoerente para algumas pessoas, mas estudar de forma direta e consecutiva não é a forma mais efetiva de garantir bons resultados.

Isso acontece porque o seu cérebro precisa de pequenas pausas para processar e memorizar tudo com mais facilidade.

Portanto, a cada 2 horas de estudo, é fundamental parar por 15 minutos para descansar um pouco. Assim, você respira com mais calma, bebe uma água e seu cérebro volta ainda mais oxigenado para dar conta de todas as atividades.

Crie um ambiente “ideal”

Por mais que algumas pessoas digam que não tem nada a ver, o ambiente influencia muito nos resultados dos seus estudos. Então, invista em um espaço agradável, com boa iluminação, arejado e que atenda às suas necessidades.

Somado a isso, faça de tudo para que ele esteja minimamente organizado. Assim, você não se distrai com outros afazeres.

Depois de ler essa postagem e aprender como concentrar com mais facilidade, não deixe de colocar esses pontos em prática. Você vai se surpreender ao ver como eles podem alterar o resultado dos seus estudos e aproximá-lo ainda mais dos seus sonhos.

E você, conhece outra maneira de fazer isso que tem aumentado sua concentração? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas! 

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This