Dicas de Estudo

5 erros que você NÃO pode cometer no dia da prova do concurso

5 erros que você NÃO pode cometer no dia da prova do concurso
Escrito por G7 Jurídico
Banner

O dia da prova do concurso é o momento decisivo na vida de muitos estudantes que buscam uma colocação profissional importante. Para esse dia é preciso que tudo saia perfeitamente, sem espaço para descuidos ou falta de planejamento.

O candidato precisa ter tudo sob controle, sem que falte nenhum recurso importante para realizar a prova. Também é necessária a precaução para que nenhum fator inesperado impeça a chegada ao local do exame.

Pensando nisso, este post traz 5 erros que você NÃO pode cometer no grande dia da prova do concurso. Continue a leitura e veja como se prevenir de qualquer problema que possa interferir no seu desempenho!

1. Errar o local de prova do concurso

Acredite, esse é um erro muito comum! Pode parecer um descuido básico, mas o nervosismo e a ansiedade fazem com que muitos candidatos cometam erros primários, como errar o local de prova. Com isso, eles podem acabar indo parar em outro lugar, muitas vezes se atrasando ou, no pior dos casos, perdendo o exame.

Por isso, você deve conferir todas as informações com atenção redobrada no dia anterior. Com calma, cheque todos os dados e anote-os organizadamente em um papel ou no bloco de anotações do seu celular, para que no dia tudo seja feito de forma tranquila.

2. Atrasar-se para a prova

A responsabilidade deve sempre nortear suas atitudes no que diz respeito ao futuro, até mesmo em questões mais simples como os horários. No dia da prova, você precisa chegar no local com antecedência, dentro de uma margem segura.

Conte com fatores como trânsito e outros imprevistos que podem acontecer. Todo cuidado é pouco! Saia de casa cerca de, no mínimo, duas horas antes. Se a prova for de manhã, acorde bem cedo para fazer tudo com calma e não se esquecer de nada.

3. Usar roupas desconfortáveis

Nada pode te atrapalhar e tirar sua atenção no dia da prova, e as roupas devem entrar nessa classificação. Você precisa escolher vestimentas adequadas para a realização do exame e que também sejam confortáveis, especialmente se estiver calor no dia.

Como cuidado nunca é demais, leve também um casaco na mochila, pois ele pode ser útil em caso da temperatura estar muito baixa por conta do ar-condicionado da sala. Use roupas de algodão, que dão mais conforto, e com ajustes mais soltos, para que nada cause nenhum tipo de incômodo.

4. Esquecer alimentos e materiais

Você precisa levar tudo que precisará para a realização da prova. Como a duração é grande, podendo se estender por horas, é importante que você leve alimentos, como biscoitos, chocolates e frutas. Água também é importante para hidratar e acalmar.

Materiais como caneta, lápis e borracha tampouco podem ser esquecidos. Certifique-se das restrições quanto à cor das canetas no edital, para não cometer nenhum engano. Leve, pelo menos, duas unidades.

5. Estudar no dia da prova

Esse é um hábito muito errado, porém bastante comum. É necessário entender que no dia da prova nada vai entrar na sua cabeça de uma hora para outra. Tentar absorver algo nesse dia só causará mais nervosismo e ansiedade, e isso é totalmente o efeito oposto do que você pretende.

Você pode revisar os conteúdos que achar mais importante no dia anterior, até cerca das 18h da noite, justamente para ter uma margem de descanso importante, e chegar com a mente tranquila e arejada para a prova.

O descanso é fundamental! Dormir cedo no dia anterior garante que você esteja disposto para a concentração necessária no dia da prova. A preparação precisa ser física e intelectual.

Então, agora que você já sabe o que NÃO deve ser feito para ser bem-sucedido na prova do concurso, tenha certeza de que com essas dicas suas chances de chegar no exame mais tranquilo e sem imprevistos serão muito maiores. Aproveite e confira este post sobre como controlar a ansiedade no dia da prova!

 

Sobre o Autor

G7 Jurídico

Comentar

Share This