Concursos Dicas de Estudo

5 táticas de estudo para concurseiros

táticas de estudo
Escrito por G7 Jurídico
Banner

Confira algumas maneiras de tornar o seu estudo mais proveitoso para conquistar a tão sonhada carreira pública

Um bom estudo, com horários bem dedicados e sem distrações, é o essencial para que a tão sonhada carreira pública seja alcançada. São vários os fatores que envolvem um estudo proveitoso. Entre eles estão: ambiente adequado, criação de cronogramas, separação das matérias, nenhum objeto que tire a atenção, conhecimento completo do edital, pausa para descanso, etc.

Contudo, além desses pontos, existem algumas táticas importantes que permitem que você, concurseiro, aproveite melhor as suas horas dedicadas ao estudo e memorize os conteúdos com tranquilidade. Confira nesse texto 5 dessas táticas para você colocar em prática agora!

1- Organize-se

A organização é primordial para que você possa seguir com as próximas dicas. Essa etapa torna tudo mais simples e permite resultados mais satisfatórios. Para isso, lembre-se de criar um bom cronograma, distribuindo as matérias que precisa estudar e separando o tempo adequado para cada uma, considerando as que possui mais dificuldade. Ainda, manter os livros de estudo bem organizados, assim como as anotações e textos de apoio, são boas atitudes que te mantém mais organizado e focado no que realmente precisa fazer. A desordem pode gerar mais estresse, atrapalhando o seu processo de estudo.

2- Faça resumos das matérias

Reescrever com suas palavras o conteúdo que foi estudado pode ser uma excelente maneira de organizar o que está sendo lido, caso possua disponibilidade de tempo para tanto. O interessante é que aqui você pode colocar as suas próprias observações e comentários sobre o tema, traduzindo todo o conteúdo para a sua linguagem. Essa técnica é perfeita para revisar as matérias de forma rápida. Na hora de criar o seu resumo, se houver tempo para isso:

  1. Leia muito bem todo o conteúdo;
  2. Separe os conceitos mais importantes;
  3. Deixe bem organizado as ideias principais;
  4. Escreva com as suas palavras e acrescente comentários que considerar pertinentes.
 


3- Crie mapas mentais

Uma boa forma de visualizar todo o conteúdo de uma maneira sistêmica é com a criação de mapas mentais. Esse é um diagrama com palavras, flechas e ícones que proporciona uma visão geral do conteúdo, relacionando as informações de acordo com interconexões e a hierarquia de cada assunto. Ou seja, com essa tática de estudo você consegue ter conhecimento de como o conteúdo se distribui, compreendendo-o mais fácil. Vale lembrar que esse método é excelente para compreender o conteúdo e suas ramificações e não um método de fixação.

4- Grave áudios

Algumas pessoas têm mais facilidade em guardar aquilo o que uma pessoa disse do que simplesmente escreveu. Se essa é a sua situação, então, gravar o seu estudo e depois escutá-lo pode ser a opção ideal para entender e memorizar. Utilize um celular que contenha um gravador e grave toda a sua explicação oral da matéria, como se estivesse esclarecendo para alguém. Assim, você consegue assimilar melhor todo o conteúdo.

5- Pratique com simulados

É fato que a prática é fundamental. Para você fixar ainda mais o conteúdo, aposte na realização de provas de concursos que já foram realizadas para a carreira que pretende seguir. Dedique uma parte do seu tempo para isso e veja, na prática, como são as questões abordadas em certames e, principalmente, quais são as principais pegadinhas que podem ocorrer na prova. Essa atitude te deixa mais preparado e atento.

Gostou de todas as dicas? Já coloca alguma dessas táticas de estudo em prática? Conte-nos nos comentários!

Vai prestar o seu primeiro concurso? Temos dicas exclusivas para você! Clique aqui e confira!

Leia também: Advocacia pública: entenda melhor o seu papel

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This